ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

6 de agosto de 2011

Segundo estudo, risco de câncer aumenta com altura

Pessoas mais altas têm maior risco de desenvolver câncer ao longo da vida
Pessoas mais altas têm maior risco de desenvolver câncer ao longo da vida, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford. De acordo com os resultados, a cada dez centímetros a mais de altura, o risco de ter um dos dez tipos mais comuns de câncer aumenta 16%.
O estudo, publicado na revista científica "Lancet Oncology", acompanhou 1,3 milhão de mulheres de meia-idade no Reino Unido, entre 1996 e 2001. Entre as mulheres mais baixas (com menos de 1,52 metro), foram registrados 750 casos de câncer por grupo de cem mil por ano, enquanto entre as de altura mediana (1,62 metro) o número subiu para 850 casos de câncer, e no grupo mais alto (1,75 metro), houve 1 mil casos.
HORMÔNIOS DE CRESCIMENTO
Os tipos de câncer que seriam afetados pela altura são de cólon, retal, melanoma maligno, mama, útero, ovário, rim, linfoma, linfoma não hodgkin e leucemia.
Apesar de o estudo ter analisado apenas dados de mulheres, os pesquisadores dizem que a relação com a altura também está presente nos homens. Eles reuniram outras dez pesquisas que mostravam resultados similares com homens.
Especialistas acreditam que a explicação pode estar na quantidade de hormônios de crescimento presentes na infância, que poderiam influenciar dois fatores.
O primeiro é o número de células. Pessoas mais altas têm mais células no corpo, logo há mais células que podem sofrer mutações, o que levaria ao câncer.
Outra possibilidade é que os hormônios aumentem a taxa de divisão celular, o que aumentaria o risco de câncer.
Mas os pesquisadores admitiram não saber ao certo a razão por trás dos resultados.

São Paulo cria o Dia do Orgulho Heterossexual

Vereador Carlos Apolinário DEM-SP
A aprovação do projeto de lei 294/2005 ocorreu nesta semana. A data deve fazer parte do calendário oficial da capital paulista. O texto indica que a lei serve para “conscientizar e estimular a população a resguardar a moral e os bons costumes".
Carlos Apolinário (DEM), autor da proposta, afirmou que a criação do Dia do Orgulho Heterossexual não simboliza “uma luta contra a figura humana dos gays”, mas sim contra o que ele considera “excessos e privilégios”.
A Associação LGBT afirma, no entanto, que o projeto ofende e “atenta contra a democracia e os direitos humanos”. Em nota, manifestou que a  celebração do orgulho heterossexual respaldada em lei tem a finalidade de desmerecer a luta social de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
De acordo com o presidente da Associação, Toni Reis, a organização pede que o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, vete a proposta. Segundo a Associação LGBT, suas 237 organizações afiliadas são contrárias ao projeto.

Romário vai lançar site para fiscalizar Copa-2014

Atualmente desafeto de Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador Local), o deputado federal Romário (PSB-RJ) lançará na próxima semana um portal na internet para fiscalizar os gastos com a Copa do Mundo-2014.
O ex-jogador virou desafeto de Teixeira após propor no início do ano que o dirigente explicasse na Câmara as denúncias de cobrança de propina e aumento do custo das arenas da Copa.
Romário assinou também o pedido de instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o dirigente e o evento. Teixeira conseguiu derrubar a iniciativa na capital federal.
Até por isso Romário, que no ano passado foi convidado pelo cartola para participar da festa que lançou a logomarca do Mundial-2014, na África do Sul, não foi chamado para acompanhar o sorteio preliminar da Copa, no último sábado, no Rio.
Fonte: Folha.com

4 de agosto de 2011

Greve ameaça exame de direção do Detran

As provas de prática de direção para novos motoristas podem ser prejudicadas com a greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Ceará, admitiu  nesta quinta-feira (4) o superintendente do órgão, João Pupo de Aguiar.
A prática de direção veicular é a última fase do processo para candidatos à primeira carteira de habilitação. Com a redução no número de servidores trabalhando normalmente, por causa da greve, existe a ameaça de que a realização dos testes sofra problemas.

