ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

3 de fevereiro de 2011

Denúncias de violência contra a mulher, cresce 128%

O Ligue 180, serviço da Secretaria Nacional de Política para as Mulheres, contabilizou em 2010 um aumento de 128% no total de denúncias de violência contra a mulher em relação ao registrado no ano anterior. De acordo com os dados da Central de Atendimento à Mulher, foram 615.791 registros entre janeiro e outubro do ano passado – últimos dados disponibilizados -, contra 269.258 casos no mesmo período de 2009.
O balanço do Governo federal aponta que as denúncias foram feitas, em sua maioria, por mulheres com idades entre 20 e 49 anos, casadas e com Ensino Médio completo. Desse grupo, 84,7% têm filhos, sendo que 17% deles foram agredidos junto com a mãe e 67% estavam presentes quando a mãe foi violentada.
Segundo a coordenadora da Central de Atendimento à Mulher Ana Paula Gonçalves, a divulgação do serviço faz com que as mulheres passem a procurar mais a central. “As pessoas têm conhecimento [da central] e acabam sendo influenciadas a ligar. O serviço é de utilidade pública de emergência”.
O atendimento, feito por 160 atendentes – todas mulheres – é concentrado em Brasília (DF). Segundo Ana Paula, todas as funcionárias são treinadas e instruídas sobre a lei Maria da Penha (11.340/06) e sobre violência doméstica. “É uma ligação que não tem tempo pré-determinado. À medida que a atendente verifica a demanda da mulher, direciona aos serviços próximos à residência dela”.
A coordenadora conta ainda que, paralelamente, aos atendimentos, é feito um levantamento dos serviços que as mulheres mais precisam. Em todo o país há 388 delegacias especializadas em violência contra a mulher.
Todos os dias
O levantamento aponta que, de um total de 95.549 denúncias de violência, 69% foram feitas pelas mulheres contra os parceiros atuais ou ex-companheiros. O estudo também mostra que 57,7% das denunciantes são agredidas todos os dias.
Dos relatos colhidos na Central 180, 55.918 foram sobre violência física, 24.663 sobre violência psicológica, 11.323 sobre violência moral e 2.017 sobre violência sexual. O Estado que mais recebeu denúncias foi São Paulo, com 87.088 relatos. O segundo no ranking foi a Bahia, com 58.413 atendimentos. Em terceiro lugar ficou o Rio de Janeiro, com 45.019 chamados.
Fonte: hojeemdia.com

Sem mandato, ex-deputado federal é preso por assassinato

Quarenta e oito horas depois do fim da sua imunidade parlamentar, o ex-deputado federal Francisco Tenório (PMN) - que não conseguiu se reeleger - foi preso na madrugada desta quinta-feira em Brasília e transferido nesta manhã para a capital alagoana. Ele é acusado de assassinar o cabo da Polícia Militar José Golçalves, em um posto de combustíveis no bairro da Serraria, parte alta de Maceió, há 15 anos. A morte teria sido resultado de um consórcio entre deputados.
Francisco Tenório responde ainda a quatro processos, em segredo de Justiça. Em 2007, foi indiciado pela Polícia Federal por desviar R$ 300 milhões da folha de pagamento do legislativo estadual. Também foi indiciado por formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro e crime contra o sistema financeiro nacional. Os advogados do ex-deputado ainda não se pronunciaram sobre a prisão, solicitada pelo Ministério Público.
Outro ex-deputado, João Beltrão (PMN), barrado na lei da Ficha Limpa, também pode ser preso por responder pela morte do cabo Gonçalves. O deputado estadual Antônio Albuquerque (PT do B) também foi acusado de ser o autor intelectual, mas conseguiu se eleger. Os dois chegaram a ser presos pela Operação Resugere, da Polícia Civil, em 2009, acusados de pistolagem, mas acabaram soltos.
Albuquerque e Beltrão chegaram a ser presos pela Operação Resugere, da Polícia Civil, em 2009, acusados de pistolagem, mas acabaram soltos.
Fonte: Terra

