ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

23 de setembro de 2011

Estudo mostra que cerveja hidrata igual à água após prática esportiva

Um estudo apresentado  em Bruxelas comprova que o consumo moderado de cerveja após exercícios físicos é tão eficaz quanto a água para a hidratação, segundo especialistas médicos. Esta é uma das conclusões apresentadas no VI Simpósio Europeu de Cerveja e Saúde, onde participaram especialistas em medicina, nutrição e alimentação da União Europeia.
O pesquisador Manuel Castillo, da Universidade de Granada, expôs os resultados de um estudo que consistiu em medir a reação do corpo à ingestão de água ou cerveja após a realização de esforço físico intenso.
– Realizamos o estudo para comprovar se o costume de tomar cerveja depois do exercício era recomendável.
A conclusão foi de que uma quantidade moderada de cerveja “não prejudica a hidratação após o exercício”. Tomar cerveja seria “a mesma coisa que tomar água”, por isso é recomendado o consumo da bebida fermentada a todas as pessoas que não tenham nenhuma contraindicação.
– Não foi encontrado nenhum efeito negativo que pudesse ser atribuído à ingestão de cerveja em comparação com a ingestão de água.
Castillo também afirmou que durante as conferências será apresentado outro estudo que descarta que exista “qualquer relação” entre o consumo da bebida e a tendência a desenvolver “barriga de chope”.
O médico Ramón Estruch, do Hospital Clínico de Barcelona, afirmou que os resultados dos estudos mostram que o consumo moderado de cerveja “ajuda na prevenção de acidentes cardiovasculares, graças aos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios das artérias”.
Além disso, proporciona proteção contra fatores de risco cardiovascular, como diabetes, melhora a pressão arterial, regula o colesterol e previne a arterioesclerose, segundo a pesquisa. Estruch informou que atualmente estão sendo feitas pesquisas para determinar se os benefícios da cerveja com álcool são maiores que os da cerveja “sem”, embora haja indícios de que a primeira tem efeitos mais positivos.
De qualquer forma, Estruch ressaltou a importância de “consumir a cerveja dentro de um padrão de alimentação saudável, preferencialmente a dieta mediterrânea”.
Maria Teresa Fernandez Aguilar, pesquisadora da Agência da Saúde de Valência, informou sobre os efeitos benéficos da cerveja sem álcool para as mães lactantes. Ela citou o estudo que demonstrou que crianças amamentadas por mães que consumiram duas cervejas sem álcool durante a lactação têm menos possibilidades padecer de doenças como câncer e arteriosclerose, devido à transmissão dos componentes antioxidantes de bebida. ”
– Os resultados nos surpreenderam.
Maria Fernandez afirmou que a cerveja sem álcool seria mais recomendável que outras bebidas gasosas com base química.



Diploma exigido para contratação

Agora é obrigatório o diploma de Graduação para jornalistas contratados, seja para cargos comissionados, seja por meio de concurso público, nos poderes Executivo e Legislativo de Fortaleza. A medida foi aprovada pela Câmara Municipal, em redação final, por meio de projeto de lei de autoria da vereadora Magaly Marques (PMDB).
Para valer, a matéria ainda precisa ser sancionada pela prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), que é jornalista por formação, e publicada no Diário Oficial do Município (DOM). No Congresso Nacional, tramita a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 386/09, que restabelece a exigência de nível superior. A expectativa é que seja votada na Câmara dos Deputados em outubro ou novembro deste ano.
Vários estados já aprovaram a exigência de diploma para o exercício profissional dos jornalistas em prefeituras ou governos de estado, como no Rio Grande do Norte (RN), no Rio Grande do Sul (RS), em Santa Catarina (SC) e em Alagoas (AL). A definição não se choca com a determinação do STF, que, em 2009, derrubou a exigência de diploma para o exercício da função. Desde então, a categoria pleteia que a formação acadêmica volte a compor o critério de contratação. (Marcela Belchior)
Fonte Opovo online