Lei Maria da Penha completa domingo cinco anos de implantação

A Lei 11.340, denominada Lei Maria da Penha, completa no próximo domingo, cinco anos de implantação. A Lei, foi criada para criar mecanismos no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. A Lei foi sancionada pelo ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva em 2006.
Segundo pesquisa da Fundação Perseu Abramo, a cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas no Brasil. Em uma das iniciativas para oferecer atendimento a elas, a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça realiza desde 2008 a ação de Efetivação da Lei Maria da Penha.
Até agora, já se apoiou a criação de 104 equipamentos públicos em 60 municípios de 23 estados brasileiros. São espaços como Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Núcleos especializados de Atendimento à Mulher da Defensoria Pública e 34 Promotorias e Núcleos Especializados do Ministério Público.

Serviços de saúde, limpeza e recapeamento asfáltico ganham reforço no Conjunto Ceará

Diversos serviços nas áreas de infraestrutura, saúde e meio ambiente ganham reforço a partir de hoje, quinta-feira (4), no Conjunto Ceará. Através da Operação Fortaleza Bela nos Bairros, cerca de 20 trechos do local serão contemplados com ações de tapa buracos e recapeamento asfáltico. Algumas ruas e avenidas do Conjunto Esperança e da Granja Portugal também receberão intervenções no asfalto, bem como outras vias que dão acesso ao Conjunto. Haverá ainda uma série de ações voltadas para a área da saúde, como entrega de kits odontológicos, vacinação, além de abordagens educativas contra a dengue. Esta é a segunda vez que a Operação está sendo realizada na área da Regional V. Em abril, o bairro Conjunto Esperança recebeu os serviços, que foram concentrados no quadrilátero formado pela Avenida Perimetral e as ruas Cônego de Castro, Tulipa Negra e Linha Férrea.

Medicina de Sobral abre concurso para professor

Estão abertas, até 1º de setembro de 2011, as inscrições de concurso público para professor auxiliar do Curso de Medicina do Campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará. A vaga ofertada é para o setor de estudo “Semiologia / Clínica Médica / Anatomofisiopatologia”.
O regime de trabalho é de 20 horas semanais e, para se inscrever, o candidato deve efetuar o pagamento de taxa no valor de R$ 38,00. ”
SERVIÇO
Todas as informações sobre o processo seletivo estão no edital nº 194/2011, que pode ser acessado no site da Superintendência de Recursos Humanos da UFC (www.srh.ufc.br/editais.htm).
(Site da UFC)

IPI sobre cigarro sobe para 45% no fim do ano

O coordenador geral em exercício de fiscalização da Receita Federal, Marcelo Fisch, afirmou nesta quarta-feira, 03, que a mudança no regime de tributação de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre cigarros, a partir de 1º de dezembro deste ano, representa um aumento da carga tributária para o setor, de 60% para 81%, para as empresas que optarem pelo regime geral.
Por este regime, a alíquota de IPI será de 45% sobre o preço no varejo a partir de dezembro. A carga inclui ainda 11% de PIS e 25%, em média, de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Segundo ele, no entanto, as empresas terão a opção de aderir a um regime especial, que será definido por decreto, que é mais brando em termos de carga tributária. Fisch disse que só será possível saber se haverá aumento da carga tributária para as empresas em regime especial depois que as alíquotas forem definidas entre a Receita Federal e o Ministério da Fazenda.
Não se sabe se vai começar com aumento de carga tributária. Vai depender do ministro. A Receita só vai definir as alíquotas depois desta discussão”, informou. Ele antecipou que haverá um valor mínimo de R$ 0,80 por maço mais uma alíquota ad valorem de no máximo 15%. “Quanto mais barato o preço do cigarro, maior a incidência de tributo para desestimular o consumo, para atender a convenção de saúde”, afirmou.
Fisch disse que há algum tempo a Receita tenta implementar um novo marco legal para cigarros. O atual está em vigor desde 1999 e está sofrendo questionamentos jurídicos pelos fabricantes. “O novo modelo vem trazer maior segurança jurídica e um novo ciclo para o fabricante”, disse.”
(Agência Brasil)

