ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

27 de novembro de 2012

Beber um refrigerante por dia aumenta risco de câncer de próstata

Homens que consomem o equivalente a uma lata de refrigerante por dia estão sujeitos a um risco maior de desenvolver câncer de próstata, segundo um estudo sueco anunciado nesta segunda-feira (26/11).
“Entre os homens que consomem uma grande quantidade de refrigerantes ou outras bebidas com adição de açúcar, constatamos um risco de câncer de próstata aproximadamente 40% maior”, disse uma das autoras do estudo, Isabel Drake.
O estudo, que será publicado na próxima edição do American Journal of Clinical Nutrition, baseia-se no acompanhamento de mais de 8.000 homens da região da cidade de Malmö (sul da Suécia), com idade entre 45 e 73 anos, durante uma média de 15 anos. Todos anotaram minuciosamente os alimentos e bebidas que ingeriram.
Aqueles que beberam um refrigerante (330 ml) por dia estiveram 40% mais propensos a desenvolver câncer de próstata, necessitando de tratamento.
Além disso, aqueles que tiveram uma dieta rica em arroz e massas apresentaram 31% mais chances de desenvolver formas mais benignas do câncer. Este risco foi aumentado em 38% para aqueles que ingeriram grandes quantidades de açúcar no café da manhã, relatou a pesquisadora.

Tempo seco ainda castiga boa parte do Nordeste e deixa umidade baixa

Enquanto as chuvas melhoram a qualidade do ar no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e alguma áreas do Nordeste, o tempo seco ainda atinge algumas regiões do país e deixa a umidade relativa do ar em níveis críticos.
Ontem no Brasil 61 municípios tiveram umidade abaixo dos 30%, sendo que destes, mais da metade fica no interior nordestino. O destaque da tarde de segunda-feira foi Serra Talhada-PE, onde o valor foi apenas 14%, o que é considerado estado de alerta, de acordo com um estudo feito pela Unicamp – Universidade de Campinas.
Porém, não é apenas no Nordeste que a seca piora a situação do ar. No Rio Grande do Sul ontem, 21 das 36 estações automáticas do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – registraram umidade relativa do ar abaixo dos 30%.
Pelo menos o número de queimadas no país começou a cair. Os registros do CPTEC – Centro de Pesquisas de Tempo e Estudos Climáticos – mostram que houve uma queda de 12% no número de queimadas durante o mês de novembro em relação ao ano passado. Apenas o Estado do Alagoas, continua tendo um aumento de duas vezes em relação ao ano passado. Segundo os meteorologistas da Somar, pouca coisa muda no Nordeste essa semana, novamente há condição para chuvas rápidas e isoladas sobre a Bahia, Maranhão e Piauí. No restante do Nordeste, tempo seco e baixos índices de umidade relativa do ar.

Atrizes pornô têm melhor autoestima que outras mulheres, diz estudo

As atrizes pornô são mais saudáveis psicologicamente do que mulheres fora da indústria de filmes adultos. De acordo com um novo estudo publicado no “Journal of Sex Research”, elas têm uma autoestima mais alta, mais qualidade de vida, uma percepção mais positiva do próprio corpo e são mais espirituosas.
Pesquisadores Universidade de Shippensburg na Pennsylvania, Universidade das Mulheres do Texas e na Fundação Médica da Indústria de Filmes Adultos compararam 177 atriz pornô com uma amostra de mulheres da mesma idade, etnia e status de relacionamento.
As comparações foram baseadas em comportamento e atitudes sexuais, autoestima, qualidade de vida e uso de drogas. De acordo com o “Sun News”, todas as atrizes tinham entre 18 e 50 anos e já trabalharam em pelo menos um filme pornô, com uma carreira que tinha em média 3,5 anos.
Os resultados também mostraram que as atrizes tinham mais chances de gostar de sexo, obviamente. Porém, elas não tinham mais chances de ter sofrido abuso sexual que o grupo de controle das mulheres com outros empregos. Em compensação, o estudo confirmou alguns estereótipos. As atrizes usavam mais drogas que o outro grupo de mulheres e também começaram a ter relações sexuais mais cedo.

Skol vai lançar sorvete com sabor de cerveja

A Skol anunciou nesta terça-feira (27) que irá lançar no verão um sorvete com sabor de cerveja. O lançamento está previsto para janeiro e, segundo a empresa, a venda será por tempo limitado em bares selecionados de São Paulo e Rio de Janeiro.
O sorvete Skol – versão em massa no pote de 150 ml – une a cremosidade com o sabor da cerveja”, informou a marca, em comunicado.
Segundo a Skol, o sorvete não terá álcool na sua fórmula, mas por estar associada a uma marca de cerveja a venda será feita só para maiores de 18 anos.
A marca informou que não está prevista a comercialização do produto em supermercados, mas que estuda a possibilidade da venda pela página da Skol no Facebook.

