ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

30 de setembro de 2011

Alimentação de gestantes influencia na vida do bebê

Quando uma gestante escolhe o que comer, está transmitindo ao bebê características que ele levará para o resto da vida. A alimentação influencia na produção de hormônios que podem evitar ou provocar doenças. O médico Ítalo Rachid, membro da World Anti-Aging Academy of Medicine e presidente do Grupo Longevidade Saudável, defende que os alimentos são drogas poderosas e, dependendo da maneira como são combinados, trazem grande impacto à saúde.
De acordo com o médico, a má alimentação pode desequilibrar os níveis hormonais e acelerar o envelhecimento. Portanto, uma dieta, considerada correta, deve contemplar 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% gordura, combinação que deve se repetir cinco a seis vezes por dia, em pequenas quantidades.
Em palestra apresentada no I Congresso Latino-americano da Sociedade Mundial de Medicina Anti-Aging, realizado de 7 a 9 de outubro, em São Paulo, Rachid destacará a eficácia do tratamento hormonal no combate à obesidade, chamando atenção para as limitações das atuais terapias convencionais de emagrecimento.
Este e outros temas sobre longevidade saudável serão apresentados durante o I Congresso Latino-Americano da Wolrd Society of Anti-Aging Medicine e V Simpósio Internacional de Fisiologia Hormonal e Longevidade, de 7 a 9 de outubro, em São Paulo.

CORÉIA APROVA LEI QUE "CAPA" PEDÓFILOS

Após uma série de ataques violentos que indignaram o país, o Parlamento da Coreia do Sul aprovou a legalização da castração química como punição para pedófilos. Foram 137 votos a favor e 13 contrários. A lei só se tornará efetiva depois de ser assinada pelo presidente Lee Myung-bak. A legislação vai permitir que juízes sentenciem agressores sexuais adultos, cujas vítimas tenham menos de 16 anos, a serem diagnosticados como pessoas com desvios sexuais e sejam submetidos à castração química. O procedimento envolve a administração de hormônios supressores da testosterona com objetivo de frear o desejo sexual. 
Com informações da Veja

Horário de verão começa no próximo dia 16 de outubro

O horário de verão deste ano terá início no dia 16 de outubro e terminará no dia 26 de fevereiro de 2012. Neste período, os brasileiros que moram nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste terão que adiantar o relógio em uma hora.
O horário é adotado no país com o objetivo principal de aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso.
Na última vez em que foi adorado, no entanto, o resultado da medida foi inferior ao esperado pelo setor elétrico e em relação à edição anterior. A redução de demanda na última edição foi de 4,4%. No ano anterior, a economia foi maior, de 4,7%.
Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.
De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval --como ocorrerá em 2012--, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.
Fonte: Folha.com

Rua Silva Paulet é recapeada

A Rua Silva Paulet, localizada na Regional II, está sendo recapeada em toda a sua extensão. Até a próxima segunda-feira (3), uma nova camada de asfalto é aplicada, por meio de equipes que trabalham de dia e à noite, entre a Av. Abolição e a Rua Júlio Siqueira. A ideia do recapeamento é não apenas tapar buracos, mas nivelar toda a rua, recolocando a massa asfáltica. “Com isso, garantimos um trânsito mais fluido.
O recapeamento é recomendado quando a rua está com o asfalto muito desgastado, uma situação em que o tapa buracos já não adianta para recuperar a qualidade no fluxo de veículos.”, explicou o titular da Regional II, Humberto de Carvalho Júnior.
Fonte: Regional II / PMF

CNI/Ibope aponta 51% de avaliação positiva no governo Dilma

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira (30) mostra que a avaliação positiva do governo da presidente Dilma Roussef voltou a subir entre os meses de julho e setembro.
De acordo com o levantamento, o índice de pessoas que consideram como ótimo/bom passoud e 48% para 51%, caindo a quantidade de entrevistados que consideram sua gestão como regular e ruim/péssimo.
O índice dos que consideram regular a gestão da presidente passou de 36% para 34%. Os que avaliam como ruim/péssimo passou de 12% para 11%.
O levantamento foi feito entre os dias 16 e 20 de setembro. Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 141 municípios e a margem de erro é de dois pontos percentuais. (Com informações Folha Online)