Avenidas Aguanambi e Alberto Magno são recapeadas

As avenidas Aguanambi (Bairro de Fátima) e Alberto Magno (Montese) começaram, nesta semana, a ser recapeadas. Para não prejudicar o tráfego e minimizar os transtornos, a ação está ocorrendo no período noturno, a partir das 21 horas.
A aplicação da nova camada de asfalto na Av. Aguanambi será feita desde a Rua Coronel Solon até o viaduto da Av. 13 de Maio, nos dois sentidos, iniciando-se pelo lado da via que vai do Centro em direção à rotatória. No caso da Aguanambi, haverá fresagem, ou seja, o antigo asfalto será retirado da via para a nova camada ser aplicada.
A Av. Alberto Magno também será recapeada. Nela, o trabalho ocorrerá entre as ruas Damasceno Girão e Professor Teodorico. Outra importante via de acesso ao Centro da cidade passando pelo bairro Montese já foi recuperado: o recapeamento da Av. Gomes de Matos foi concluído nesta semana, da Rua César Rosas até a Av. Eduardo Girão. No total, 31 equipes da Usina de Asfalto de Fortaleza estão trabalhando em vias de várias áreas da cidade

GESTÃO ROBERTO PESSOA REGISTRA MAIS DE 14 MIL EMPREGOS FORMAIS

A conquista está contabilizada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged do Ministério do Trabalho e Emprego. Em 2011, de janeiro a agosto, já foram criados 1.915 empregos formais na Cidade, sendo 496 somente no mês passado. ATRAÇÃO DE EMPRESAS - A expansão do mercado de trabalho na Cidade teve a contribuição do Programa de Atração de Empresas da Prefeitura que trouxe, entre 2005 e 2011, mais de 140 companhias de diversos segmentos para Maracanaú, que representam cerca de R$ 1 bilhão em investimentos. Para receber os incentivos fiscais e apoio, a Prefeitura passou a exigir das empresas atraídas que destinem pelo menos 80% dos empregos criados aos moradores de Maracanaú, sendo metade deste percentual para pessoas com idade entre 18 e 29 anos. CERCA DE 27 BAIRROS BENEFICIADOS COM OPERAÇÃO “CIDADE LIMPA E BEM CUIDADA”A Prefeitura de Maracanaú está revitalizando diversas áreas com a operação “Cidade Limpa e Bem Cuidada”. Cerca de 27 bairros receberam os serviços de capinagem, pintura de meio fio, polda de árvores, retirada de entulho, além da intensificação da coleta de lixo, com dias e horários já agendados. Os bairros beneficiados são: Jardim Bandeirante, Menino Jesus de Praga, Distrito de Pajuçara, Boa Esperança, Alto Alegre I, Alto Alegre II, Jardim Maravilha, Novo Oriente, Acaracuzinho, Jaçanaú, Parque Tijuca, Jari, Siqueira, Santo Sátiro, Novo Maracanaú, Coqueiral, Piratininga, Timbó, Colônia Antonio Justa, Alto da Mangueira, Horto Florestal, Olho d´água, Bela Vista, Maracananzinho, Residencial Maracanaú, Luzardo Viana e Mucunã. A operação “Cidade Limpa e Bem Cuidada” atua no sistema de mutirão, selecionando moradores dos próprios bairros, que recebem pelo trabalho um salário mínimo.
 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS
 
A Prefeitura de Maracanaú promove, a partir desta quarta-feira, dia 21, ciclo de palestras nas escolas da Cidade voltado para a temática ambiental. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente - Semam fazem visitas às unidades de ensino públicas e privadas, levando conhecimento e conscientização quanto à importância da preservação em nosso Município, para alunos e professores. São abordados temas como impacto ambiental, importância do uso racional dos recursos hídricos, reciclagem e coleta seletiva. As atividades acontecerão até o próximo dia 29, sempre no período da manhã, a partir das 10 horas, e, à tarde, a partir das 14 horas. Confira a relação das escolas no endereço:
www.maracanau.ce.gov.br
 ARTESANATO EM EXPOSIÇÃO Os participantes do Programa Artesanato de Maracanaú estarão expondo e comercializando seus artigos na Capela do Hospital de Maracanaú, durante o novenário e festejos de Santa Terezinha, que acontecerão do dia 23 de setembro a 1° de outubro. Os artigos serão expostos à venda das 18 às 22 horas. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3401.8001.