Preços dos alimentos atingem maior nível em 20 anos

Os preços mundiais dos alimentos atingiram novo recorde histórico no mês de janeiro, segundo divulgou nesta quinta-feira (3) a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O índice da FAO para os preços dos alimentos, que analisa mensalmente um conjunto de produtos básicos e suas variações e preços em nível global, apontou um aumento de 3,4% em relação a dezembro de 2010.
Com isso, o índice atingiu 231 pontos. “Se trata do nível mais alto desde que a FAO começou a calcular os preços dos alimentos em 1990. Os preços de todos os grupos de produtos básicos controlados registraram fortes altas em janeiro, com exceção para os da carne, que se mantiveram estáveis”, informou a organização em seu comunicado.
O preço dos cereais aumentou 3% em relação a dezembro e alcançou o valor mais alto desde julho de 2008, período da chamada crise dos alimentos, devido a fortes altas de seus preços. Os produtos lácteos apresentaram valorização de 6,2%, mas ainda 17% abaixo do recorde de novembro de 2007. O açúcar, com preços recordes, subiu 5,4%.
“Os novos dados mostram claramente que a pressão de alta dos preços mundiais dos alimentos não diminui”, avaliou o economista da FAO e especialista em cereais Abdolreza Abbassian. Segundo ele, os preços elevados tendem a persistir nos próximos meses.
Da Agência Brasil

2 de fevereiro de 2011

Afundamento em asfalto provoca bloqueio em trecho do Centro

Na tarde desta quarta-feira, 2, um afundamento no asfalto provocou o bloqueio de uma das faixas da avenida Duque de Caxias, no sentido Aldeota/Centro, próximo ao cruzamento com a rua Barão do Rio Branco.
De acordo com a Prefeitura, a Secretaria do Centro, está executando uma obra no local para recuperar o trecho. Em nota, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), pede atenção dos motoristas, pois a pista está mais estreita, com apenas uma faixa liberada para o fluxo.
Fonte: O POVO Online

Autoestima aumenta na terceira idade

A expectativa e qualidade de vida para pessoas acima dos 60 anos tiveram um aumento considerável nos últimos anos. A população envelhece com atividade social ativa e, conseqüente, cuidados com aparência também têm se intensificado. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Francisco José Fontenele Bezerra, a cirurgia plástica em pessoas da terceira idade tem crescido nos últimos anos, mostrando que beleza não tem idade. “Hoje, a maior perspectiva de vida tem ocasionado o aumento da procura por pessoas com mais idade, todos querem estar bem.” Conta
O cirurgião explica que a partir dos 60 anos não é possível ter um resultado positivo apenas com aplicação de botox e com a prevenção com tratamentos estéticos e cremes. “por isso a intervenção cirúrgica na face é tão procurada nessa faixa etária,” esclarece.
A cirurgiã plástica, Cláudia Rodrigues, esclarece que para as pessoas na terceira idade, a maior procura é para cirurgiã de pálpebras e face. Segundo ela, após a cirurgia, é possível ter uma pele mais jovem por 10 a 12 anos. “A cirurgia facial trabalha as estruturas mais profundas da pele. Depois é recomendado fazer hidratação, limpeza de pele, preenchimento,” diz.
O Dr. Francisco José ressalta que as cirurgias por todo o corpo também são bastante procuradas por pessoas nessa idade. “Hoje o paciente quer se sentir bem, independe em que fase da vida ele está”.
Uma fonte que não quis ser identificada conta que aplicou uma prótese de 260 ml nos seios aos 58 anos. Para ela, esse foi um resgate para autoestima. “Me senti mais bonita e o resultado foi aprovado por minha família,” conta.
Riscos
Sobre os riscos da cirurgia, Dr. Francisco José assegura que eles são os mesmo para todas as idades. “É preciso que todos os exames sejam feitos e o paciente não tenha nenhuma problema grave de saúde. Dessa forma, as chances de alguma coisa sair errada são muito baixas”.
Segundo ele, o pós-operatório para pacientes a partir dos 60 anos é mais tranquilo do que o de pessoas mais jovens. “Essas pessoas são mais cuidados, tem menos compromissos do que pessoas de 30 anos, e isso ajuda na recuperação”, esclarece o cirurgião.
Fonte: o Estado

