ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

29 de julho de 2011

Confira as praias próprias para banho em Fortaleza

Conforme boletim de balneabilidade da água das praias de Fortaleza, divulgado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) esta semana, 16 pontos estão próprios para banho na orla marítima da capital. O resultado foi obtido com base em análises da água dos 31 pontos monitorados pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia, realizadas no período de 27 de junho a 27 de julho.
Os pontos de amostragem são divididos em setor leste, centro e oeste; sendo considerados próprios para contato primário aqueles que apresentarem menos de 1000 coliformes termotolerantes para cada 100 mL de água nas últimas cinco coletas. Caso seja verificada presença de mais de 2000 coliformes em pelo menos duas destas coletas, o ponto é considerado imediatamente impróprio. As amostras são coletadas às segundas-feiras, entre 9 e 12 horas, podendo o resultado ser influenciado pelo ocasionamento de chuvas.
Confira, abaixo, o resultado da análise em Fortaleza:
Pontos próprios: Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Estátua de Iracema
Edifício Arpoador
Diários (Ponta Mar Hotel)
Ideal Clube
Ed. Vista del Mare
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
INACE (Indústria Naval do Ceará)
Marina Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes

Pontos impróprios: Caça e Pesca
Barraca Beleza
Início da Rua Ismael Pordeus
Farol
Iate
Mucuripe
Volta da Jurema
Kartódromo
Início da Av. Pasteur
Colônias
Horta
Início da Rua Lagoa do Abaeté
Goiabeiras
Barraca Big Jeans
Barra do Ceará

Da Semace

Ponte sobre o Rio Cocó recebe blitz educativa contra a dengue

A ponte sobre o Rio Cocó, localizada entre os bairros Caça e Pesca e Sabiaguaba, recebe sábado (30), a partir das 8h, uma blitz educativa de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. A ação acontece numa parceria entre as Regionais de Fortaleza e contará com abordagem educativa aos banhistas, distribuição de panfletos e adesivagem de carros. Participam da atividade cerca de 40 educadores em saúde.

Portabilidade nos planos de saúde

A partir de hoje, os usuários de planos de saúde individuais, familiares e coletivos por adesão poderão mudar de plano sem carência. A medida faz parte das novas regras de portabilidade estipuladas pela Agência Nacional de Saúde.
A decisão beneficia 13 milhões de brasileiros. A ANS informou ainda que a área de cobertura da operadora deixa de ser exigida como critério para a compatibilidade entre produtos. Assim, o beneficiário de plano municipal pode exercer a portabilidade para um estadual e também para um nacional.

Motoristas e cobradores podem entrar em greve na próxima terça-feira

Motoristas e cobradores de ônibus se reuniram, hoje, dia 28, em duas assembléia – manhã e tarde – e decidiram reduzir o pedido de reajuste da categoria para 9,9% . O sindicato vai enviar um ofício, amanhã, dia 29, para o Sindicato das Empresas de Transporte de Passeiros do Estado do Ceará – Sindiônibus – com a nova proposta. Caso os empresários não aceitem, na próxima terça-feira, dia 2 de agosto, os motoristas vão paralisar as atividades na Capital.

27 de julho de 2011

Casal diz que padre se negou a celebrar casamento por noiva estar sem calcinha em Goiás

Allyne Eva Costa, 23, e Andersson Ferreira Cardoso, 27, caseiros de uma fazenda no distrito de Itumirim, município de Serranópolis (398 km de Goiânia) disseram que foram impedidos de se casar no último sábado (23) depois que o padre Gerônimo Cabral Moura, foi informado de que a noiva estava sem calcinha na cerimônia religiosa.
O local onde vivem, com cerca de 1.200 habitantes, divididos nas zonas rural e urbana, fica em uma região agrícola do Estado, quase na fronteira com o Mato Grosso do Sul.
Eles contaram que o episódio começou quando uma das pessoas que estava na cerimônia ouviu a noiva comentar que estaria se casando sem as roupas íntimas e contou ao padre. Ouvidos pela reportagem, os noivos não souberam precisar quem seria a delatora, pois só souberam do fato quando o padre pediu para que Allyne fosse até a sacristia.
Por achar a atitude ´estranha e imoral´, o padre pediu que uma freira carmelita, que vive na paróquia local, acompanhasse a noiva. Ela então foi submetida a uma espécie de averiguação na sacristia, e o fato foi comprovado pela religiosa. Por conhecer a linha moralista e tradicional do padre e da comunidade, contou que não havia nada debaixo do vestido.
O padre, então, no altar, fez, segundo relato dos noivos, a seguinte colocação: ´Peço que a noiva decida se vai continuar como está ou vai vestir as roupas íntimas´. Diante da recusa, ele disse que ´por achar a atitude estranha e imoral não realizaria o casamento´, e encerrou a cerimônia.
Os noivos se disseram revoltados, e decidiram formalizar um pedido de afastamento do padre à Cúria Diocesana de Jataí (325 km de Goiânia), e ameaçaram também acionar a Justiça contra a Igreja.
Novo casamento
Apesar de todo o desconforto e constrangimento causado pela recusa do padre, o casal remarcou a cerimônia para o dia 20 de agosto, em Chapadão do Céu (GO), cidade vizinha. ´Só queria me casar como vim ao mundo. Como sem vestido não dá, ao menos sem calcinha´, relatou a noiva sobre o episódio.
E ela ainda afirmou que vai repetir o feito, e espera que a nova cerimônia não seja novamente impedida. O noivo brincou que não estava sem cueca, mas que concorda com a vontade da noiva, e que isso não muda em nada o compromisso dos dois com a igreja.
Fonte:UOL Notícias

