ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

22 de janeiro de 2011

Imagem da semana

Palácio de Cristal (Petrópolis)

O Palácio de Cristal situa-se na cidade de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro. O local foi inaugurado em 1884.
A estrutura pré-montada foi encomendada pelo Conde d'Eu, sendo construída nas oficinas da Sociedade Anônima Saint-Souver Lês Arras, na França. A estrutura é inspirado no Palácio de Cristal de Londres, e do Palácio de Cristal do Porto. [1]
A intenção do Conde e da Princesa Isabel era utilizar o local como espaço para exposições de flores, frutos e pássaros.[1]
Em 1938 o palácio foi coberto por folhas-de-flandres e tijolos para abrigar o Museu Histórico de Petrópolis, que mais tarde seria transferido para onde hoje funciona o Museu Imperial de Petrópolis.
Em 1957 o palácio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , mas ele continuou coberto. Paredes similares às originais foram colocadas no ano da comemoração do centenário do palácio, em 1984.

Árvore cai, derruba poste e interdita a rua Conselheiro Tristão

A chuva que atingiu Fortaleza desde as primeiras horas deste sábado (22), fez com que uma árvore antiga caísse e derrubasse um poste elétrico na rua Conselheiro Tristão, no bairro de Fátima. A via ficou tomada pela árvore e o poste. A Autarquia Municipal de Trânsito realizou o desvio dos veículos por uma rua alternativa.


Igreja do interior de SP anuncia rifa de Fusca lotado de cerveja

O anúncio seria comum se não estivesse exposto na entrada da catedral de Ribeirão: "concorra a um charmoso Fusca branco, 1980, a álcool, carregado de cervejas".
É o que diz o banner, iniciativa do padre Francisco Moussa, 33, que visa arrecadar fundos para construção do centro social da catedral.
Para os fiéis, no entanto, a inclusão da cerveja ao prêmio da rifa vendida a R$ 2 vai contra o que a igreja sempre pregou: o combate ao uso excessivo do álcool.
"Estou sem palavras. A igreja prega que a gente não pode abusar do álcool, que não pode apelar a jogos de azar, mas está fazendo tudo isso", disse a funcionária pública Alzira Gonçalves, 50.
Outras duas fiéis ouvidas pela Folha concordaram com Alzira. O sorteio está marcado para hoje, às 20h, em frente à catedral.
Para o padre Jerônimo Gasques, existem outras formas "éticas" para a igreja captar recursos. "Isso [sorteio de carro carregado de cervejas] denigre a igreja, além de não ser sadio evangelicamente".
Ele é autor de diversos livros que abordam a atuação da igreja -como "Dízimo e Captação de Recursos"- e aboliu as festas na paróquia de Presidente Prudente (SP).
Procurado pela reportagem da Folha, o padre não quis explicar os motivos que o levaram a rifar um Fusca carregado de cervejas. O arcebispo de Ribeirão Preto, Joviano de Lima Júnior, não comentou o assunto.
Fonte: Folha.com

21 de janeiro de 2011

Veja os pontos próprios para banho em Fortaleza

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) divulgou o terceiro boletim de balneabilidade (qualidade das águas destinadas à recreação de contado primário), nesta sexta-feira (21). Os dados apontam que apenas 16 pontos são próprios para banho, enquanto que 15 são impróprios. Os motivos podem ser vários: ligações clandestinas de esgoto, ocorrência de chuvas, condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo.
Balneabilidade
Para que um ponto esteja próprio para banho precisa estar dentro dos padrões de qualidade, ou seja: no máximo, 1.000 coliformes termotolerantes para cada 100 ml de água nas últimas cinco medições. As amostras são colhidas semanalmente pela Semace.
Confira os pontos:
Próprios para banho
-Caça e Pesca
-Barraca Arpão Praia Bar
-Barraca Itapariká
-Barraca Hawaí
-Praça 31 de Março
-Barraca América do Sol
-Barraca Crocobeach
-Barraca Beleza
-Ideal Clube
-Ed. Vista del Mare
-Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
-INACE (Indústria Naval do Ceará)
-Marina’s Park Hotel
-Horta
-Início da Av. Philomeno Gomes
-Início da Av. Pasteur
Impróprios para banho
-Clube de Engenharia
-Início da Rua Ismael Pordeus
-Farol
-Iate
-Mucuripe
-Estátua de Iracema
-Volta da Jurema
-Edifício Arpoador
-Diários (Ponta Mar Hotel)
-Kartódromo
-Colônias
-Início da Rua Lagoa do Abaeté
-Goiabeiras
-Barraca Big Jeans
-Barra do Ceará
Com informações da Semace