74% dos brasileiros já sofreram discriminação em Portugal

Dos brasileiros que vivem em Portugal, 74% disseram já terem sido vítimas de discriminação por motivos de etnia ou por serem imigrantes e 10% afirmam terem sido discriminados nos últimos 12 meses por diferentes motivos, como idade, sexo e religião. Os dados são de um relatório publicado nesta quarta-feira pela Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA) sobre discriminação nos países da União Europeia (UE). A pesquisa entrevistou 23.500 imigrantes e pessoas pertencentes a minorias étnicas dos 27 países-membros da UE, em 2008.
Segundo o estudo, o fato de pertencer a uma minoria étnica ou de ser imigrante foi o motivo mais habitual de discriminação múltipla nos países da UE de acordo com os entrevistados (93%, tanto entre homens como entre mulheres), seguida da religião (72% no caso dos homens e 56% entre as mulheres) e o sexo (24% e 44%, respectivamente).
Pessoas pertencentes a "minorias visíveis", ou seja, que têm um aspecto físico diferente do resto da população, se sentem discriminadas com maior frequência e por um número maior de motivos, como idade, sexo e religião, comparadas com as de outras minorias.
Os homens jovens imigrantes, por exemplo, tendem a sofrer níveis superiores de discriminação, segundo a pesquisa. A população cigana e a de origem africana têm "mais probabilidade" de sofrer discriminação do que as pessoas procedentes da antiga Iugoslávia, de origem russa e os oriundos da Europa Central e Oriental, aponta o relatório.
Os resultados mostram que um em cada quatro entrevistados pertencentes a minorias étnicas ou imigrantes na UE afirma ter se sentido discriminado por dois ou mais motivos durante os 12 meses anteriores à enquete, entre esses, 28% eram norte-africanos, 18% subsaarianos, 16% ciganos e 15% turcos. No caso dos imigrantes originais dos Bálcãs ou dos países do centro da Europa, os números ficam abaixo dos 9%.
O relatório também destaca que os fatores socioeconômicos, como um baixo nível de renda, "podem aumentar a experiência de discriminação múltipla".
Neste sentido, o diretor da FRA, Morten Kjaerum, destacou a necessidade de que a legislação europeia introduza o conceito de "discriminação múltipla" para "melhorar a correspondência entre a Justiça e as complexas experiências cotidianas de discriminação sofridas por uma pessoa".
A maioria dos tribunais europeus abordam unicamente um motivo de discriminação por caso, de modo que "fica mais difícil (para as vítimas) apresentar seu caso em um tribunal e receber compensação por vários tipos de discriminação sofridos", assinalou Kjaerum em comunicado.
Fonte: UOL

esgoto a céu aberto no bairro Cristo Redentor

"Problema que incomoda morados das ruas Professor José Bonifácio, esquina com Raimundo Magalhães, já foi solicitado à Cagece desde a quarta-feira da semana passada que enviasse uma equipe para sanar o vazamento no sistema de esgoto das ruas citadas acima, mas até agora infelizmente a Cagece não atendeu nossas solicitações. Esse vazamento está emitindo um odor insuportável, sem falar dos insetos que podem causar doenças aos moradores".
Portal Verdes Mares

Inscrições para programa Cozinha Popular começam na próxima segunda

O programa Cozinha Popular, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), abre inscrições a partir da próxima segunda-feira, 7. O programa oferece capacitação, a partir da produção e comercialização de refeições caseiras, as tradicionais quentinhas. De acordo com a SDE, a iniciativa é voltada para mulheres chefes de família, desempregadas, residentes em comunidades com vulnerabilidade social.
No curso, são oferecidas aulas sobre gerenciamento de negócios, produção e venda de alimentos. O cardápio, elaborado por nutricionistas e engenheiros de alimentos, é produzido na casa das empreendedoras, que recebem empréstimo de R$ 1.980 para investir em equipamentos e/ou reformas. As empreendedoras dispõem de carência de dois meses para devolução do empréstimo, podendo ser pago em oito parcelas, sem juros.

