ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

12 de março de 2011

Metade da população de cidade japonesa está desaparecida após tsunami

Cerca de 9,5 mil pessoas, metade da população da localidade de Minamisanriku, na província de Miyagi, continuam desaparecidas na sequência do violento terremoto e do tsunami que se seguiu ocorridos sexta-feira (11/3) no Japão, segundo informaram as autoridades do país. A população total de Minamisanriku é de 17 mil pessoas.
As equipes de socorro, que já resgataram 3 mil moradores, procuram sobreviventes em casas destruídas, águas lamacentas e incêndios provocados pelo sismo de 8,8 graus na escala Richter e pelo consequente tsunami que varreu bairros inteiros ao longo da costa nordeste japonesa.
A cadeia de televisão pública NHK anunciou que 900 pessoas morreram e mais de 700 estão desaparecidas, números que devem aumentar à medida que os trabalhos de resgate avançam.
Além do desastre ter afetado estradas de ferro, rodovias e o transporte marítimo, mais de 23 mil pessoas ficaram bloqueadas no aeroporto de Tóquio. Cerca de 6 milhões de casas, mais de 10% das habitações do país, ficaram sem eletricidade.
Fonte: Agência Brasil

Óleo de planta ajuda a recuperar movimentos de vítimas de AVC

O óleo essencial da Alpinia speciosa Schum, planta regional do Nordeste conhecida como 'Bastão do Imperador' e muito utilizada na fabricação de colônias para o candomblé, tem ação relaxante que ajuda na recuperação pacientes com o sistema nervoso lesionado por doença vascular encefálica, lesões de medula, paralisia cerebral, traumatismo crânio-encefálico, esclerose múltipla, entre outras enfermidades que atingem a via nervosa.
A descoberta, feita em Sergipe pela fisioterapeuta Edna Aragão Farias Cândido durante a conclusão do doutorado pela Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), já gerou patentes nacional e internacional.
Edna Aragão, que desenvolveu pesquisas no Centro de Fisioterapia da Universidade Tiradentes, em Aracaju (SE), avaliou quase mil grupos musculares e acompanhou 75 pacientes. Todos recobraram os movimentos. O caso mais significativo é o do lutador de jiu-jitsu sergipano João Alberto Alves, 31 anos.

Segundo a pesquisa, o óleo ajuda a recuperar músculos de pacientes com AVC Foto: Vivianne Paixão/Terra Em 2007, Alves sofreu um acidente vascular encefálico após cirurgia para retirada da glândula tireoide. "Eu era independente e, de uma hora para outra, me vi precisando de ajuda para fazer tudo. Foi muito difícil", afirma o lutador que sequer levantava da cama, mas hoje usa o andador com facilidade e faz exercícios físicos.
Em uma situação patológica, por falta de controle do sistema nervoso central, os impulsos nervosos vindos da medula para o músculo ficam acentuados, causando espasticidade (espasmos) e, ao mesmo tempo, paralisia muscular. Em sua tese, a pesquisadora mostrou que o óleo atua nos canais de cálcio, responsáveis pela contração muscular. O excesso de cálcio promove a tensão do músculo. Sua normalização permite que o músculo contraia e relaxe normalmente, o que gera energia para novos movimentos.
Patentes
A pesquisa desenvolvida em Sergipe despertou o interesse da Hebron, fabricante de fitoterápicos com sede em Recife (PE) e relações comerciais em países como Estados Unidos, Cuba, África do Sul, Portugal e Áustria. A empresa cultivou a planta, forneceu matéria-prima para o tratamento dos pacientes sergipanos e financiou equipamentos para a avaliação dos resultados.
Foram investidos cerca de R$ 30 mil que renderam patentes nacional e internacional à empresa pernambucana e ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), centro de laboratórios instalado em Aracaju, onde Edna Aragão realizou os estudos sobre a ação da Alpinia.
O próximo passo da Hebron e do ITP é conseguir autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para industrializar e comercializar o óleo essencial. A expectativa é que isso aconteça em 2012.
Fonte:Jornal do Brasil

Barriguinha é a parte mais lembrada por brasileiras quando o assunto é modelar o corpo

