ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

2 de novembro de 2011

Lula agradece aos brasileiros

Edital para concurso do INSS será divulgado em dezembro

Durante o programa “Bom Dia Ministro”, na TV NBR, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, informou que o edital do concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será divulgado no dia 23 de dezembro de 2011.
Inicialmente, serão oferecidas 1.500 vagas para técnico do seguro social (nível médio) e 375 para perito médico previdenciário (nível superior). De acordo com Garibaldi, as vagas para técnico podem chegar a aumentar para duas mil e para peritos podem chegar a 500.

Fortaleza: Catanho vira estrela em inauguração de obra

Prefeita Luizianne Lins e Waldemir Catanho
Crédito: MAURI MELO
A prefeita Luizianne Lins (PT) ainda evita revelar quem é seu candidato para a disputa municipal que se aproxima. Contudo, ontem a petista deu algumas pistas sobre o nome de sua preferência: o aliado de longa data e secretário de Articulação Política da Prefeitura de Fortaleza, Waldemir Catanho. Durante inauguração do primeiro conjunto habitacional do projeto Vila do Mar, Luizianne foi só elogios ao companheiro de gestão. E fez questão de apresentá-lo à plateia que acompanhava a solenidade.  
“Esse aqui não é só meu braço direito. É meu braço direito, meu braço esquerdo, minha cabeça. Catanho e eu somos praticamente a mesma pessoa. Só muda a cor da pele. É a dupla café com leite”, declarou Luizianne, numa das falas mais efusivas já feitas ao homem forte da administração petista. Já Catanho, que não é muito afeito a holofotes, não se furtou de aparecer. Pegou o microfone e discursou em defesa do projeto encabeçado pela amiga Luizianne Lins. Destacou avanços em várias áreas e a importância da parceria com a atual prefeita de Fortaleza.

Prefeitura oferece cursos de capacitação em diversas áreas

A Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está com inscrições abertas para cursos de capacitação em diversas áreas.
Os moradores da Regional I interessados em participar do curso de Composição de Retalhos, devem se inscrever somente na sexta-feira (4), no período da manhã, no espaço Companhia Vidança, no bairro Vila Velha. Ao todo são oferecidas 20 vagas, por ordem de chegada, com carga horária de 80h/a.
O curso de Empreendedorismo será voltado para os moradores da Regional III, que têm até sexta-feira (4), para se inscrever no Núcleo de Apoio ao Trabalhador da Regional III. As aulas ocorrerão no Centro de Cidadania Aloísio Ximenes, no Rodolfo Teófilo, das 8h às 11h30, além do Centro de Cidadania César Cals, no Henrique Jorge, das 13h30 às 17h, com 60 vagas ao todo e carga horária de 20h/a. Ambos os cursos são voltados para a população a partir de 16 anos, com ensino fundamental, e serão iniciados no dia 7 de novembro. No ato da inscrição é necessária apresentação do RG, CPF e comprovante de endereço originais.
Além dessas áreas, a Qualificação Profissional da SDE iniciou, em outubro, cursos de Recepcionista de Hotel, Auxiliar Administrativo, Boas Práticas e Manutenção de Alimentos, Empreendedorismo, Culinária Básica, Operador de Telemarketing, Cabeleireiro, Colorimetria e Inglês Básico, nos turnos manhã, tarde e noite, distribuídos nas seis Regionais.
Fonte: PMF