2 de agosto de 2011

Concurso para o Detran deve ser lançado até dezembro

Um concurso para servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai entrar em fase de elaboração no Governo do Estado. A informação foi anunciada na tarde desta terça-feira (2) pelo titular da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Eduardo Diogo.
O anúncio foi feito em negociação entre o Estado e os servidores do Detran. A categoria esteve em greve no mês passado e negociava pauta de reivindicações.
Até o dezembro o Palácio da Abolição deve lançar o concurso. Uma reunião em 22 de agosto deve definir a tabela de remuneração e os cargos do processo seletivo.
Gratificação
Já para os atuais servidores o Estado se prontificou a ceder uma gratificação para os funcionários de nível superior. O percentual varia de 5%, 10% e 15% para especialistas, mestrandos e doutores, respectivamente.
Concurso passado
Outra novidade será a convocação e nomeação imediata de 34 dos 58 aprovados no último concurso. O restante, de 24 pessoas, deve ser convocado até janeiro.

Motoristas aceitam reajuste de 8% e suspendem greve

Motoristas e profissionais rodoviários de Fortaleza, após ameaça de greve, aceitaram o reajuste salarial de 8% no início da noite desta terça-feira (2). A categoria realizou assembleia nesta tarde e acatou a proposta apresentada na manhã desta terça-feira pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Fortaleza (Sindiônibus). Segundo o suplente da executiva do Sindicato dos Profissionais Rodoviários do Ceará (Sintro), Tobias Brandão, a decisão por não recorrer à greve será ratificada nesta quarta-feira (3).
- Faltam os funcionários que trabalham na parte da manhã, os da tarde já confirmaram que aceitam a proposta do Sindiônibus. Está confirmado que não haverá greve, é só uma questão de ratificar.
Brandão ressalva que o valor de reajuste “fica abaixo do que é merecido pelos motoristas, mas por ora está de bom tamanho”.
Além do reajuste de 8%, que aumentará o salário dos motoristas de R$ 1.133 para R$ 1.223, a categoria terá aumento de R$ 6,50 para R$ 7 no vale-refeição diário e elevação de R$ 54,50 para R$ 60 na cesta básica mensal.


Governo assina termo para empregar presos nas obras do Castelão

O Governo do Estado assina assina na manhã desta terça-feira (2) termo de cooperação para empregar presos do regime semi-aberto nas obras de ampliação do Estádio Castelão.
Participam do convênio as Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) e a Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa). O ato solene foi marcado para 9h, no estádio Castelão.
Na primeira etapa da obra, doze detentos vão atuar como pedreiros e assistentes de pedreiros, mas o objetivo do Governo do Estado é ampliar este efetivo com o crescimento da obra, garantindo a inclusão social.
A ação é uma forma de contribuir para a ressocialização dos detentos e reduzir a reincidência criminal por meio de oportunidades de emprego e de cursos profissionalizantes.
Os doze primeiros beneficiados passaram por uma triagem psicológica e social e serão capacitados e contratados. Eles começam a trabalhar no começo da próxima semana.
Segundo dados do Ministério da Justiça, cerca de 80% dos egressos do sistema penal que tem acesso a uma vaga no mercado formal de emprego não retornam ao crime.

Menor de 16 anos mata homem por R$ 10 reais

Foi apresentado na manhã de ontem, 1º de agosto, na Delegacia para o Adolescente Infrator, o menor L.A.B.S. de 16 anos, morador do bairro Rua Nova, em Feira de Santana.
Ele é acusado de ter matado a pauladas, Marcos Dantas de Carvalho, 30 anos, na noite do último sábado, dia 30, no bairro Rua Nova. A vítima morava no bairro George Américo.
O adolescente disse à polícia que emprestou R$10,00 a Marcos para ele comprar crack e quando foi cobrar o dinheiro a vítima teria pegado uma faca para o matar. “Eu me defendi pegando um pedaço de pau. Dei quatro cacetadas nele e depois ele caiu no chão,” contou o jovem assumindo em seguida que usa de maconha e que estaria drogado no ato.
A delegada Márcia Pereira dos Santos informou que a polícia iniciou as investigações logo após ser informada sobre o crime e que o adolescente confessou o crime em depoimento.
A polícia chegou até o autor do crime através de denúncias anônimas recebidas através do telefone 181. L.A.B.S. foi ouvido e liberado. Ele não foi encaminhado a Comunidade de Atendimento Sócio-Educativa (Case) Juiz Melo Matos porque o juiz Walter Ribeiro, da vara da Infância e da Juventude, não expediu o mandado de apreensão, conforme a delegada.
Tribuna Feirense