Semace: Fortaleza tem 20 pontos próprios para banho

Dos 31 pontos de praia monitorados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), 20 estão próprios para banho, de acordo com boletim divulgado nesta sexta-feira (23).
O resultado se refere às últimas cinco análises de água realizadas pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia no período de 22 de agosto a 20 de setembro.
A maioria dos pontos próprios foi constatada na área que vai do Caça e Pesca até o Farol, com apenas um ponto fora dos padrões adequados para banho.
Os outros pontos de amostragem são divididos nos setores Centro, começando no Iate Clube e indo até a Indústria Naval do Ceará (Inace); e Oeste, o qual abrange desde o Marina Park Hotel até a Barra do Ceará.
Pontos próprios:
Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Início da Rua Ismael Pordeus
Farol
Iate
Mucuripe
Edifício Arpoador
Diários (Ponta Mar Hotel)
Ideal Clube
Ed. Vista del Mare
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
INACE (Indústria Naval do Ceará)
Marina Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes
Pontos impróprios:
Barraca Beleza
Estátua de Iracema
Volta da Jurema
Kartódromo
Início da Av. Pasteur
Colônias
Horta
Início da Rua Lagoa do Abaeté
Goiabeiras
Barraca Big Jeans
Barra do Ceará

19 de setembro de 2011

Secretaria de Fortaleza abre inscrições para estágio remunerado

A Secretaria de Finanças de Fortaleza (Sefin) faz seleção para estágio remunerado em diversas áreas. São no total 25 vagas, sendo três para Administração, quatro para Ciências Contábeis, uma para Biblioteconomia, sete para Informática, quatro para Ciências Econômicas, uma para Telecomunicação, uma para Publicidade e Propaganda, cinco para Geografia e três para Estradas.
As incrições são presenciais e vão até o dia 26 de setembro. Os candidatos devem ir até o prédio anexo da Sefin, que fica na Rua General Bezerril, 730, no Bairro Centro, e apresentar currículo com comprovantes, cópia da carteira de identidade, CPF e da carteira de reservista (para candidatos do sexo masculino), duas fotos 3x4, comprovante de residência, histórico escolar atualizado e comprovante de matrícula devidamente assinados pelo coordenador do curso.
Para participar da seleção, os estudantes devem comprovar que estão cursando o quarto semestre ou que possuem 80 créditos no histórico escolar. Também devem ter índice de rendimento nas disciplinas cursadas igual ou maior que seis, não possuir mais do que duas reprovações e estar cursando no máximo o sétimo semestre.
A seleção é composta por duas fases: a primeira, análise da documentação que foi entregue, e a segunda, entrevista com os que passaram na primeira etapa. O programa de estágio tem duração de um ano, e pode se estender por mais um ano. A carga horária é de vinte horas semanais e a bolsa é de R$ 350,00 com auxílio transporte.