30 de outubro de 2011

Vitaminas quase nunca podem ser substituídas por suplementos, diz estudo

Frutas, verduras e outros alimentos contém vitaminas
Nesta semana, a segurança de suplementos vitamínicos foi posta em xeque, após dois importantes estudos indicarem que eles podem fazer mal à saúde.
As vitaminas têm, há muito tempo, uma "aura saudável". Muita gente acha que elas são sempre benéficas ou, no pior dos casos, apenas desnecessárias.
No entanto, é preciso levar em consideração que os alimentos do dia a dia já estão turbinados com vitaminas.
Até mesmo salgadinhos e refrigerantes estão sendo fortificados com nutrientes para deixá-los com um perfil mais benéfico à saúde. Portanto, há o risco de que nós já estejamos recebendo a mais. Acrescentar, além disso, uma suplementação vitamínica pode fazer com que ultrapassemos os limites.
Nesta semana, um estudo com quase 40 mil mulheres idosas encontrou um risco ligeiramente maior de morte entre as que tomavam suplementos alimentares, incluindo multivitamínicos, acido fólico e ferro.
Outra pesquisa descobriu que homens tomando altas doses de vitamina E, por um período de cinco anos, tiveram um risco ligeiramente aumentado de desenvolver câncer de próstata.
Além disso, não há evidências claras de que os multivitamínicos reduzam o risco de câncer, doenças cardíacas ou doenças crônicas.
Pesquisas que encontraram mais doenças em pessoas com pequenas quantidades de certas vitaminas podem ser enganosas: corrigir uma deficiência até que se chegue à dose diária é diferente de suplementar até ultrapassar os limites.
A melhor maneira de consumir vitaminas é consumir os alimentos onde elas já estão naturalmente presentes
Algumas pessoas, no entanto, podem precisar de maior quantidade de certos nutrientes e, por isso, deveriam falar com seus médicos sobre os suplementos.
É o caso de mullheres após a menopausa, com o cálcio e a vitamina C para proteger os ossos. Já as que estão planejando engravidar podem precisar de ácido fólico, para ajudar a prevenir defeitos nos bebês, por exemplo.
Pessoas com mais de 50 ou veganos (que não consomem nada de origem animal) também podem ter necessidade de vitamina B12. Ela está presente em alimentos derivados de animais e, depois da meia-idade, é mais difícil extraí-la da comida, diz Schardt.
Também é preciso tomar cuidado com a qualidade dos suplementos vitamínicos quando for o caso de tomá-los.
Um levantamento feito nos EUA revelou que um em cada quatro deles não contém o que promete, está contaminado ou não se degrada da maneira correta.
Vale também o aviso para qualquer outra questão de saúde: consulte seu médico.

Com tablets, interesse por notícias aumenta, aponta pesquisa

A adoção dos tablets não só impacta o mercado de computadores pessoais, que vê o número de desktops diminuir enquanto o computador de mão ganha o gosto dos usuários. Ela também diz respeito à produção de notícias.
Pesquisa conduzida pelo Pew Research Center, em parceria com o The Economist Group, revela que 53% dos donos de tablets nos Estados Unidos lêem notícias diariamente. É uma atividade quase tão frequente quanto ler e enviar e-mails, hábito de 54% dos usuários.

Brasil deve ser neste ano a 6ª maior economia mundial

A crise dos países desenvolvidos ajudará o Brasil a ganhar posições com mais rapidez no ranking de maiores economias do mundo. Em 2011, o Produto Interno Bruto brasileiro medido em dólares deverá ultrapassar o do Reino Unido, segundo projeções do Fundo Monetário Internacional e das consultorias EIU (Economist Intelligence Unit) e BMI (Business Monitor International).
A estimativa mais recente, da EIU, prevê que o PIB do Brasil alcance US$ 2,44 trilhões, ante US$ 2,41 trilhões do PIB britânico. Com isso, o Brasil passará a ocupar a posição -inédita desde, pelo menos, 1980- de sexta maior economia do mundo. Em 2010, ao deixar a Itália para trás, o país já havia alcançado o sétimo lugar.

Delegacias de atendimento à mulher poderão ser obrigadas a funcionar 24 horas diariamente

A Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou o PL
3901/11, que exige funcionamento por 24 horas diárias, sete dias por
semana, das delegacias de polícia especializadas no atendimento à
mulher. O projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça.
A deputada Gorete Pereira comemorou a aprovação da
medida e disse que além das delegacias temos que lutar pela
implantação dos hospitais da mulher. A deputada é autora do PL
730/11, que torna obrigatório a instalação de hospitais da mulher em
municípios com mais de 100 mil habitantes.