UECE abre inscrição para o Vestibular de 2012.1

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) através da Comissão Executiva  do Vestibular – CEV informa que as inscrições para o primeiro vestibular de 2012, serão realizadas no período de 03 a 14 de outubro de 2011, exclusivamente pela internet, tanto para os cursos de Fortaleza, quanto para os cursos das Faculdades da Uece no interior do Estado. Ao todo estão sendo oferecidas 2.220 vagas, sendo 1.260 para os cursos da Capital e 960 vagas para as seis unidades no interior do  Estado.
Segundo o presidente da CEV professor Luiz Eduardo Farias Bezerra, a inscrição via internet será para todos os candidatos: pagantes ou isentos. Veja na página eletrônica da Uece o Edital, na íntegra, contendo todas as alterações. A primeira fase do certame acontecerá no dia 27 de novembro, no horário das 9h às 13h, com uma prova de  conhecimentos gerais, de múltipla escolha, e a segunda fase será nos  dias 11 e 12 de dezembro, com provas específicas, de acordo com o  curso de opção do candidato.
Na ficha Eletrônica de inscrição, o candidato indicará o curso e a  língua estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) de sua escolha. A taxa de inscrição no valor de R$ 85,00 poderá ser paga nas diversas agências bancárias, através de boleto bancário emitido via INTERNET até o dia 14 de outubro.
Mais informações na página eletrônica da UECE www.uece.br/cev ou pelos telefones 3101.9710 ou 3101.9711
(Fonte: Assessoria Uece)

29 de setembro de 2011

Acrobacias com Tom Barros

O vídeo foi editado pelo cantor cearense Waldonys. No fundo a música Sonho de ícaro é cantada por Waldonys.

27 de setembro de 2011

Cearense está comprando mais em hipermercados, diz pesquisa do IBGE

O cearense está comprando mais nos super e nos hipermercados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Alimentos, bebidas e cigarros contribuíram para uma alta de 8,08% no consumo. Para economizar, diz a pesquisa, os consumidores estão preferindo fazer compras maiores, uma vez por mês.
O costume de fazer a feira ajudou a crescer o desempenho do comércio varejista cearense. É o que diz a pesquisa do IBGE que registrou alta de dois pontos acima da média nacional no mês de julho. A pesquisa destacou também os produtos mais procurados pelos consumidores: eletroeletrônicos, alimentos e bebidas.
 

Cientista brasileiro cria droga que controla o autismo

Alysson Muotri criou a droga
Os cientistas estão testando uma droga capaz de "consertar" o autismo, que atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Uma das principais autoridades no assunto, o biólogo brasileiro e professor da faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, Alysson Muotri, publicou um artigo na revista científica "Cell" em novembro do ano passado, demonstrando como ele e sua equipe conseguiram consertar neurônios afetados pela Síndrome de Rett, uma das formas mais graves de autismo.
A droga criada amplia a presença de insulina nas células doentes, o que resolveria o problema de Rett e deu esperança para o tratamento de outras formas de autismo. "Saímos do Rett e estamos lidando com o autismo de origem desconhecida, em que a gente não tem noção do que está acontecendo geneticamente. Tudo que conseguimos fazer com o Rett, até agora, reproduzimos com o autismo", comentou durante uma palestra realizada ontem em São Paulo.
De acordo com Muotri, há muita semelhança entre os neurônios afetados pela Síndrome de Rett e aqueles do autismo clássico. "São células menores, com arborizações e número de sinapses (conexões) reduzidas", explicou.
"Ela ainda causa muitos efeitos colaterais mas, no equilíbrio de prós e contras, decidiu-se usá-la. Agora a evolução desses pacientes está sendo acompanhada", afirmou, ressaltando os resultados conseguidos por equipes de pesquisadores dos Estados Unidos e da Itália que usaram o medicamento em pacientes com autismo.

Seminário debate os direitos do idoso nesta quinta-feira

Os direitos do idoso será tema de seminário, a ser realizado nesta quinta-feira (28) pelo Ministério Público do Ceará, por meio do procurador de Justiça Luiz Eduardo dos Santos. O encontro acontecerá no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, na Rua Assunção, 1.100 – José Bonifácio, a partir das oito horas da manhã.
O evento integra a programação de atividades alusivas à Semana do Idoso promovida pelo Fórum Permanente de Defesa dos Idosos e das Pessoas com Deficiência. Na ocasião, serão debatidos temas relacionados à pessoa idosa com a presença dos membros do Ministério Público, secretários municipais e estaduais, representantes de órgãos públicos, entidades associadas à causa de defesa dos idosos e sociedade civil.

TRE também atende eleitores na Casa de Justiça e Cidadania

Além da Central de Atendimento ao Eleitor, no Fórum Péricles Ribeiro, na Praia de Iracema, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará mantém um posto de atendimento ao eleitor na Casa de Justiça e Cidadania, situada no Fórum Autran Nunes, na avenida Duque de Caxias, nº 1170, no Centro.
A estrutura conta com dois servidores que realizam, diariamente, emissão de títulos, multas, quitações eleitorais e outras atividades da Justiça Eleitoral.
Apesar do serviço estar à disposição do eleitor desde março de 2010, a procura, em média de 15 atendimentos diários, ainda é inferior à capacidade de atendimento. Este posto do TRE, que funciona de 2ª a 6ª feira, de 7h:30m às 15h:30m, é mais uma opção para o eleitor resolver suas questões com a Justiça Eleitoral.
No local, encontra-se ainda disponível para a população a prestação de diversos serviços públicos.
Fonte: TRE