Médicos da Santa Casa de Fortaleza entram em greve e param operações

Médicos da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza entraram em greve nesta segunda-feira (19). Médicos cirurgiões e anestesistas reclamam da tabela de pagamentos do Sistema Único de Saúde, alegando que está defasada. “Além de ser uma remuneração ainda muito pequena, não cobre o mês todo. Então, nos dias 20, 21 e 22 os médicos praticamente param e passam o resto do mês sem operar”, afirma José Maria Pontes, presidente do sindicato dos médicos.
A Secretaria de Saúde do Estado informou que não tem um prazo para reajustar a tabela de preços de serviços do SUS. Já a secretaria de Saúde de Fortaleza informou que o repasse de dinheiro para a Santa Casa está em dia e que a paralisação pode ser considerada um rompimento de parceria.
Com a greve, estão suspensas as cirurgias agendadas e que não oferecem risco. Com isso, os médicos dizem que, em média, cerca de 40 cirurgias deixam de ser feitas todos os dias.
De acordo com os médicos, o problema já foi levado para a Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado e cada um teria se comprometido a complementar a tabela do SUS com R$ 40 mil todos os meses. Segundo os médicos, o dinheiro está sendo pago, mas eles garantem que a quantia ainda é insuficiente. “Os médicos querem sentar com Estado e Município para ver quanto é necessário para cobrir o mês todo”, explica José Maria Pontes.
Outra reclamação dos médicos da Santa Casa é o orçamento destinado para o hospital, de R$ 1,2 milhão, que afirmam ser insuficiente. O reajuste foi feito, mas, segundo o provedor da Santa Casa, Luiz Marques, foi insignificante. “Nós tínhamos um contrato com o Município de 2006 a 2008. Firmamos um contrato de 2008 a 2010. Esse contrato sofreu aumento de 2% apenas”, afirma.
Com isso, alega Marques, a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza acaba dependendo mais do SUS. “Na medida em que esses procedimentos não são devidamente remunerados a gente vive estrangulado e cada vez mais dependendo da generosidade do povo cearense”, declara Luiz Marques.

Projeto quer feriados de meio de semana adiados para as sextas-feiras

A Comissão de Educação do Senado incluiu na pauta desta semana um projeto que está para ser votado em caráter terminativo: o que estabelece que os feriados que caírem durante a semana sejam adiados para as sextas-feiras seguintes. O texto ressalva os feriados estaduais e municipais, além dos dias 1º de janeiro, 7 de setembro e 25 de dezembro. Os feriados que estiverem previstos para sábados e domingos também não precisarão ser adiados.
O relator da matéria, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), deu parecer favorável ao projeto com a inclusão de emenda do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) que propõe que os feriados de 12 de outubro e Corpus Christi também não tenham as comemorações adiadas.
Se o texto for aprovado com a emenda, terá que retornar à Câmara dos Deputados.
(Com Agência Senado)

STF decidirá se prefeitos podem receber 13ª salário

Está em discussão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) uma causa destinada a fazer barulho: prefeitos e vice-prefeitos têm direito a ganhar, além do subsídio, outros tipos de remuneração, como décimo terceiro e férias?
A prefeitura de Alecrim (RS) recorreu ao STF para garantir o dinheirinho a mais depois de perder no Tribunal de Justiça gaúcho.
Os ministros vão decidir se a futura sentença do caso de Alecrim se estenderá aos quase 6.000 municípios brasileiros.
(Radar – Veja)

Hotéis estão com quase 100% dos quartos reservados para Rock in Rio

O Rock in Rio está movimentando o setor hoteleiro da cidade. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ ), a média total de ocupação hoteleira na cidade é de 98,09%. O festival começa no próximo dia 23.
A região mais procurada é o Centro, onde quase 100% das opções de hospedagem já foram reservadas. No Leme e em Copacabana, na Zona Sul, 99,80% dos hotéis estão ocupados.
Na Barra da Tijuca, onde o festival acontece, e em São Conrado, 98,33% dos quartos estão ocupados. Já os hotéis dos bairros do Flamengo e Botafogo estão com 96,75% de ocupação, enquanto Ipanema e Leblon registram o mesmo percentual, mas de reservas.

Quem não conseguir reservar um quarto de hotel, pode alugar um apartamento por temporada. Mas não será muito barato nem muito perto do local do festival.
´Bairros próximos ao palco do Rock in Rio como Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Vargem Pequena não têm tradição de aluguel de imóveis por temporada, por isso, as poucas ofertas já estão ocupadas´, diz o representante do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ), Laudimiro Cavalcanti.