Serviço de apoio ao aleitamento materno no Gonzaguinha

O Hospital Gonzaguinha de Messejana lança sexta-feira (5), a partir das 10h, um serviço de apoio ao aleitamento materno. Atualmente, o local, uma das maternidades de referência em Fortaleza, com cerca de 500 partos por mês, realiza a coleta do leite nas enfermarias onde as mães que deram à luz recentemente estão internadas e encaminha o líquido para o banco de leite do Hospital Geral César Cals.
Com a abertura do serviço, as mães passarão a receber o atendimento individualmente em uma sala exclusiva. O serviço funcionará de 8h às 17h e receberá também mulheres com dificuldade de aleitamento ou que desejam doar leite. A abertura do serviço encerrará a programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que começou ontem, segunda-feira (1º), no Hospital. Na quarta-feira (3), a partir das 10h, haverá um curso sobre aleitamento para funcionários. Na quinta, no mesmo horário, uma campanha de doação de leite será feita junto às mulheres do pós-parto. Na rotina do hospital-maternidade, é feito o acolhimento das gestantes com ênfase no aleitamento e são prestadas orientações sobre amamentação nas oficinas preparatórias para o parto.
O hospital realiza também rodas de conversa com mulheres no puerpério e acompanhantes e presta orientações e incentivo ao aleitamento na primeira hora após o parto. Mulheres com dificuldade no aleitamento ou que desejam doar o leite podem ligar para o telefone 3101-4353.

1 de agosto de 2011

Paralisação de motoristas deve começar amanhã

A partir das primeiras horas desta terça-feira (2), motoristas e cobradores de ônibus de Fortaleza vão iniciar nova greve da categoria. Segundo Valdir Pereira, assessor político do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro), como o sindicato patronal não acatou a nova proposta de reajuste salarial, as paralisações estão confirmadas.
Na última sexta-feira (29), representantes do Sintro decidiram encaminhar ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) proposta de aumento de 9,9% no salário-base, além de cesta básica no valor de R$ 65 e vale-alimentação de R$ 7. Antes, a reivindicação era por reajuste de 23%.
De acordo com Valdir, como até agora não houve acordo, motoristas e cobradores devem esperar o término de 72 horas, contadas a partir da última sexta-feira, para que a paralisação das atividades seja iniciada.
- Ainda estamos aguardando retorno do Sindiônibus. Se não houver negociação até a noite de hoje, a greve terá início amanhã por tempo indeterminado.
Neste momento, todos os diretores do Sintro estão em visita aos terminais de ônibus da Capital. Ainda não há informações sobre os horários ou locais das primeiras paralisações. Atualmente, os motoristas de ônibus de Fortaleza recebem o salário base de R$ 1.133, enquanto os cobradores têm como salário R$ 689.

ESSE É O NOSSO BRASIL!!!!!!

Vai transar?
O governo dá
camisinha.
Já transou?
O governo dá a pílula do dia seguinte.
Teve
filho?
O governo dá o Bolsa Família.
RESOLVEU VIRAR BANDIDO E FOI
PRESO?
O GOVERNO DÁ O AUXÍLIO RECLUSÃO.
Todo presidiário com filhos
tem direito a uma bolsa de R$862,11 "por filho". Agora experimenta
estudar e andar na linha pra ver o que é que te acontece!
Salário
mínino R$545,00. Se você é brasileiro passe adiante!

Serasa: 55% preveem vendas maiores com Dia dos Pais

O faturamento do comércio com o Dia dos Pais deve crescer neste ano em relação à mesma data do ano passado, de acordo com a expectativa de 55% dos varejistas do País.
Pesquisa divulgada hoje pela Serasa Experian acrescenta que, na estimativa de 36% dos comerciantes, o faturamento será o mesmo que em 2010, enquanto 9% esperam queda. A pesquisa entrevistou 1.016 empresários do País entre os dias 7 e 13 de julho.
A Serasa Experian avalia que as expectativas dos empresários estão em um nível positivo, já que o Dia dos Pais não é uma data tão forte como o Dia das Mães ou o Dia dos Namorados para o varejo. Além disso, a instituição lembra que o País vive um ambiente de juros mais altos e restrições ao crédito.