Serviço: Lançamento Cozinha Popular 2011
Inscrições: 07 a 11 de fevereiro
Hora: 8 às 17 horas
Local: sede da SDE (avenida Aguanambi, 1770 - Bairro de Fátima)
Fonte:O POVO Online

1 de fevereiro de 2011

Balão intragástrico é opção para quem não quer fazer cirurgias de obesidade

A principal vantagem deste procedimento, em relação às demais cirurgia de obesidade, é que praticamente não há riscos.
O percentual de obesos no mundo cresce a cada ano, China e Estados Unidos, lideram as pesquisas do número de pessoas que sofrem com o excesso de peso. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população adulta brasileira está acima do peso, cerca de 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos.
Muito mais do que uma preocupação estética, a obesidade, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo, provoca uma predisposição maior a doenças, como problemas de coração, diabetes, sem contar que pessoas com este problema têm uma expectativa de vida menor do que uma outra de peso normal.
Para combater este mal, que na maioria das vezes é causada pela falta de exercícios e alimentação inadequados, especialistas e estudiosos desenvolveram novas técnicas terapêuticas. Um tratamento que vem sendo recomendado por alguns especialistas é o balão intragástrico, realizada por endoscopia, que é um tratamento não cirúrgico.
Esta opção de tratamento para obesidade utiliza uma prótese de silicone com formato esférico, que possui uma superfície lisa e apresenta uma válvula por onde é insuflada dentro do estômago do paciente. “A presença do balão dentro do organismo provoca uma sensação de saciedade de forma precoce, diminuindo o volume na alimentação.”, destaca o Dr. Antonio Celso Moraes, que é especialista em cirurgia digestiva, gastroenterologia e nutrologia.
Segundo o especialista, o método pode ser utilizado em qualquer paciente que busque emagrecimento, e não queira usar medicamentos e nem submeter-se a uma cirurgia. “Os pacientes podem estar com 15 a 20 kg acima do peso ou muito acima disso. Mas, antes é necessário que a pessoa que queira se submeter ao tratamento passe por uma avaliação de perfil emocional e nutrologica, além de exames como endoscopia previa e de sangue rotineiros.”, destaca Moraes.
O procedimento é realizado em ambiente hospitalar, o paciente é submetido a uma sedação anestésica, e através da endoscopia, coloca-se o balão no estomago. Em média o processo dura cerca de 20 minutos. “É importante salientar que o balão tem baixíssimo risco, pode provocar apenas náuseas e vômitos nos primeiros dias.”, destaca o especialista que é titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e da Federação Internacional de Cirurgia de Obesidade.
No pós-cirúrgico o paciente terá que se submeter a uma dieta especial, nos primeiros dias líquidos para adaptação, depois pastosos, depois retorna alimentação normal, porém com menor quantidade. “Existe a necessidade de uma reeducação alimentar com uma dieta fracionada. o balão é coadjuvante ao tratamento, pois é importante a mudança comportamental, melhorar os hábitos alimentares, fazer exercício físico, tratar distúrbios hormonais que possam existir, entre outras atitudes.”, alerta Dr. Antonio Celso Moraes.
O paciente fica com o balão intragástrico em média por oito meses e o procedimento de retirada é tão simples quanto a colocação, também por endoscopia. Este tratamento só é recomendado para pessoas com mais de 15 anos.
Hoje já é possível realizar procedimentos como este parcelando o pagamento, pois muitos especialistas trabalham com empresas que prestam serviço de assessoria administrativa e financeira e facilitam para quem não pode pagar a vista. No Centro Nacional de Cirurgia Plástica, por exemplo, o paciente poderá pagar o procedimento com balão intragástrico em até 36x.
Mais informações no site: www.plasticaparcelada.com.br.