População da Parangaba é beneficiada com o recapeamento da Av. Augusto dos Anjos

A população que mora ou frequenta a Av. Augusto dos Anjos, na Parangaba, está sendo beneficiada com o recapeamento da via. Uma nova camada de asfalto está sendo aplicada ao longo de toda a avenida, que vai da Av. Gomes Brasil até a Av. Osório de Paiva. O local dá acesso a três terminais de transporte coletivo de Fortaleza: Siqueira, Lagoa e Parangaba.

Atualmente, 29 equipes da Usina de Asfalto de Fortaleza estão trabalhando em vias de diversas áreas da cidade, executando reparos em bairros como Messejana (R. Padre Pedro de Alencar), Montese (Av. João Pessoa), Luciano Cavalcante (Av. Rogaciano Leite), Benfica (Av. Carapinima), Fátima (Av. Aguanambi) e Rodolfo Teófilo (Av. Humberto Monte). O objetivo da operação é realizar a manutenção da malha viária de Fortaleza, facilitando a mobilidade urbana.

Moradores do Lago Jacarey recebem novo canteiro central

Os moradores do Lago Jacarey contam com um novo canteiro central, na Av. Viene Weyne, que fica em frente ao polo de lazer do bairro. A obra contemplou a construção de um calçadão com três mil metros de comprimento, com bancos em alguns trechos e espaço para caminhadas, além de intervenções de paisagismo por toda a extensão do canteiro.

Um novo projeto de iluminação, mais eficiente e moderno, foi executado no local, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC). Foram instalados 14 postes de concreto e 69 postes metálicos, sendo o último modelo com uma altura mais baixa, iluminando exclusivamente o canteiro central. A quantidade de luminárias de vapor de sódio (amarela) também foi ampliada em 29 novas unidades. O canteiro central recebeu ainda 69 luminárias ornamentais com lampada de vapor metálico (branca), com potência de 150W. 
 

Festival movimenta Pindoretama neste final de semana

Começa nesta sexta-feira, 29, mais uma edição do Festival de Cana de Açúcar de Pindoretama, o Pindorecana. Até domingo, 30, o município – distante cerca de 50 quilômetros da capital – recebe visitantes interessados em conhecer os atrativos locais, especialmente os engenhos, e nas diversas atrações do evento, que conta com uma programação diversificada, incluindo apresentações artísticas, bandas de forró, e feiras de gastronomia e artesanato.
Como já é de praxe, o Pindorecana terá novamente a rapadura gigante como uma das grandes atrações. Além disso, haverá, na feira gastronômica, apresentação de alimentos preparados com produtos derivados da cana de açúcar concurso para a escolha do rei e da rainha dos canaviais 2011 – outra tradição do evento – e apresentação de peças teatrais e de artistas da terra.
Programação Pindorecana 2011
29/07 – Sexta-feira
16h – Feira de Artesanato e Gastronomia
19h – Apresentações Culturais
Abertura do Festival Município – MOVING
Espetaculo: Béjart
Quadrilha do Coqueiro do Alagamar “ Arte Junina”
Grupo de Dança – Fenix
Show Pirotécnico
22h às 02h – Show musical com as bandas Lagosta e Albersom.
30/07 – Sábado
08h – Feira de artesanato e gastronomia
18h – Apresentações Culturais
Maracatu Nação Fortaleza
Projeto CAJ – Espetáculo: Aids em Cordel
20h – Escolha da Rainha e do Rei dos Canaviais
22h às 02h30 – Show musical com a banda Novo Caviar e banda Veneno.
 31/07 – Domingo
08h – Feira de Artesanato, Gastronomia e Apresentação Cultural (Grupo Pixote);
16h – Apresentações Culturais
Grupo de Flautas Associação Frei Tito;
Orquestra de Sopro de Pindoretama;
Grupo de Teatro Encenação;
Grupo de Dança de Rua – Jampers;
Grupo Halloween;
Quadrilha Folia com Alegria no Mundo da Magia
220h às 02h – Show musical com as bandas Kabra da Peste e Pisadinha