Em pesquisa realizada no Brasil e em outros cinco países pela Invista, detentora da marca Lycra®, entre as principais partes do corpo que a mulher brasileira tem interesse em modelar, a barriga é a mais lembrada, com 43%, seguida pelos seios, com 19%, e coxas, 8%. Bumbum e cintura aparecem empatados, com 7% cada. As partes que menos incomodam são as costas (5%), panturrilha (3%) e os braços (2%). Em linhas gerais, vestir bem (95%) e ser confortável (94%) são os dois principais atributos levados em consideração em peças de shapewear, seguidos por “suavizar a forma” e “mover-se junto ao corpo” (ambos com 88%); “trazer autoconfiança” (86%) e, por último, “sensualidade” (72%).
De acordo com dados de mercado, a Invista acredita que o segmento de moda íntima cresça em torno de 4% este ano, quando comparado a 2010. Esse incremento é baseado não só em novas cores e tendências, mas também na chegada de produtos inovadores desenvolvido com tecnologias de ponta, como o tecido Lycra® beauty, lançado para o mercado têxtil no ano passado e que chega às lojas para consumidora a partir de abril. Para o mercado de shapewear, especificamente, acredita-se num aumento na casa dos 10%.
Para se ter uma ideia da mudança nos hábitos da consumidora, em 2002, a compra de lingerie era: 5 calcinhas para cada 2 sutiãs comprados. Hoje, esta proporção mudou: a cada 1,25 calcinhas compradas 1 sutiã é adquirido. No que se refere às cores, as tonalidades - chocolate e suas variações (25%), preto (15%), branco (10%), vermelho (5%) e pérola (5%) - correspondem a 60% das compras das mulheres. Há dez anos este índice era de 75%. As peças coloridas, atualmente, correspondem a 40%.

Balneabilidade

Praias próprias para o banho
Ideal Clube, Ponte dos Ingleses, Início da Av. Philomeno Gomes.
Praias impróprias para o banho
Caça e Pesca, Barraca Arpão Praia Bar, Barraca Itapariká, Barraca Havaí, Praça 31 de Março, Barraca América do Sol, Barraca Crocobeach, Barraca Beleza, Clube de Engenharia, Início da Rua Ismael Pordeus, Farol, Iate, Mucuripe, Estátua de Iracema, Volta da Jurema, Edifício Arpoador, Diários, Ed. Vista del Mare, Inace, Kartódromo, Início da Av. Pasteur, Colônia, Horta, Início da Rua Lagoa do Abaeté, Goiabeiras, Barraca Big Jeans, Marina Park Hotel, Barra do Ceará.

9 de março de 2011

Sustentabilidade é tema da Camp. da Fraternidade 2011

Para mostrar que a preservação da vida e a formação de um pensamento sustentável depende de ações e atitudes que envolvem toda a sociedade, a Igreja Católica abre, nesta quarta-feira (9), em âmbito nacional, a 47.ª Campanha da Fraternidade (CF) de 2011.
Com o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”, e lema “A criação geme em dores de parto”, a Campanha da Fraternidade de 2011 vai abordar diversos problemas ambientais.
O tema, escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, foi elogiado pelas entidades de classe que lutam pelas questões ecológicas e ambientais. A CF 2011 tem o objetivo de fazer com que a sociedade se una em defesa da vida.
A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas estão entre os principais objetivos da Campanha, que é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A busca de ações que preservem a vida no planeta é outra meta da CF.
Esses e outros assuntos serão tratados durante as missas em todas igrejas católicas do Brasil, com mais intensidade no período da Quaresma, época propícia para reflexões.
Em Fortaleza, o lançamento será realizado nesta quinta-feira (10) pelo arcebispo Dom José Antonio Tosi, às 9h, no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja.

Hino da Campanha da Fraternidade 2011 – CNBB
Oração da Campanha da Fraternidade 2011
Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tender por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.

Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.