Igreja de Nossa Senhora de Fátima é reformada

Famosa pelas missas do dia 13, a Igreja Nossa Senhora de Fátima (av. 13 de Maio, em Fortaleza), com 50 anos de existência, passa por reforma. Neste primeiro momento, a restauração acontece na parte interna, que já está quase concluída, faltando reparos nos bancos.
A segunda etapa já foi iniciada, com reforma da parte externa do templo. Neste momento, os ladrilhos danificados são substituídos, além da restauração dos vitrais e da cruz, que fica em cima da igreja.
Segundo o pároco da igreja, padre  Francisco Ivan de Souza, a reforma, além de deixar a Igreja mais bonita, é uma demonstração de cuidado com os fiéis que visitam o local.
De acordo com o responsável pelas obras na Igreja, Euclides Lopes da Silva, as obras devem terminar em 45 dias.
Com informações do Diário do Nordeste

Volume dos açudes aumenta com as recentes chuvas

Devido às intensas chuvas que têm caído em algumas regiões do Ceará, o volume de alguns açudes monitorados pela Cogerh, teve um significativo aumento. Nesta terça-feira (1º) a Companhia monitora em parceria com o Dnocs, 134 reservatórios, o último incluído no programa de gerenciamento das águas do Ceará foi o Taquara, com capacidade de 320.784.516m³ e que fica localizado no município de Cariré.
O Tijuquinha, continua sangrando desde o dia 25 de janeiro e o volume acumulado em todos os reservatórios é de 10.752.582.757m³, o que representa 59,21% da capacidade total do Estado que é de 18.159.750.868m³.  Seis reservatórios já estão com a sua capacidade acima de 80%: Na Bacia do Salgado temos o Açude Prazeres em Barro, com 88,15%, Bacia do Banabuiú, Curral Velho em Morada Nova, com 82,54%, Bacia do Acaraú, Acaraú Mirim, em Massapê com 87,94%, Bacia do Parnaíba, Cupim, em Independência, com 85,92% e  Jaburu I em Ubajara com 83,69%. Na Bacia do Litoral São Pedro Timbaúba, com 82,10%.
Nas Bacias Metropolitanas temos o Gavião em Pacatuba, com 93,01% e o Açude Tijuquinha com 100,79% e ainda na Bacia do Banabuiú, o Quixeramobim que está com 93,42% de sua capacidade.
Veja o Quadro Demonstrativo das 11 Bacias que compõem o Estado do Ceará e o seu volume atual:
Bacia Alto Jaguaribe – 67,89%
Bacia do Salgado – 56,26%
Bacia do Banabuiú – 57,65%
Bacia Médio Jaguaribe – 62,83%
Bacia Baixo Jaguaribe – 78,76%
Bacia Acaraú – 51,39%
Bacia Coreaú – 48,84%
Bacia Curu – 48,61%
Bacia Parnaíba – 60,57%
Bacias Metropolitanas – 47,52%
Bacia Litoral – 51,53%
Da Assessoria de Imprensa da Cogerh

31 de janeiro de 2011

Ceará praticamente liquida suas dívidas trabalhistas

Na tarde desta segunda-feira (31), o presidente Evandro Leitão e o Departamento Jurídico do Ceará Sporting Club, através de seu diretor Jocélio Alves, anunciaram uma notícia importante para o futuro do clube.
Trata-se do acordo dos últimos processos trabalhistas contra o Ceará Sporting Club que estavam nas mãos do advogado Alexandre Borges. Com esse acordo, a partir do próximo jogo, haverá somente um desconto referente a dois processos vinculados ao salário mínimo. Por conta disso, no final de 2011, a dívida que inicialmente era de R$ 9 milhões ficará somente R$ 400 mil a serem pagos em 2012.
“Essa é a maior conquista que a nossa gestão obteve nesses três anos. Hoje mostramos que, com trabalho e organização, podemos chegar aos resultados esperados. Após várias negociações, chegamos aos denominador e as dívidas do Ceará estão totalmente equacionadas. Findando nosso mandato, não deveremos nada”, disse Evandro.
Com informações do cearasc.com