Ele explica que ainda existem apartamentos para alugar para a temporada do festival do rock em bairros como Copacabana e Botafogo, onde a oferta é grande. Mas como a demanda aumentou com a proximidade da festa, os preços também aumentaram.
´Já estão cobrando R$ 4 mil por 15 dias num apartamento de quarto e sala em Copacabana. Esse preço, em períodos em que não há esse tipo de evento, é cobrado por um mês.´

Grandes eventos
O vice-presidente de Locações do Secovi Rio (Sindicato da Habitação), Antonio Paulo Monnerat, concorda que a rede hoteleira não tem comportado a demanda em grandes eventos e diz que o aluguel por temporada é um nicho de mercado em plena ascensão.
´Este ano, além do réveillon e do carnaval, temos o Rock in Rio. Mas o calendário de eventos para os próximos anos é grande e o mercado vai esquentar´, disse ele citando a Rio + 20 (Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável ) no ano que vem; a Jornada da Juventude Católica, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014, o aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro, em 2015, e as Olimpíadas em 2016.
Fonte:G1

Governo ampliará o Bolsa Família

Brasília - A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, vai anunciar hoje (19) uma ampliação no número de pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família, principal programa de transferência de renda lançado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Entre as propostas está a de aumentar de três para cinco o limite de filhos beneficiados por família.
O ajuste no Bolsa Família tem o intuito de alinhar o programa de Lula ao Brasil sem Miséria, linha mestra da proposta social do governo da presidenta Dilma Rousseff. O impacto da medida ainda não foi anunciado. A meta, de acordo com o governo, é que, até o final de 2013, o Bolsa Família possa beneficiar 1,2 milhão a mais de crianças e adolescentes.
O governo trabalha com dados do Censo 2010 que apontou um perfil bastante jovem da população em situação de pobreza extrema no Brasil. De acordo com o levantamento, 40% da população extremamente pobre no país tem até 14 anos.
A ampliação não vai incluir o aumento dos valores pagos pelo programa, apenas do número de beneficiadoss. Atualmente, cada família recebe R$ 32 por filho.
Atualmente, 12 milhões de famílias recebem o benefício que se destina a lares com renda per capita de até R$ 70 - consideradas famílias em situação de extrema pobreza - e entre R$ 70,01 e R$ 140 - famílias consideradas pobres.
Para receber o benefício, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único, com os dados atualizados, além de cumprir uma série de contrapartidas nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Pilhas e baterias têm destino certo

Você já deve ter se flagrado jogando aquelas pilhas falhas da lanterna ou a bateria da câmera fotográfica no lixo, ali mesmo, no depósito da cozinha. Você não é o único. O problema é que esses, aparentemente, inofensivos objetos são compostos de metais pesados altamente tóxicos e não-biodegradáveis, como cádmio, chumbo e mercúrio. Ao ser eliminado sem os devidos cuidados, os componentes podem vazar e contaminar o solo e cursos d´água, o que pode trazer prejuízos à flora e à fauna.
De olho nesse problema, algumas lojas no Ceará, especialmente aquelas que trabalham com equipamentos eletrônicos, disponibilizam em seus estabelecimentos depósitos de coleta para pilhas e baterias. Esses objetos, posteriormente, são encaminhados a locais onde são devidamente tratados, sem riscos de contaminar a natureza. Em todas as filiais da Ibyte, por exemplo, existem lixeiras para a coleta desses equipamentos.
Direcionamento
Após recolher 500 quilos desses materiais, eles são direcionados à Reciclo Ambiental, empresa paulista que faz a coleta e seleção dos objetos. Depois dessa fase, eles vão para a Suzaquim, responsável pela limpeza e tratamento, onde esse lixo eletrônico é transformado em sais e óxidos metálicos.
A aposentada Dejanira Barros ainda está tentando adaptar-se às atitudes ecológicas, com o incentivo da filha. “Lá em casa, eu ainda separo o orgânico, mas minha filha é quem vai juntando as pilhas para depositar no lugar certo”, relata. (DB)
(Fonte Diário do Nordeste)