Ressaca atingiu seu maior pico

A "ressaca" do mar atingiu o seu pico neste mês de janeiro, e que deve ser o maior do ano, ontem no fim da tarde, quando o avanço da água na areia da praia atingiu 3,2m. Na Avenida Beira-mar muitas pessoas foram assistir e fotografar o fenômeno da natureza. Mas alguns desavisados acabaram totalmente molhados pela maré devido as águas que batiam nas pedras de contenção e respingavam no calçadão da orla.
Segundo o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Paulo Barbieri, a força da "ressaca" deve durar até hoje, pois amanhã já terá uma grande diminuição e chegará ao fim no domingo, 23.
"Acho isso muito impressionante. Nunca tinha visto algo igual em todo minha vida", comentou, sobre o fenômeno, o administrador, Fabio Luiz de Souza, que é paulista e está de ferias em Fortaleza.
Ele explicou que já passou por varias praias em todo o Brasil, mas nenhuma tinha sido tão excitante quando a Beira-Mar. "Também é um belo momento". O oficial da marinha mercante, Alcion Bernardino de Souza, aproveitou as suas ferias para ir pescar próximo ao espigão da Praia de Iracema e afirmou que a "ressaca" não iria atrapalhar nem um pouco, na verdade seria mais fácil pescar.
"Quando o volume da água sobe, os peixes ficam mais próximos da areia da praia e fica mais fácil pescá-los. O problema é que a gente se molha um pouco", disse Souza.
Para o mecânico, Lúcio Flavio de Oliveira, não é perigoso pescar em dia que a maré está tão alta, como ontem. "Para não ter problemas basta saber o que está fazendo e ter cuidado", acrescentou Oliveira.
Além de bonito também é divertido, disse a estudante, Mariana Fontes Leite, que gostou de ver quem passava pelo calçadão levar um "banho". "Além de ter uma grande beleza plástica também é engraçado ver os coopistas fugindo da água".
Já a vendedora ambulante, Sandra de Lima, não vê graça em assistir as pessoas se molhando, mas acha muito interessante ver as ondas se chocando no muro de contenção. "Estou tão acostumada a ver esse fenômeno que nem me importo muito quando ele acontece", frisou.
Na opinião da vendedora, Edileuza Ximenes, a "ressaca" do mar atrapalha bastante pois molha as pessoas e também o calçadão deixando escorregadio. Além disso a água do mar acaba trazendo lixo para a orla, tirando a beleza do local.
Astros
De acordo com o geólogo pesquisador do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Leonardo Hislei Uchôa Monteiro, a "ressaca" do mar é uma maré especifica, que é controlada pela conformação dos astros: terra, lua e sol. Cientificamente esse fenômeno é conhecido como maré equinocial
"No verão, estação do ano em que estamos atualmente, a terra e a lua se aproximam do sol. Com isso é exercida uma força gravitacional maior da água do mar. Isso acaba ocasionando o avanço da água na areia da praia", explicou Monteiro.
O geólogo pesquisador acrescentou que os 3,2m que marcaram o pico da "ressaca" em Fortaleza é considerado um bastante elevado. "Esse avanço da água aqui da Capital é o maior de todo o Nordeste", afirmou.
Ele destacou que esse fenômeno não influencia em nada no ecossistema. O máximo que poderá acontecer é que devido a ação marítima intensa, ocorra erosão no litoral.
Fonte:Diário do Nordeste