Exercícios físicos podem melhorar memória de idosos

DA FRANCE PRESSE
A prática regular de exercícios físicos moderados durante um ano pode aumentar o tamanho do hipocampo cerebral em adultos com mais de 55 anos, proporcionando um aumento da memória espacial, segundo um novo estudo.
O hipocampo é a área do cérebro responsável pela formação de todos os tipos de memória.
O estudo, conduzido por pesquisadores das universidades de Pittsburgh, Illinois, Rice e Ohio State, foi publicado na revista especializada "Proceedings of the National Academy of Sciences".
"Os resultados de nossa pesquisa são particularmente interessantes por sugerirem que mesmo modestas quantidades de exercício podem fazer com que adultos idosos sedentários registrem melhora substancial da memória e da saúde do cérebro", explica Art Kramer, diretor do Beckman Institute na Universidade de Illinois e principal autor do estudo.
"Estas melhorias têm implicações importantes para a saúde de nossos cidadãos e para o aumento da população idosa em todo o mundo", acrescenta.
Para seu projeto, os cientistas convocaram 120 idosos sedentários sem qualquer sinal de senilidade e divididos ao acaso em dois grupos. O primeiro começou a praticar um regime de exercícios leves, como caminhar 40 minutos por dia, três vezes por semana. O segundo manteve apenas atividades como alongamento e exercícios de tonificação muscular.
Os resultados mostram que o grupo que praticou a atividade aeróbica registrou um aumento do volume do hipocampo nos dois lados do cérebro (2,12% no esquerdo, 1,97% no direito).
As mesmas regiões do cérebro dos participantes que ficaram no grupo dos exercícios de alongamento sofreram um aumento de 1,4% e 1,43%, respectivamente.
"Estamos acostumados a achar que a atrofia que ocorre no hipocampo no fim da vida é praticamente inevitável", diz o autor. "Mas nós mostramos que mesmo exercícios moderados durante um ano podem aumentar o tamanho desta estrutura. O cérebro nesta fase permanece maleável".

Desviados itinerários de ônibus no Bairro de Fátima

Em virtude da realização de obras da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) no cruzamento das avenidas Eduardo Girão com Dep. Oswaldo Studart, estão sendo desviados os itinerários das linhas Antônio Bezerra/Albert Sabin (088), Siqueira/Mucuripe/Br. de Studart (099), Aeroporto/Benfica (404), Bairro de Fátima (501), Av. 13 de Maio I (503) e Av. 13 de Maio II (504).
Linha Antônio Bezerra/Albert Sabin (088)

Quando trafegar no sentido Albert Sabin/Antônio Bezerra: Av. Dep. Oswaldo Studart, Rua Dr. Alfredo Weyne (retorna, Av. Dep. Oswaldo Studart, Rua Dr. Alfredo Weyne, Rua Gen. Silva Júnior, Rua Min. Joaquim Bastos e segue o itinerário vigente.
Linhas Siqueira/Mucuripe/Br. de Studart (099) e Av. 13 de Maio I (503)

Quando trafegarem no sentido Oswaldo Studart/Pontes Vieira: Av. Dep. Oswaldo Studart, Av. Eduardo Girão, Rua Min. Joaquim Bastos, Rua Paula Rodrigues, Av. 13 de Maio e seguem o itinerário vigente.
Linha Siqueira/Mucuripe/Br. de Studart (099)

Quando trafegar no sentido Mucuripe/Siqueira: Av. Pontes Vieira, Rua Juvenal de Carvalho, Rua José Euclides, Rua Dom Sebastião Leme, Rua Bonfim Sobrinho, Av. Dep. Oswaldo Studart, Rua Min. Joaquim Bastos, Rua Gen. Silva Júnior, Av. Eduardo Girão, Av. Dep. Oswaldo Studart e segue o itinerário vigente.