Amém.
Ao lançar a Campanha da Fraternidade, papa Bento XVI recomenda que o homem preserve a natureza
Ao lançar a Campanha da Fraternidade de 2011 cujo tema é Fraternidade e Vida no Planeta, o papa Bento XVI apelou nesta quarta-feira (9) para que as pessoas se esforcem para mudar mentalidade e atitudes como “salvaguarda da criação”. Segundo ele, para o ser humano conquistar a plenitude deve aprender a superar suas fraquezas e respeitar a natureza como parte da vida e não seguindo uma ordem autoritária e dominadora.
Esta é a 47ª Campanha da Fraternidade desde que foi criada em 1964. A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas está entre os principais objetivos da campanha. A busca de ações que preservem a vida no planeta é outra meta da Campanha da Fraternidade. As informações são da rádio oficial do Vaticano.
“Pensando no lema da campanha ‘A criação geme em dores de parto’, que recorda as palavras de São Paulo na Carta aos Romanos, podemos incluir entre os motivos de tais gemidos o dano provocado na criação pelo egoísmo humano”, disse o papa, na sua mensagem.
“Contudo é igualmente verdadeiro que a criação espera ansiosamente a revelação dos filhos de Deus. Assim como o pecado destrói a criação, esta é também restaurada quando os filhos de Deus cuidam do mundo a fim de que Deus seja tudo em todos”, afirmou o papa.
“O primeiro passo para uma correta relação com o mundo que nos circunda é o reconhecimento, da parte do ser humano, de sua condição de criatura: o homem não é Deus, mas a Sua imagem; por isso, ele deve procurar tornar-se mais sensível à presença de Deus naquilo que está ao seu redor”, disse o papa.
De acordo com Bento XVI, o homem passará a ser respeitado à medida que resguardar a natureza e o meio ambiente. “O dever de cuidar do meio ambiente é um imperativo que nasce da consciência de que Deus confia a Sua criação ao ser humano não para que ele exerça sobre ela um domínio arbitrário, mas que a conserve e cuide dela como um filho cuida da herança de seu pai, e uma grande herança Deus confiou aos brasileiros”, disse.
Da Agência Brasil

Quarta feira: o significado das cinzas

Tem início nesta quarta-feira (9) o período da Quaresma para os cristãos. E para a Igreja Católica, é considerado o período de reflexão, preparação e de conversão para a Páscoa.
O início das atividades se dá com a missa da Quarta-feira de Cinzas em todas as paróquias. Na Catedral Metropolitana de Fortaleza haverá uma missa especial de Cinzas ao meio-dia. Cada paróquia e igreja fará sua celebração de acordo com os horários de funcionamento.
“Cinzas significa desilusão, o nada, o pó para o qual voltamos. É muito profundo, pois nos leva a principio de realidade”, comentou o religioso e teólogo, Wellighton da Costa .
O período também é um momento em que as pessoas deveriam se voltar para a prática da caridade. A quarta-feira de Cinzas ocorre quarenta dias antes da Páscoa. Durante a Quaresma, é comum um período de penitência por meio da prática de jejum.
Em Fortaleza
Catedral Metropolitana serão duas missas
Hora: uma ao meio-dia e às 18h30.
Santuário Sagrado Coração de Jesus
Hora: 7h; as próximas acontecem às 16h e às 18h.
Igreja de Fátima
Hora: às 7h e 9h; meio-dia, 15h e 19h.
Igreja da Glória
Hora: às 11h, 17h e 19h
Paróquia de São Vicente
Hora: às 11h30; 17h30 e 19h.