Coelce registra 1.322 raios durante período chuvoso de janeiro

De acordo com a Companhia Energética do Estado do Ceará (Coelce), 1.322 descargas atmosféricas foram registradas no mês de janeiro, durante o período chuvoso, no Ceará. A cidade de Santa Quitéria foi a que registrou a maior quantidade de raios: 49. Em seguida, Tauá com 41 raios; Sobral com 37 e Parambu com 32 foram os municípios com maior incidência de descargas no Estado. A capital cearense contou apenas com dois raios no período.
 
Em todo o ano de 2009, a Coelce registrou, aproximadamente, 100.870 descargas atmosféricas no Ceará. Já em 2010, foram registrados cerca de 45 mil raios, sendo as áreas mais atingidas as regiões Norte e Sul do Estado. As cidades que tiveram as maiores ocorrências nesses anos foram Granja (320) e Bela Cruz (253).
As descargas elétricas no Estado são monitoradas pela Coelce, com a finalidade de identificar o local de queda de raio na rede elétrica, prever tempestades e consequentemente minimizar o tempo de atendimento. O sistema da companhia identifica as áreas de maior incidência, otimizando a instalação de equipamentos de proteção contra descargas.
Cuidados
Confira abaixo cuidados para ter dentro e fora de casa durante tempestades (fonte: Coelce):
• Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
• Evitar contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos, torneiras, cabos de aterramentos etc;
• Evitar ligar equipamentos elétricos e eletrônicos;
• Quando possível, desconectar das tomadas aparelhos elétricos e eletrônicos;
• Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
• Evitar contato com objetos metálicos como cercas de arame, portões metálicos, tubos metálicos, cabos de aterramento e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
• Evitar estar perto de tratores, máquinas agrícolas, motocicletas, carroças, veículos;
• Evitar estar perto de locais como campos abertos, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes, locais elevados.
Redação Jangadeiro Online

Romário ocupa gabinete que já foi de Lula

Romário tem estrela até na política, pelo menos quanto à escolha do gabinete. Estreante, o deputado do PSB-RJ ficará no mesmo lugar onde despachou ninguém menos que Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil de 2003 a 2010.
Lula ocupou o gabinete 825 durante a elaboração da Constituição de 1988. A sala tem algumas regalias, como elevador próprio e banheiro privativo. A definição aconteceu por sorteio.
Fonte: UOL

20 de janeiro de 2011

Rua afunda e arrasta caminhão em Messejana

Um caminhão bitrem carregado de madeira afundou, na rua Taquatiara, em Messejana, nas proximidades da BR-116 e do Terminal do Sistema Integrado de Transporte, na manhã desta quinta-feira (20). O condutor do veículo estava indignado com a exploração de pessoas que cobraram valores altos para retirar o veículo do buraco.
Fonte : jangadeiro Online

A volta do Amigão Carlos Augusto

CARLOS AUGUSTO O AMIGÃO
O comunicador Carlos Augusto, depois de muitos anos em Fortaleza liderando a audiência no rádio, precisamente na Verdinha AM, retorna à  Mossoró onde ele iniciou sua carreira. Isso mesmo! Carlos Augusto fará a partir do dia 24, das 7h30 às 11h, o programa de entretenimento na rádio Difusora AM Sucesso.