Aeroporto/Benfica (404)

Quando trafegar no sentido Aeroporto/Benfica: Av. Dep. Oswaldo Studart, Rua Dr. Alfredo Weyne (retorna), Av. Dep. Oswaldo Studart, Rua Dr. Alfredo Weyne, Rua Gen. Silva Júnior, Av. Eduardo Girão e segue o itinerário vigente.
Linhas Bairro de Fátima (501) e Av. 13 de Maio II (504)

Quando trafegarem no sentido Bairro/Centro: Av. Dep. Oswaldo Studart, Rua Dr. Alfredo Weyne (retorna), Av. Dep. Oswaldo Studart, Rua Dr. Alfredo Weyne, Rua Gen. Silva Júnior, Rua Graciliano Ramos e seguem o itinerário vigente.

O POVO Online

Chuvas afastam público do Parque do Cocó

O coronel Roosevelt de Alencar, comandante da Polícia Militar Ambiental (CPMA), confirma uma constatação que pode ser feita na prática: devido à pré-estação chuvosa, o número de pessoas que frequentam a trilha do Parque do Cocó tem diminuído.
“A gente acredita que a chuva dificulta a caminhada e a corrida”, aponta o coronel, acrescentando que há segurança na trilha ao longo das 24 horas do dia, com 27 homens da Polícia Ambiental. A situação fica ainda mais complicada quando o caminho do parque é completamente alagado.
As águas de janeiro não atrapalharam o passeio da família do empresário João Bosco, 41. Com a mulher Márcia Gomes, 32 e as filhas do casal Stéphane, 3, e Sophia, 1, João aprendeu uma técnica para desviar da aguaceiro. Ir pelas beiradas no percurso. “Quando não está chovendo mesmo, dá até para caminhar tranquilo. Mas a nossa visão fica mais bonita com as chuvas, né? Tudo verdinho e sem as queimadas naturais”, completa Márcia.
A situação se complica a partir da placa que delimita 500 metros de trilha. Novas poças d’água aparecem a cada instante. A magistrada Rosilene Facundo, 47, acompanhava a dificuldade da filha Rebeca, 9, em andar de bicicleta. A terra, fofa pelas águas e bem enlameadas, tornava a pedalada dificultosa. “A gente cansa, né?”, diz a menina, tímida.
Recomendações
Em períodos de chuva, com o solo do Cocó encharcado, o recomendável é usar roupas leves, tênis antiderrapantes e não exagerar na velocidade, seja da bicicleta ou a pé. É necessário também estar bem atento e verificar os caminhos com poças.
Marcelo Brasileiro, 45, não via tanta diferença assim. O fotógrafo acha até agradável percorrer o parque com o cheirinho de chuva, como que ele define. “Talvez porque seja a única área verde em Fortaleza, a gente tenta aproveitar, faça chuva ou faça sol”, delimita.

Os tempos de chuvas são ideais para a dupla de atletas Daniel Carneiro, 26, e Vanilson Neves, 22. Quanto mais poças de lama encontram no caminho, melhor para os rapazes. É que eles treinam para maratonas e corridas. “Os pontos de alagamento a gente vê como os obstáculos na corrida. Gosto muito da terra fofa”, conta Vanilson, molhado de suor
 
Onde
ENTENDA A NOTÍCIA
A trilha do Parque do Cocó possui 1.360 metros de extensão e garante um contato direto do público com o mangue em Fortaleza. Com sorte, é possível observar no caminho pequenos animais típicos da vegetação.