UFC: CAMPUS DE SOBRAL TERÁ EXTENSÃO EM ITAPAJÉ

“A Universidade Federal do Ceará está tomando providências para viabilizar uma extensão do Campus de Sobral na cidade de Itapajé direcionado para a formação de professores da Educação Básica. O reitor Jesualdo Farias e o pró-reitor de Graduação, Custódio Almeida, conversaram sobre o assunto com o deputado federal Danilo Forte (PMDB) e trataram dos detalhes do projeto que recebe apoio da bancada federal cearense no Congresso Nacional.

Em Itapajé, já existe um imóvel que abrigará os cursos, faltando os trâmites burocráticos para que a Universidade possa ali se instalar, depois de feitas as reformas necessárias, a serem apontadas pela equipe da Coordenadoria de Obras e Projetos da UFC, que visitará o local no início de dezembro. Para garantir recursos de custeio e para o corpo docente e técnico-administrativo, o deputado Danilo Forte está apoiando a Universidade nos encaminhamentos necessários junto ao Ministério da Educação.

Ao se voltar para o Ensino Fundamental e Médio, a extensão do Campus de Sobral se concentrará em pelo menos 12 disciplinas, dentre elas Física, Química, Matemática, História, Geografia, Biologia e Filosofia. “O funcionamento dos cursos só se iniciará quando toda a infraestrutura estiver montada e apta a receber alunos”, ressalta o Prof. Jesualdo Farias. “A previsão é de que, dentro de um ano e meio, possa estar efetivado”, complementou. A princípio funcionará em três turnos, ofertando 300 vagas. Haverá dois tipos de alunos: os de segunda licenciatura e os que ingressarão por meio do ENEM-SiSU.”

(Site da UFC)

26 de novembro de 2012

governo; quem manda no meu governo sou eu"

Deu na coluna radar, assinada por Lauro Jardim, colunista de Veja Online.
Em dado momento da reunião com as bancadas do PTB e do PR na semana passada, um senador citou nomeações que o PT fizera no governo, Dilma Rousseff bateu na mesa, cortou sua palavra e disse com todas as letras:

- “O PT não manda no meu governo; quem manda no meu governo sou eu”.


Fumo ‘apodrece’ cérebro, diz estudo britânico

O cigarro “apodrece” o cérebro ao danificar a memória, o aprendizado e o raciocínio lógico, segundo um estudo feito por pesquisadores da universidade King’s College London, na Inglaterra.
A pesquisa feita com 8,8 mil pessoas com mais de 50 anos mostrou que alta pressão sanguínea e estar acima do peso também afetam o cérebro, mas não na mesma medida.
Cientistas envolvidos na pesquisa afirmam que as pessoas precisam perceber que o seu estilo de vida afeta tanto a mente quanto o corpo.
A pesquisa foi publicada na revista científica “Age and Being”.
Os pesquisadores investigaram o elo entre o cérebro e as probabilidades de ataque cardíaco e derrame.
Os voluntários da pesquisa — todos com mais de 50 anos — participaram de testes de memorização de novas palavras. Eles também eram instigados a dizer o maior número de nomes de animais em um minuto.
Os mesmos testes foram realizados após quatro anos e depois oito anos.
Os resultados mostraram que o risco de ataque cardíaco e derrame “estão associados de forma significativa com o declínio cognitivo”. As pessoas com maior risco foram as que mostraram maior declínio.

Parlamentares famosos chamam a atenção pela boa atuação na política

Dia de sessão deliberativa na Câmara dos Deputados. No café ao lado do plenário, duas mulheres cochicham. Máquina fotográfica em punho, olham hesitantes para uma das mesinhas à esquerda. Tomam coragem, põem um sorriso no rosto e se aproximam da cadeira ocupada por um deputado federal. Era Jean Wyllys (Psol-RJ), conhecido nacionalmente após vencer a quinta edição do Big Brother Brasil. Alvo dos holofotes, parlamentares que ganharam fama antes de entrarem na vida político-partidária chamam atenção nos corredores e não escapam da tietagem. O sucesso que lhes rendeu a vitória nas urnas, no entanto, também alimenta olhares desconfiados.
Rompendo rótulos e desfazendo preconceitos, algumas dessas celebridades provam que também podem exercer bem o papel de parlamentar. Eleito com 1.353.820 votos, Tiririca (PR-SP) apresentou oito projetos de lei e destinou R$13,5 milhões em emendas parlamentares à manutenção de hospitais e asilos, além de projetos culturais e esportivos. Também ganhou destaque por ser um dos oito deputados federais (em um universo de 513) que nunca faltaram a uma única sessão deliberativa.