Datas confirmadas Mundial no Brasil

Além da definição dos potes de cada eliminatória continental, foram confirmadas, hoje, dia 27, as datas de realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, entre os dias 12 de junho e 13 de julho, e a da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, entre os dias 15 de junho e 30 de junho.
(Fonte: Fifa)

25 de julho de 2011

Deputado que inspirou filme Tropa de Elite participa de debate em Fortaleza

O Deputado Estadual Marcelo Freixo (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), estará em Fortaleza, durante os dias 26 e 27 de julho, para participar de debates e compartilhar experiências sobre as lutas pela efetivação dos Direitos.
Em Fortaleza, Freixo discutirá direitos humanos, crime organizado, violência institucional, privatização das cidades no contexto da realização dos megaeventos, dentre outros temas.
Freixo é professor de História e militante pelos Direitos Humanos. Conduziu e participou de diversos projetos educativos no sistema penitenciário, além de presidir a CPI das Milícias, que investigou a ligação de parlamentares com grupos paramilitares, da qual resultou a indicação de 225 envolvidos e a apresentação de 58 medidas concretas para acabar com essa máfia. Essa ação inspirou a realização do filme Tropa de Elite 2.

Governo Federal: Terceira chamada do Prouni acontece na próxima quinta-feira, 28

O resultado da terceira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), inicialmente previsto para esta segunda-feira, 25, será divulgado na próxima quinta-feira, 28. A prorrogação no calendário ocorre a pedido das instituições de ensino superior que solicitaram maior prazo para o lançamento das bolsas concedidas aos candidatos pré-selecionados na segunda chamada.
A partir desta quinta-feira, 28, os estudantes inscritos poderão verificar se foram pré-selecionados na página eletrônica do programa. O novo prazo para comprovação da documentação e realização da matrícula nas instituições de ensino termina em 3 de agosto.
(Fonte: Sesu)

Sefaz anuncia projeto para controle on line de vendas no comércio

Mauro Filho e Paulo Oliveira
“A Secretaria da Fazenda promete inovar na marcação cerrada da arrecadação do ICMS. O titular do órgão, Mauro Filho, adotará um sistema moderno de acompanhamento de vendas que dará às maquininhas de cupom fiscal, instituindo um modem digital que se acoplará ao computador da empresa.
Com o sistema, conforme Mauro Filho, a Sefaz acompanhará on line a as vendas. “O sistema foi desenvolvido para nós por um instituto de São José dos Campos (SP), que faz testes há um ano e quatro meses com eficácia”, adianta o secretário.
Ele diz que o modem será liberado gratuitamente para microempresas. As empresas de grande porte terão de comprar. Ele quer implantar tudo a partir de fevereiro de 2012.”

Reforma do Mercado não atrapalha alta estação

Patricia Aguiar, luizianne Lins e Juarez
Cerca de R$ 1 milhão está sendo gasto na intervenção na cobertura, primeira etapa de uma reforma completa pela qual o espaço deve passar até o final da gestão de Luizianne, em 2012. A recuperação do teto, com substituição de toda estrutura, deve terminar em até seis meses. “Começamos (pelo teto) porque era mais emergencial. A gente termina uma e começa a outra etapa quase que concomitantemente. Não gostamos muito de falar em prazos, mas, até o final da administração, entregamos tudo”, reforça a secretária do Turismo, Patrícia Aguiar.
O “tudo” ao qual se refere a secretária é uma reforma estimada em R$ 1,5 milhão. O Mercado Central deve ganhar um anfiteatro ladeado por espelhos d’água e palmeiras, além de boxes organizados. Os 16 banheiros do espaço turístico também serão reformados e o prédio receberá ainda nova pintura. Em uma terceira etapa, o elevador deve ser “modernizado”. “Já está em licitação”, cita o presidente da Associação dos Lojistas do Mercado Central (Almec), Juarez Gonçalves. Segundo ele, a execução de obras em julho não prejudica o fluxo de turistas. “Estamos fazendo tudo para não atrapalhar. Começamos pelo teto por uma questão de segurança”, destaca. Na alta estação, o Mercado Central chega a receber 6 mil pessoas diariamente. São 559 lojas, 70 quiosques, 03 restaurantes e 03 lanchonetes.
 Segundo Luizianne Lins, reformar o mercado é importante para o turismo na Capital. “O mercado é importante espaço para a ‘cearensidade’. Ele tem muito a falar de nós mesmos. Vamos humanizar mais o mercado”, diz
Os permissionários do Mercado comemoram a reforma. “Expectativa é de que melhore”, diz Maria Socorro de Oliveira, 65. “Agora a gente vai receber o turista como deve ser”, acredita Vanderlene Marques de Oliveira, 44.