Fonte:Opovo Online

30 de janeiro de 2011

Alimentos gordurosos aumentam os riscos de desenvolver depressão

Combatida pelo risco de aumento de colestoral e entupimento das artérias, a ingestão de alimentos ricos em gorduras trans e saturadas também aumenta os riscos de depressão, segundo um estudo espanhol publicado nos Estados Unidos, confirmando os resultados de estudos anteriores que vinculavam o consumo de comida rápida a esta doença. Os cientistas que participaram do estudo demonstraram ainda que alguns produtos, como o óleo de oliva, ricos em ácidos-graxos ômega 3, podem combater o risco de doença mental.
Autores do amplo estudo, realizado pelas universidades de Navarra e Las Palmas de Gran Canaria, acompanharam e analisaram a dieta e o estilo de vida de cerca de 12 mil voluntários ao longo de seis anos. Quando o estudo começou, nenhum dos participantes havia sido diagnosticado com depressão. Ao final, 657 tinham desenvolvido a doença.
"Os participantes com um consumo elevado de gorduras trans (gorduras presentes em alimentos industrializados e na comida rápida) apresentaram até 48% de aumento no risco de depressão quando comparados com participantes que não consumiam estas gorduras”, disse o chefe das pesquisas. Almudena Sanchez-Villegas, professor associado de medicina preventiva da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria.
O estudo, publicado na edição online do jornal PLoS ONE, destacou que a pesquisa foi realizada com uma população europeia que tem uma ingestão relativamente baixa de gorduras trans - compondo apenas 0,4% “do total de energia ingerida pelos voluntários”. "Apesar disso, observamos um aumento no risco de sofrer de depressão de cerca de 50%”, disse o cientista. "Deduzimos a importância de levar em conta este efeito em países como os Estados Unidos, onde o percentual de energia derivada destas gorduras é por volta de 2,5%”, acrescentou.
O estudo indicou que o número de pessoas com depressão no mundo é de 150 milhões de pessoas, e aumentou nos últimos anos. A causa, segundo os autores, foi a mudança radical nas fontes de gorduras consumidas em dietas ocidentais, onde substituiu-se gorduras benéficas encontradas em nozes, óleos vegetais e peixes pelas encontradas em carnes, manteiga, massas de produção industrial e comida rápida.
Os 10 melhores alimentos
Aveia - Reduz níveis de colesterol e previne doenças cardíacas
Peixes - Principalmente os ricos em ômega 3 que reduz a pressão arterial (salmão, sardinha, cavala)
Abacate - Reduz LDL (colesterol ruim) e aumenta HDL (colesterol bom)
Azeite de oliva - Reduz o mau colesterol e diminui risco de doença cardíaca
Amêndoas e nozes - Ricos em óleo graxos e ômega 3
Frutas vermelhas - Ricas em anti-inflamatórios, que reduzem o risco de doenças cardíacas e câncer
Lentilhas, grãos, feijões e linhaça - Ricos em ácidos  graxos, ômega 3, cálcio e fibras solúveis
Soja - Contém isoflavonas, que ajudam na prevenção de doenças do coração, osteoporose, diabetes e  câncer.
Vinho tinto - Possui resveratrol e polifenóis, que evitam doenças cardíacas, mas consumo deve ser moderado
Iogurte - Contém substâncias probióticas que ajudam nas funções gastrointestinais e aumenta a imunidade

Fonte:Jornal PLoS ONE

Inscrições no Fies nesta segunda

As inscrições para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) podem ser feitas a partir desta segunda-feira (31). O programa financia a mensalidade de estudantes de baixa renda em cursos superiores privados. O benefício pode ser solicitado a qualquer momento durante o período letivo.
Os estudantes devem estar matriculados em cursos que tenham resultado satisfatório nas avaliações do Ministério da Educação (MEC) e cujas instituições tenham aderido ao Fies. Também é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O primeiro passo é cadastrar uma senha no site do programa em seguida informar dados pessoais e acadêmicos. O estudante pode optar por solicitar o financiamento à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, que são os agentes financeiros do programa. Concluída a inscrição, o aluno tem um prazo de dez dias para procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de sua instituição de ensino que irá validar as informações. Com o documento de regularidade emitido pela CPSA, o candidato deve procurar a agência bancária para formalizar o contrato em até 20 dias após a conclusão da inscrição no site do programa.
O Fies foi reformulado em 2010 e os juros agora são de 3,4% ao ano. O participante só começa a pagar depois da formatura, com prazo de quitação da dívida de, no máximo, três vezes o tempo de duração do curso.
Da Agência Brasil