19 de janeiro de 2011

Empresa é obrigada a avisar que funcionário está sendo filmado, decide TST


A Justiça do Trabalho entendeu que o empregador pode filmar seus funcionários no local de trabalho, desde que eles tenham ciência da prática. O TST (Tribunal Superior de Justiça) confirmou os posicionamentos da 1ª e da 2ª instância, rejeitando pedido do MPT (Ministério Público do Trabalho).
O MPT da 17ª região (Espírito Santo) não conseguiu provar que a filmagem nos locais efetivos de trabalho constitui dano moral coletivo. O entendimento do TST exclui a possibilidade de filmar os empregados no banheiro ou no refeitório.
O caso que chegou ao TST refere-se à empresa de telemarketing Brasilcenter. Segundo a decisão do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 17ª região, que confirmou a decisão de primeiro grau, não há ilegalidade ou abuso nas filmagens realizadas pela empresa. O Tribunal considerou razoável a justificativa da Brasilcenter de que precisa proteger seu patrimônio, que conta com peças de computador de grande valor e que podem ser furtadas facilmente.
De acordo com o advogado especialista em Direito do Trabalho, Antonio de Almeida e Silva, não há, nesse procedimento, violação do direito à intimidade dos funcionários. "O sistema de vigilância, como é usual, visa assegurar e garantir o patrimônio da empresa, bem como a segurança dos próprios funcionários", afirmou.
O TRT destacou ainda que a empresa não realiza gravação, mas simplesmente filmagem, e que não se pode falar em comportamento clandestino da Brasilcenter, pois documentos demonstram que os empregados estavam cientes da existência das filmagens, antes mesmo do ajuizamento da ação.
O advogado Antonio de Almeida e Silva afirmou que é legitimo e lícito esse tipo de monitoramento, "desde que todos estejam informados da existência dessas câmeras, o que sempre acontece através de placas informativas afixadas no local". E completou: "realmente,não se compreende o que não pode ser filmado nesse periodo de trabalho,que constitua privacidade do empregado".
Decisão do TST
Como o tribunal regional rejeitou recursos apresentados pelo MPT, este decidiu interpor agravo de instrumento ao TST. O Ministério Público alegou que, na decisão do TRT, havia afronta a preceitos constitucionais e divergência jurisprudencial. Para o ministro Mauricio Godinho Delgado, relator do caso na 6ª Turma, entretanto, não se verifica qualquer das hipóteses alegadas pelo MPT.
O ministro afirmou ainda que não houve transcrição de julgados que pudessem demonstrar de fato a divergência jurisprudencial. A 6ª Turma seguiu o entendimento de Delgado e rejeitou o agravo de instrumento.
Fonte: Última Instância

Funceme divulga prognóstico sobre quadra chuvosa em 2011

Durante coletiva, realizada na manhã desta quarta-feira (19), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou o prognóstico oficial da quadra chuvosa para o Ceará neste ano. Para os meteorologistas, a quadra chovosa compreeende o período de fevereiro a maio.
De acordo com mos dados apresentados, neste ano, as probabilidades de chuvas no Estado são 40% na média histórica, 35% acima da média, e 25% abaixo da média. No ano passado, o acúmulo pluviométrico no período foi de 849,7 milímetros.
Para este ano, o prognóstico ainda indica em localidades com menores valores de precipitação, como Sertão Central, Inhamuns e Região Jaguaribana, a tendência é de um total de chuvas nas categorias normal e abaixo da média histórica.
Além disso, a variabilidade temporal das chuvas deve provocar uma maior frequência de veranicos. Já nas áreas com médias de precipitação mais altas, como regiões litorâneas ou serranas, existe a possibilidade de ocorrerem eventos extremos de chuva.