UECE realiza Matrícula dos Vestibulandos de 2011.2

 Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizará, nesta terça-feira (02), a Matrícula dos Classificados do Vestibular de 2011.2. Segundo a Pró-Reitora de Graduação, Professora Lineuda da Costa Murta, pela manhã, às 8 horas, nos Blocos G e I no Campus do Itaperi, será feita a matrícula dos cursos de Ciências da Computação, Geografia, Matemática, Física, Química, Letras, Filosofia, História, Ciências Sociais e Música. Cursos que pertencem aos Centros de Ciências e Tecnologia (CCT) e Humanidades (CH).
A tarde, às 14 horas, no mesmo local do grupo da manhã, será a vez do Grupo composto pelos os cursos de Administração, Serviço Social, Pedagogia Ciências Contábeis, Enfermagem, Ciências     Biológicas, Nutrição, Educação Física e Veterinária. Cursos integrantes do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Faculdade de Veterinária (FAVET), e Centro de Educação (CED). A Matrícula dos cursos das Faculdades da UECE no Interior do Estado será no mesmo dia da Capital e no horário de funcionamento de cada unidade.
Segundo informa a Diretora do Departamento de Ensino de Graduação (DEG), Jane Elizabeth Guedes Rocha, a chamada dos candidatos Classificáveis para o preenchimento das vagas remanescentes do Vestibular de 2011.2, acontecerá no dia 05 de agosto (sexta-feira), às 9 horas, e às 15 horas no Auditório Central da Uece, no Campus do Itaperi, obedecendo à ordem dos cursos acima citados.
Documentação exigida: Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento ou Casamento, Certificado de conclusão do ensino médio ou estudos equivalentes devidamente registrados pelo órgão  competente, Histórico escolar do ensino ou estudos equivalentes autenticado pela Instituição de origem, Título de eleitor, Prova de quitação com o serviço militar, uma foto 3x4 recente, e CPF. As aulas terão inicio no dia 16 de agosto, conforme Calendário Acadêmico.
UECE Prorroga a 1ª Fase da Matrícula dos Alunos Veteranos
Devido a uma falha no funcionamento do Sistema Acadêmico ocorrida no dia 30 de julho, sábado pela manhã, a Pró-Reitoria de Graduação- PROGRAD da Universidade Estadual do Ceará - Uece informa aos alunos interessados que a primeira fase da atual matrícula fica prorrogada do meio dia de 1º de agosto (segunda-feira) até meio dia de 03 de agosto (quarta-feira), do corrente ano.
Assessoria de Imprensa da Uece

MARACANAÚ LANÇA CONCURSO PARA 856 VAGAS EM 77 CARGOS

A Prefeitura de Maracanaú abre concurso público para o preenchimento de 856 vagas em 77 diferentes cargos efetivos de nível fundamental, médio e superior, com salário-base que varia de R$ 550,05 a R$ 2.948,66 por mês. As inscrições estarão abertas de 1º de agosto a 9 de setembro de 2011, somente via internet, no endereço eletrônico www.promunicipio.com. A taxa de inscrição é de R$ 80 para os cargos de níveis fundamental e médio e de R$ 140 para os de nível superior, podendo ser paga até 23 de setembro próximo. O Edital, que traz o regulamento do Concurso, pode ser acessado no Portal da Prefeitura de Maracanaú – www.maracanau.ce.gov.br, por meio do link Concursos, e também no site www.promunicipio.com. Também serão publicados nesses dois endereços eletrônicos os demais avisos, convocações e resultados, devendo o candidato estar atento aos prazos. O Concurso tem validade de dois anos, a partir da data de homologação, prorrogável por mais dois anos. Outras informações pelo telefone (85) 3224.8716, do Pró-Município, ou no Centro de Treinamento da Secretaria de Educação do Município, localizado no Sesi da Pajuçara - Avenida Senador Virgílio Távora, 1103 – Distrito Industrial.
 

