ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

6 de setembro de 2011

Ceará é o primeiro em transplantes de fígado do Brasil

O Ceará avançou duas posições e passou, no primeiro semestre deste ano, do terceiro para o primeiro lugar do Brasil em transplantes de fígado por cada milhão de habitantes, de acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Entre janeiro e junho de 2011, foram realizados no Estado 77 transplantes de fígado, 20 a mais que no mesmo período de 2010. Com esse número, o Ceará passou de 13,2 transplantes por milhão da população em todo o ano passado para 18,2 transplantes no primeiro semestre deste ano. São Paulo e Minas Gerais, primeiros colocados em transplantes de fígado em 2010, apresentaram índices de 16,5 e 16,0 transplantes no primeiro semestre deste ano. Em números absolutos, o Ceará, só fica atrás de São Paulo, que realizou 340 transplantes de janeiro a junho.
Nos transplantes de coração por milhão da população o Ceará também avançou uma posição e assumiu a segunda colocação no país. No primeiro semestre deste ano, o Ceará realizou 11 transplantes de coração, 2,6 por milhão da população. São Paulo, com 40 transplantes, primeiro lugar em números absolutos, fica em quarto lugar proporcional, com 1,9 transplantes. O Distrito Federal, que realizou cinco transplantes de coração, está na primeira colocação em termos proporcionais, com 2,9 transplantes. O Ceará está em quarto lugar do Brasil em transplantes de rim e pâncreas.
Na contagem de todos os procedimentos, o Ceará realizou 90 transplantes a mais no primeiro semestre de 2011 que no mesmo período do ano passado. O número de transplantes no período passou de 466 para 556. Os transplantes de córnea aumentaram 28,9%, passando de 252 para 325. Transplantes de rim passaram de 120 para 129, aumento de 7,5%, de coração de 10 para 11 (10%) e pâncreas de 3 para 5 (66,6). O aumento do número de transplantes de fígado, de 57 para 77, foi de 35%. Em todo o ano passado, o Ceará realizou o recorde de 872 transplantes. Foram 16 transplantes de coração, 113 de fígado 460 de córnea, 232 de rim, 14 de medula óssea, 10 de valvas cardíacas e 6 de pâncreas.
Balanço do ano
Em números atualizados, este ano, até esta segunda-feira, 5 de setembro, pela Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado, o Ceará realizou 767 transplantes. Foram 173 transplantes de rim, 451 de córneas, 15 de coração, 106 de fígado, 10 de medula óssea, entre outros
Fonte: Sesa

Papicu: Intervenção garante travessia mais segura aos usuários do Terminal

Foto de Divulgação
A fim de garantir a travessia segura dos 270 mil usuários de ônibus que circulam diariamente no Terminal do Papicu, a Prefeitura, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), concluiu a instalação de gradis na plataforma dos boxes e no canteiro central da estação.
O objetivo da intervenção é evitar acidentes e incentivar a passagem pela faixa de pedestres. A implantação desta ação preventiva, que direciona o fluxo de passageiros, será avaliada junto à população e, posteriormente, estudada a possibilidade de ampliá-la para os demais terminais de integração.
Como parte da obra, foram construídas rampas que facilitarão o acesso de pessoas com deficiência à entrada do terminal, além de nova bilheteria. Devido à reforma, a calçada externa do Terminal do Papicu, situada na Rua Pereira de Miranda, encontra-se mais acessível, já que a pedra portuguesa foi substituída por cimentado e piso tátil cerâmico, permitindo um melhor deslocamento dos cidadãos.
Informações da Etufor