Pescados ficam mais caros no período da Quaresma

FOTO:VIVIANE PINHEIRO
Para tristeza dos católicos mais ortodoxos, que seguem as tradições, a Quaresma inicia com falta de abastecimento de algumas espécies de peixe e preço mais caro. A explicação tem sido as chuvas caídas no Pará, principal centro produtor do pescado, afetando as condições de tráfego nas estradas e causando a elevação nos preços.
Nos mercados do Carlito Pamplona, no bairro de mesmo nome e São Sebastião, no Centro de Fortaleza, a grande queixa dos comerciantes tem sido a escassez do produto, fazendo a restrição da oferta elevar o valor do produto para o consumidor final.
"Não temos cavala, o pargo está no defeso e agora também temos pouca oferta da serra", informou o comerciante Luciano Lopes, com um ponto de venda na Rua Teresa Cristina, no entorno do Mercado São Sebastião. A área é conhecida pelo comércio atacadista e distribuidor, inclusive, para supermercados da Capital.
Luciano diz que é comum as vendas caírem nos períodos que antecedem a Quaresma, quando a tradição católica recomenda o consumo do peixe em substituição à carne vermelha.
Contudo, observa que a situação se tornou atípica muito mais pela captação do pescado de outros centros produtores, principalmente do Pará.
Porém, a situação não é diferente em outros locais com criação de peixes, como os estados do Maranhão e Piauí e também Camocim e Acaraú, no litoral Oeste do Ceará. Ou seja, o transporte tornou-se mais caro e a entrega tem levado mais tempo que o esperado.
A crise na venda do peixe também pode ser sentida não na pouca movimentação dos caminhões frigoríficos na Rua Teresa Cristina. Ainda mais desolador é o fechamento de antigos pontos comerciais, que ficaram conhecidos como referência da atividade em Fortaleza.
O comerciante José Paulo Filho disse que, se em um passado recente, havia quem vendesse até 50 toneladas de peixe por semana, essa quantidade passou a ser mensal e hoje, somente pelos grandes vendedores.
A falta da cavala foi motivo de desapontamento para Francisca dos Santos Oliveira, 70 anos, residente na Rua Princesa Isabel. Ela contou que algumas espécies são vendidas cedo da manhã. Por isso, quem chega depois das 9 horas corre o risco de não mais encontrar não só a cavala, mas também peixes como o sirigado, a arabaiana e até mesmo a garoupa. Durante o Carnaval, estavam sendo vendidos, respectivamente, por R$ 16,00, R$ 15,00, R$ 11,00, nos pontos de venda do Mercado São Sebastião.
"Embora todos os alimentos estejam caros, principalmente a carne, o peixe sempre tem oscilação de preços, conforme a sazonalidade e o aumento da demanda. O problema agora é que está faltando geral", afirmou o comerciante Luciano Lopes.
CARLITO PAMPLONA
Peixe de água doce ainda é uma opção saudável
Apesar de muitos comerciantes improvisarem boxes próximos à pracinha, por conta da reforma, o Mercado do Carlito Pamplona ainda é referência para a compra do peixe de água doce em Fortaleza.
Na falta de peixe de água salgada, muitos consumidores, principalmente os de baixa renda, optam pela tilápia, que está custando entre R$ 6,50 e R$ 7,00, nos boxes daquele centro varejista.
O comerciante João Batista Tiago Bezerra diz que o pescado produzido em cativeiro ainda tem um preço acessível para a população, principalmente comparando com o preço da carne.
"Acredito que o preço vai subir até a Semana Santa. Daqui para lá, os aumentos vão acontecer principalmente para os de água salgada", afirmou Batista.
No Carlito Pamplona, há também um centro atacadista, que cedo da manhã oferece os pescados de açudes e reservatórios com criadouros.
Em vista disso, como lembrou o atacadista Osvaldo Lima Filho, há uma compensação para outras espécimes, que não são encontradas, quer pelo defeso, quer pela captura escassa das embarcações de médio a grande portes.
"Hoje, ninguém mais estoca peixe, esperando o melhor momento para vender, com preço mais caro. Além de estar faltando, muita gente prefere contar com o dinheiro imediato, a apostar num futuro que é incerto", afirmou Osvaldo.
Fonte:Diário do Nordeste

8 de março de 2011

Estudo comprova que mulheres casadas engordam mais

A gente já desconfiava disso, mas é sempre bom ter um estudo para corroborar as nossas opiniões, né? Uma matéria publicada pela revista da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obersidade e da Síndrome Metabólica) informa que uma pesquisa realizada com seis mil mulheres australianas revelou que aquelas com um companheiro (marido, namorado, qualquer coisa) engordam mais do que as solteiras.
A gente poderia dizer que as mulheres solteiras têm muito mais trabalho para cuidar dos filhos e da casa - e consequentemente queimam mais calorias - mas é fato que comer fora ou fazer jantares especiais em casa é um dos programas de casal consagrados.
O ganho de peso das seis mil mulheres foi acompanhado e analisado durante 10 anos. Aquelas que tinham filhos e parceiro, engordaram cerca de 10 quilos neste período. Aquelas que tinham filho, mas não tinham parceiro, engordaram 7 quilos. E as que viviam sozinhas, engordaram cerca de cinco quilos.
Os cientistas tentaram explicar o ganho de peso com outras teorias, como aspectos comportamentais e modificações hormonais durante a gravidez, mas parece que o grande inimigo mesmo é o maridão. Portanto, caras leitoras, não relaxem com a balança depois do casamento, hein?
Fonte e foto: Portal do Coração