Trânsito: Operações ganham reforço nos principais pontos comerciais e turísticos

A Prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), reforça as equipes de fiscalização e de operação de trânsito nos principais polos geradores de comércio e de turismo até o final do ano. A operação, que teve início no último sábado (24), prossegue durante todo o mês de dezembro com o objetivo de reduzir o número de infrações, garantindo, consequentemente, uma maior fluidez nas vias. Durante a operação, a região do Centro conta com um efetivo de 60 agentes por turno, em motos, viaturas e postos fixos – Mercado Central, Praça da Estação, Praça do Ferreira, cruzamentos da Rua Barão do Rio Branco e da Rua São Paulo e nas proximidades do Teatro José de Alencar. Na Aldeota, cada shopping recebe o efetivo de seis agentes por turno em seu entorno. Outras áreas da cidade como Parangaba, Montese, Messejana, Antônio Bezerra, Praia do Futuro e Beira Mar também recebem reforço na fiscalização com a realização de rotas especiais.
Fonte: PMF

25 de novembro de 2012

ESPONJA DE COZINHA CONTÉM 200 VEZES MAIS BACTÉRIAS DO QUE VASO SANITÁRIO

Cientistas da Universidade do Arizona, nos EUA, descobriram que a esponja de cozinha contém 200 vezes mais bactérias do que o vaso sanitário.
A pesquisa sugere que o objeto pode conter até mesmo patógenos como a bactéria Campylobacter, ligada a casos de paralisia. As informações são do Daily Mail.
A equipe, liderada por Charles Gerba, realizou um levantamento em 180 casas em diversos países (Austrália, Canadá, Alemanha, Índia, Malásia, Arábia Saudita, África do Sul, Inglaterra e Estados Unidos).
Segundo Gerba, o assento do vaso sanitário é um dos objetos mais limpos de uma casa em termos de micro-organismos. Mas é preciso estar mais preocupado com outros itens domésticos, como esponjas, panos de prato e sacolas de supermercado reutilizáveis.
Os resultados da pesquisa mostraram que os banheiros passaram no teste de limpeza em 70% dos casos. Já apenas 6% das pias verificadas mostraram boas condições de higiene.
O estudo descobriu que há cerca de 10 milhões de bactérias por metro quadrado em uma esponja de cozinha e um milhão por metro quadrado nos panos de prato.
Além da pia da cozinha,
tábuas usadas na manipulação de alimentos também mostraram alto índice de infecção.
De acordo com Gerba, na cozinha, os micro-organismos não necessariamente chegam através do contato real com fezes. Eles vêm por meio de produtos de carne crua ou vísceras de dentro da carne animal, onde várias bactérias fecais se originam.
Ele afirma que é porque todos temem a sujeira dos vasos sanitários que os limpam regularmente, então talvez este seja essa a ação necessária para com as tábuas de cortar carne.
Segundo o Global Hygiene Council, entidade responsável por discutir normas e procedimentos de limpeza em todo o mundo, esponjas de cozinha devem ser lavadas em água com temperatura superior a 60C para matar germes e isso deve ser feito regularmente.
Os especialistas afirmam ainda que manter as mãos limpas e lavá-las entre o manuseio de diferentes itens ou materiais também deve ser hábito para diminuir os níveis de contaminação da cozinha.

SUS atende 2,5 vezes mais mulheres vítimas de violência do que homens

A violência contra mulheres no Brasil causou aos cofres públicos, em 2011, um gasto de R$ 5,3 milhões somente com internações. O dado foi calculado pelo Ministério da Saúde a pedido da Agência Brasil. Foram 5.496 mulheres internadas no Sistema Único de Saúde (SUS), no ano passado, em decorrência de agressões.
Além das vítimas internadas, 37,8 mil mulheres, entre 20 e 59 anos, precisaram de atendimento no SUS por terem sido vítimas de algum tipo de violência. O número é quase 2,5 vezes maior do que o de homens na mesma faixa etária que foram atendidos por esse motivo, conforme dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

