ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

24 de janeiro de 2011

Casos de depressão aumentam em jovens e adolescentes

As informações divulgadas cotidianamente sobre a área da saúde revelam que pesquisas sobre a depressão têm expandido cada vez mais no campo da medicina. No entanto, a sociedade ainda vivencia preconceitos e obscuridades em relação à doença. De acordo com a doutora Regina Caeli, professora do curso de pós-graduação em Saúde Mental da USF (Universidade São Francisco), sentimentos como tristeza e desânimo podem ser diagnosticados como estados emocionais normais ou depressão, uma doença que vem aumentando as estatísticas de acometimento.
“A alta prevalência da depressão torna-a um problema de saúde pública, uma vez que leva a uma má qualidade de vida, pelo sofrimento e incapacidade produzidos. A idade de início da depressão está cada vez menor, com o aumento da prevalência em jovens e adolescentes. Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, será a primeira causa de disfunção em 2020”, acrescenta a Professora.
A principal alteração da depressão é o humor. Há perda de interesse, energia e prazer em atividades. A concentração e a atenção também podem ser reduzidas. É comum apresentar pensamentos pessimistas, de culpa, de inutilidade e suicidas. Na suspeita do aparecimento de depressão, o essencial é consultar um médico. “Com o diagnóstico, é possível indicar um tratamento adequado e evitar as causas da incurabilidade da depressão”, finaliza a Professora
Fonte Pop .com

Nenhum comentário:

Postar um comentário