Orelhões da Oi podem ganhar nova função: Internet sem fio

A operadora oi, apresentou um projeto que visa utilizar os orelhões públicos, que perderam espaço para os celulares, como pontos de acesso à Internet sem fio.
De acordo com o site da INFO, atualmente há 1,1 milhão de telefones públicos no Brasil, sendo 824 mil somente da Oi. A empresa já havia feito testes no Rio de Janeiro, mas foi obrigada a Retirar os Aparelhos adaptados devido ao padrão imobiliário da cidade.
O objetivo da empresa é ampliar o projeto para oferecer Internet de banda larga sem fio gratuitamente, isso caso consiga patriocínio, ou por meio de venda de cartões de acesso.
O fato de já possuir infraestrutura pronta é ideal o ideal para o acesso à Internet em um raio de até 50 metros do orelhão em velocidade de até 2 Mbps. Mesmo com a nova utilização para os orelhões, eles continuariam com a função de chamadas de boz, e também seriam equipados com webcams que permitem um raio de 360º de visão.

Ruas Vicente Linhares e Cel. Alves Teixeiras têm sentidos alterados

A Prefeitura de Fortaleza alterou o sentido de duas vias da cidade. Uma delas foi a Vicente Linhares, que passou a ter sentido Oeste/Leste, no trecho entre as ruas Cel. Jucá e Fonseca Lobo. Placas indicaram antecipadamente a alteração para a população do local. A outra mudança foi na Rua Cel. Alves Teixeira, que passou a ter sentido Leste/Oeste, entre as avenidas Desembargado Moreira e Aguanambi. Em ambas as vias a sinalização está sendo modificada e renovada para evitar conflitos e enganos por parte dos motoristas. O objetivo é aumentar a segurança e a fluidez do trânsito nesses dois locais, reduzindo os conflitos e riscos de acidentes.

31 de julho de 2011

IBGE lança edital de concurso com 4.250 vagas temporárias

O Instituto Brasilieiro  de Geografia e Estatística (IBGE) lançou, nesta sexta-feira, dia 29, o edital para concurso público nacional com 4.250 vagas temporárias no cargo de agente de pesquisas e mapeamentos, profissional responsável por realizar pesquisas econômicas e sociodemográficas. Para o Rio de Janeiro estão previstas 337 oportunidades.
É preciso ter nível médio completo e a remuneração oferecida é de R$ 850. Os funcionários também terão direito a auxílio-alimentação, vale-transporte, férias e 13º salário. As inscrições ficarão abertas entre os dias 29 de agosto até e 19 de setembro, através do site www.consulplan.net. O custo da taxa é de R$ 20. Todos os candidatos farão provas objetivas de múltipla escolha, no dia 30 de outubro, de Português, Geografia, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Gerais e Noções de Informática.
O restante das oportunidades está dividida por São Paulo (559), Minas Gerais (353), Bahia (285), Rio Grande do Sul (256), Paraná (250), Ceará (231), Pernambuco (224), Goiás (167), Espírito Santo (159), Santa Catarina (143), Pará (123), Alagoas (117), Amazonas (106), Maranhão (106), Mato Grosso do Sul (106), Mato Grosso (103), Paraíba (86), Rio Grande do Norte (78), Piauí (66), Rondônia (59), Sergipe (59), Acre (48), Roraima (43), Tocantins (41) e Amapá (38) e Distrito Federal (107). A assessoria de imprensa do IBGE informou que o número de vagas para cada estado está sujeito a alterações.
Só para o Rio
No último dia 26, o IBGE já havia lançado edital para concurso com 150 vagas apenas para o Rio de Janeiro. São 18 para supervisor de pesquisas e 132 para agente de pesquisas por telefone. As inscrições serão abertas no dia 9 de agosto pelo mesmo site.
Fonte: Congresso em foco

Banco de leite intensifica arrecadação de frascos

O Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Doutor João Elísio de Holanda- HMMc, em Maracanaú, intensifica campanha de arrecadação de vidros transparentes de café solúvel ou maionese, com tampas plásticas, para armazenar o leite coletado das mães doadoras. Os maracanauenses que tiverem interesse em doar vidros podem se dirigir ao Banco de Leite do Hospital, de segunda a sexta-feira, a partir das 16 horas. No caso de dificuldades no deslocamento, podem  ligar para o telefone 3521.5545 e solicitar a coleta no domicílio.