Boris Casoy e Band são condenados a pagar R$ 21 mil por danos morais a gari

O jornalista Boris Casoy e a TV Bandeirantes foram condenados a pagar indenização de R$ 21 mil por danos morais ao gari Francisco Gabriel de Lima. A decisão da 8ª Câmara de Direito Privado de São Paulo foi publicada pelo Tribunal de Justiça neste sábado (24). “São civilmente responsáveis pelo ressarcimento de dano, decorrente de publicação pela imprensa, tanto o autor do escrito quanto o proprietário do veículo de divulgação”, diz o acórdão.
Francisco Gabriel de Lima participou de uma vinheta da emissora desejando feliz Natal no ano de 2009 e, devido a uma falha técnica do áudio da Bandeirantes, foi possível ouvir Boris Casoy dizendo ao vivo durante o “Jornal da Band”: “Que merda! Dois lixeiros desejando felicidades do alto da suas vassouras. O mais baixo na escala do trabalho!”.
 

Dilma supera Lula em pesquisa Ibope sobre eleição de 2014

O Estado de S. Paulo destaca que o eleitorado lembra mais da presidente Dilma Rousseff (PT) do que de seu padrinho político para a sucessão de 2014. Em pesquisa do Ibope, Dilma foi citada espontaneamente por 26% dos eleitores como candidata preferida à Presidência em 2014. Sem que eles vissem os nomes na cartela, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou em segundo lugar, com 19% das menções. A diferença de sete pontos é maior do que a margem de erro.
Do lado da oposição, apenas três nomes superaram o traço na espontânea: dois tucanos, José Serra (4%) e Aécio Neves (3%), e uma ex-presidenciável que está sem partido, Marina Silva (2%). Juntos, os demais nomes citados somam 2%.
A taxa dos que não souberam dizer, espontaneamente, em quem votariam para presidente se a eleição fosse hoje chegou a 39%. A eles se soma 1% de eleitores que não quiseram responder. Além desses, outros 4% disseram que anulariam ou votariam em branco. Faltando dois anos para a eleição, o total de 44% de eleitores sem candidato é baixo, em comparação a outros pleitos.
Em fevereiro de 2010, oito meses antes de irem às urnas para escolher o sucessor de Lula, 52% não tinham candidato na ponta da língua (Ibope) – e outros 23% citavam o nome do então presidente, que era inelegível. Na prática, só 1 a cada 4 eleitores sabia dizer, espontaneamente, o nome de um candidato viável.
Hoje, segundo o mesmo Ibope, nada menos do que 55% dos eleitores têm o nome de um presidenciável viável na ponta da língua – e 4 de cada 5 desses eleitores citam Dilma ou Lula.

Dirceu convoca PT para ir às ruas contra julgamento do mensalão

UOL – O ex-ministro José Dirceu, condenado a dez anos e dez meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal, convocou ontem o PT e os movimentos sociais a irem às ruas para “fazer o julgamento do julgamento” do mensalão.
Ele discursou em plenária promovida pelo deputado João Paulo Cunha, também condenado, em Osasco, base eleitoral do parlamentar. O ex-presidente do PT José Genoino, sentenciado a seis aos e oito meses de prisão, também participou do desagravo aos réus condenados.
“É preciso ir às ruas, discutir, debater o que está acontecendo. Não aceitamos. Estamos revoltados e indignados e somos vítimas de um julgamento injusto”, afirmou o ex-ministro da Casa Civil.
Ele também criticou a imprensa. “Nós, antes de sermos condenados, fomos linchados. Quem jogou o principal papel na articulação foram os meios de comunicação, não todos, mas determinados meios de comunicação”.

Prefeita recolhe o lixo da cidade em um a "Ambulância".

Nos últimos dias do mandato, a médica e prefeita do município de Piancó(PB), Flávia Serra Galdino (PSB), resolveu recolher o lixo da cidade para entregá-la limpa ao sucessor, Sales Lima.
Só que o lixo está sendo transportado em uma AMBULÂNCIA, que deveria estar socorrendo pessoas doentes para os hospitais. A denúncia é do advogado e vereador reeleito Pádua Leite (PT).
Segundo o parlamentar, a prefeita Flávia Galdino resolveu transformar a ambulância em carro de lixo simplesmente porque ela não gosta do ex-prefeito Edvaldo Leite de Caldas, que adquiriu o veículo e o transformou em uma UTI Móvel. “Como ela tem ódio mortal de Edvaldo Leite de Caldas, resolveu tirar os equipamentos da UTI de dentro da ambulância e transformou o veículo em um carro de coleta de lixo”, assegurou o advogado. Pádua Leite disse que já comunicou o caso ao Ministério da Saúde e que está pedindo providências ao Ministério Público (estadual e federal). Segundo Pádua Leite, a ambulância funciona como carro de lixo há pelo menos dois meses. O advogado disse que fez um dossiê com mais de 100 páginas de irregularidades praticadas pela gestão da prefeita Flávia Galdino.