Iraniana cegada com ácido poupa agressor de perder a visão

Raheb Homavandi/Reuters
Uma iraniana que foi cegada com ácido por um homem ao recusar seu pedido de casamento resolveu perdoá-lo pela agressão no último minuto antes de ele ser punido também com perda da visão, informou a imprensa local neste domingo.
Ameneh Bahrami ficou cega em 2005, quando Majid Mohavedi lhe jogou ácido no rosto quando ela se negou a casar com ele.
Em 2008, o agressor foi condenado por um tribunal e recebeu a pena de ser cegado dos dois olhos por tirar a visão da iraniana, usando o princípio da retribuição permitido nas leis do Irã.
Segundo a agência de notícias "ISNA", a mulher disse que há sete anos tenta conseguir que o ex-pretendente receba a punição, mas decidiu perdoá-lo neste domingo.
O grupo de direitos humanos Amnesty International havia pedido ao Irã para não efetuar a punição, e Bahrami disse que a atenção internacional recebida a fez mudar de opinião.
Apesar disso, a mulher afirmou que ainda quer receber 150 mil euros de indenização, já que seu rosto continua desfigurado mesmo após muitas cirurgias.
O agressor já completou sete anos de prisão e não pode ser solto a não ser que pague o valor requisitado pela iraniana
Fonte: REUTERS

Sebrae ensinará micro a vender para o Governo

No dia 9 de agosto, no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, no bairro do Benfica, em Fortaleza, o Sebrae do Ceará ensinará aos micro e pequenos empresárioso caminho das pedras que leva ao paraíso.
E o que é o paraíso?
É a venda para o Governo Federal, Estadual ou Municipal.
Alessandra Andreazzi, diretora executiva da Tramity, empresa especialista nessa área, orientará como vender para o Governo por meio de licitações públicas.

Dirigir com o carro na reserva não é boa ideia

Devido a correria do dia a dia, esquecemos de parar o carro no posto para abastecer e acabamos utilizando o combustível reserva, o que não é recomendável. No entanto, existem condutores que mesmo tranquilos, sem muita coisa para fazer durante o dia, só resolvem encher o tanque quando a luz do painel acende para avisar que a gasolina ou o etanol está prestes a acabar. Em alguns carros esse péssimo hábito pode ser ruim, mas para outros veículos, os mais novos, por exemplo, não representa tanto perigo apesar de também forçar algumas partes do automóvel.
Quem fala sobre o assunto é o diretor de Centro de Ciências Tecnológicas - CCT - da Universidade de Fortaleza (Unifor), Almeida Júnior.
Mitos e verdades
De acordo com o especialista, existem atualmente alguns mitos e verdades quando a questão é poder ou não andar com o carro na reserva. "Se você for analisar no ponto de vista técnico, o que a gente observa é que existem alguns mitos e algumas verdades. A pergunta é: se eu andar com o carro na reserva ou faltar o combustível na estrada isso vai causar algum dano no ponto de vista do mecanismo de injeção? Eu te respondo que pode ser que sim, pode ser que não. Depende da geração do automóvel. Quanto mais modernos os automóveis forem, mais eles vão ter dispositivos que garantam a eliminação destes problemas", afirmou.
Almeida Júnior fala que em todos os carros não é recomendável andar na reserva. Porém, em alguns carros dos anos 90 os danos poderão ser mais desastrosos por eles não apresentarem uma injeção eletrônica desenvolvida como existem nos atuais. "Os carros mais antigos por não possuirem uma tecnologia avançada, ao trafegarem com pouca gasolina, acaba desgastando sobremaneira a bomba de gasolina, o filtro, dentre outros acessórios. A sobrecarga nessas peças é maior do que em carros novos", disse.
Em carros novos, Almeida Júnior faz um alerta que mesmo apresentando uma tecnologia que não permita um desgaste tão grande nos equipamentos, como bomba de gasolina, o hábito de trafegar sempre com o tanque na reserva poderá sim causar danos, caso se tornar uma atitude frequente. "Mesmo em carros da última geração pode sim desgastar a bomba de gasolina. Toda bomba que deve trabalhar transportando algum fluido tem que ter combustível. E se a reserva não tem por algum motivo, ocorrerá a chamada cavitação, ou seja, ela vai girar em vazio e isso aumentará a temperatura, ocasionando a queima e a quebra da bomba", destaca.
Qualidade do combustível
Outra observação que Almeida Júnior faz questão de lembrar para os motoristas é se o local que você abastece realmente possui um combustível de qualidade. "É importante o motorista saber a procedência do combustível. Hoje cada vez mais a gente percebe a necessidade de ter a qualidade assegurada do combustível que qualquer cidadão usa. Porque às vezes o combustível mais barato vai fazer uma grande diferença nessa hora (andar na reserva). Se ele for puro, trará consigo substâncias que ajudarão a evitar o consumo mais rápido de gasolina ou etanol quando o condutor estiver na reserva", conta.
Custo
Para quem anda sempre na reserva, existe o sério risco de ficar no prego e ter que desembolsar algum dinheiro para substituir a bomba de gasolina e o filtro por exemplo. Na Auto Peças Padre Cícero, a bomba de gasolina do Celta Flex custa R$ 280,00 e o filtro de gasolina R$ 11,00 fora o custo da instalação que varia de R$ 15,00 e R$ 25,00.
Multa
Andar na reserva, entretanto, pode trazer problemas aos motoristas que vai além de ficar sem combustível. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, se um veículo estiver imobilizado por falta de combustível, o condutor comete uma infração média com multa de R$ 85,13 desde pontos na carteira. O estudante Paulo Marcelo Cavalcanti, 26, já ficou no prego por pane seca e além do incômodo de ir atrás de combustível foi advertido por Policiais Rodoviários. "Agora não tem perigo de acontecer de novo. Ficou a lição e que sirva de exemplo para outros motoristas", disse.
Fonte: Diario on line

Grandes emoções em Pacatuba

Trilhas, parques temáticos com piscinas naturais e outras opções de turismo, sobretudo ecológico, levam muitos amantes da natureza e de esportes radicais a Pacatuba.
Na Serra da Aratanha é possível apreciar o melhor visual de todo o Estado de onde se vê Fortaleza, Caucaia, Morro Branco, Icaraí e várias outras regiões cearenses. Os ventos são perfeitos para a prática de parapente e asa delta.
O salto na serra é seguro e demora de 20 a 30 minutos. A velocidade de voo é de aproximadamente 25 quilômetros por hora com altitude de até 1000 metros, o permitido.
Quem já conferiu o potencial de Pacatuba para o voo livre quer repetir a dose. O trajeto é surpreendente, o visual incrível e a adrenalina é total.
A Prefeitura local inaugurou, em 2010, uma pista de acesso em veículo 4x4. A distância para a rampa pela pista de acesso motorizado é de 1,5 quilômetro a partir do centro da cidade.
Valor
O custo do salto de voo duplo (com direito a filmagem), no qual o turista voa com um instrutor, é de R$ 150,00.
A idade mínima para voar é 12 anos, com autorização dos pais.

Parque
Além dos esportes aéreos, os banhos em piscinas naturais também fazem de Pacatuba um point dos amantes da natureza. O principal destaque é o balneário Parque das Andreas, formado por um conjunto de cascatas e piscinas naturais construídas pela própria natureza. As fontes estão no cume da Serra da Aratanha. O local dispõe de infraestrutura de lazer e está situado no centro da cidade, bem atrás da Igreja Matriz. Paraíso colocado para uso do homem, o parque já serviu de locação para produções de TV e cinema, além de já ter embelezado anúncios comerciais.
Do Parque das Andreas saem os grupos que se aventuram nas trilhas de Pacatuba (Boaçu, Letreiro, Cetref).

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Turismo e Cultura (Funtec): (85) 3345.2317
Parque das Andreas: (85) 3345.1409
http://www.pacatuba.ce.gov.br
http://www.cearaparapente.com.br
http://www.cearavoolivre.com.br/

Hospital da Mulher de Maracanaú

O Ministério da Saúde deverá liberar recursos para o funcionamento do Hospital da Mulher de Maracanaú.A observação é da deputada federal Gorete Pereira,informando que nos próximos meses o equipamento estará disponível à população.