Dilma promove primeira mulher ao posto de oficial superior nas Forças Armadas

A presidenta Dilma Rousseff assinou na sexta-feira (23) o documento que promove Dalva Maria Carvalho Mendes, da Marinha, ao posto de oficial superior nas Forças Armadas. Ela é a primeira mulher a ocupar a vaga. Dalva foi promovida de capitã de mar e guerra para contra-almirante – trata-se do terceiro cargo mais importante da força. A promoção da contra-almirante foi assinada durante uma reunião de Dilma com o ministro Celso Amorim (Defesa). A Marinha foi a primeira força a autorizar o ingresso de mulheres, em 1980.

MINISTRO PÕE EM PAUTA SALÁRIO VITALÍCIO DE EX-GOVERNADORES

Minutos antes de ser empossado presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Joaquim Barbosa liberou para pauta de julgamento do plenário o processo movido pela Ordem dos Advogados do Brasil que contesta o pagamento de aposentadoria vitalícia a ex-governadores de Rondônia, publicou O Estado de S. Paulo.Depois, sinalizou que esse deve ser um dos primeiros casos de repercussão na Corte na nova gestão. Se o relator não tivesse tomado essa atitude, pelo regimento do tribunal, o processo ficaria paralisado até ser redistribuído para quem fosse ocupar a cadeira do ministro recém-aposentado Carlos Ayres Britto.A ação referente a Rondônia, ajuizada em março de 2011, é uma da série de 12 que a OAB apresentou para sustar o pagamento a ex-chefes de executivos estaduais País afora. O escândalo veio à tona no início do ano passado. Revelou-se que cerca de 60 ex-chefes de Executivo estadual recebiam o pagamento vitalício, alguns por mais de 20 anos. A repercussão negativa incomodou o Supremo.

Presidente 'mais pobre do mundo' dirige um fusca e doa 90% do salário

José Mujica, presidente do Uruguai, com seu fusca 87 (Foto: Reprodução)
Aos 77 anos, o uruguaio José Mujica, presidente do Uruguai, é um ex-guerrilheiro tupamaro que passou 14 anos preso, a maioria durante a ditadura uruguaia (1973-1985). Ele vive em uma pequena chácara nos arredores de Montevidéu junto com sua esposa, a senadora Lucía Topolansky. Ali cultiva flores e hortaliças que vende nos mercados locais.
Quando não está realizando trabalhos oficiais, o chefe de Estado faz questão de dirigir o seu próprio carro, um fusca azul, de 1987, avaliado em pouco mais de US$ 1.000. Mujica dispensa empregados. Faz suas próprias compras no bairro onde vive e frequentemente é visto em restaurantes populares com seus colaboradores no entorno da sede do Governo, no centro de da capital uruguaia.
Seu salário, de US$ 12,5 mil mensais, não fica todo com ele. O presidente uruguaio fica com US$ 1.250 e doa 90% para a construção de casas populares. Segundo sua última declaração de renda, de abril passado, seu patrimônio e o de sua esposa somam cerca de US$ 212 mil. Eles possuem três terrenos, três tratores e dois carros de 1987."Se tenho poucas coisas, preciso de pouco para sustentá-las", disse recentemente em uma à BBC.
Por conta dessa vida frugal, Mujica é considerado 'o presidente mais pobre do mundo'. E agora é inspiração para um novo perfume. Martín Sastre pretende criar uma fragância com as flores que Mujica cultiva em sua chácara. Segundo o artista, as flores do presidente uruguaio guardam "a essência do autêntico luxo".
A ideia ainda não recebeu o sinal verde do presidente. Mas já tem até nome, "U from Uruguay", e anúncio publicitário. Sastre, artista audiovisual e diretor de cinema nascido em Montevidéu em 1976 e que mora em Madri, disse reconhecer Mujica como "ícone global por causa de sua filosofia de vida", por isso a intenção de criar o perfume.
Se o projeto for concretizado, a fragrância de "Pepe" (como o presidente é popularmente conhecido) seria vendida através de fundações públicas para arrecadar dinheiro e criar um fundo de fomento da produção artística.