Três cruzamentos são interditados pela AMC após a chuva em Fortaleza

Três cruzamentos foram bloqueados pela Autarquia Municipal de Trânsito na manhã desta quarta-feira, 19, em decorrência da chuva de 79,6 milímetros que cai desde a madrugada em Fortaleza. São eles: avenida José Bastos x rua Pernambuco; avenida Antônio Sales x avenida Aguanambi e avenida Eduardo Girão x avenida Luciano Carneiro.
Neste último cruzamento, de acordo com a AMC, um buraco abriu pegando parte da faixa sentido oeste/leste da avenida Luciano Carneiro e a via foi bloqueada. Os motoristas que trafegam na avenida Eduardo Girão, sentido Oeste/Leste, em direção à avenida Aguanambi, estão tendo, obrigatoriamente que dobrar à esquerda ou à direita na avenida Luciano Carneiro. Agentes da AMC estão orientando o trânsito no local. A AMC informa que os demais pontos de alagamento já estão normalizados, possibilitando o fluxo normal de veículos.
Ainda de acordo com a AMC, foram detectados apenas três semáforos com problemas. Apenas um ainda está em sinal de alerta, com o amarelo intermitente, no cruzamento da avenida Sargento Hermínio com Padre Anchieta. Os semáforos dos cruzamentos da Abolição com Beira Mar e da Osório da Paiva com ruaJúlio Braga já foram normalizados.
Pontos de alagamento já normalizados:
- Avenida Aguanambi com avenida 13 de Maio
- Avenida Heráclito Graça com rua João Cordeiro
- Avenida Jovita Feitosa com rua Caio Carlos
- Avenida Eduardo Girão com rua Jorge Dummar
- Avenida Duque de Caxias com rua Sólon Pinheiro
- Avenida Domingos Olímpio, próximo ao terminal – normalizadas, mas está interdita no cruzamento com a avenida Aguanambi.
- Rua Leonardo Monteiro, no Benfica, próximo ao IFCE
Fonte  opovo Online

18 de janeiro de 2011

Motorista invade Palácio da Alvorada durante a madrugada


Um servidor público federal de 32 anos invadiu, na madrugada desta terça-feira (18), o Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência da República, em Brasília.
Ele dirigia uma Mitsubishi Pajero e usou o veículo para derrubar o portão principal do palácio, onde, até o dia 31 de dezembro, morava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A presidente Dilma Rousseff ainda está morando na Granja do Torto, outra residência oficial.
Segundo a Superintendência Regional da Polícia Federal em Brasília, que não divulgou o nome do motorista, por volta das 2h20, o homem forçou o portão com o carro, apesar das advertências dos seguranças que guardam o portão principal do Alvorada.
De acordo com a PF, ele só foi detido após entrar na pista que leva ao prédio residencial. O servidor está preso na Superintendência e será indiciado por dano qualificado, violação de domicílio, resistência e desobediência.
A PF afirma que ele tem problemas psiquiátricos e que deu "declarações desconexas" durante depoimento, sem explicar o motivo da invasão.
O motorista chegou a afirmar, segundo a PF, que não sabia que se tratava do Palácio do Alvorada.
De acordo com o órgão, agentes do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) que acompanharam o motorista até a polícia afirmaram que ele não aparentava estar alcoolizado, mas com distúrbios psicológicos.
A PF não informou a que órgão da administração federal o motorista é vinculado, apenas que ele é funcionário efetivo, não comissionado. A PF também não informou sua formação dele. Segundo a polícia, o homem é mineiro, separado e mora na Asa Norte.
Em nota, o GSI informou apenas que "o incidente provocou a reação imediata da equipe de serviço que realizou a detenção do condutor do veículo, encaminhando-o à autoridade policial competente".
Fonte: Folha Online

Estudantes de Fortaleza marcam protesto contra o SiSU pelo Orkut

“Levem as provas, vamos queimá-las. Levem cartazes, apitos, nariz de palhaço, blusa do Brasil”. Essa é a convocação que está sendo feita, no Orkut, para quem se sentiu prejudicado com o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Estudantes de Fortaleza farão um protesto contra o exame nesta quinta-feira (20). A concentração está marcada para às 13 horas, na Praça do Carmo, no Centro de Fortaleza.
Os motivos da iniciativa? Confira abaixo:
- Vazamento de dados: estudantes acessam contas de outros candidatos e modificam seus cursos;
- Senhas incorretas: pedem outra por SMS e a nova também não serve para acessar o site;
- Falta de uniformidade nas correções das redações;
- Site congestionado: mesmo com a prorrogação da inscrição do Sisu até quinta-feira, muitos estudantes não conseguirão se inscrever, o site fica o dia inteiro fora do ar impossibilitando a inscrição e o acompanhamento da mesma;
- Para os estudantes, o MEC mente: “nenhum dado foi alterado no nosso servidor”, garante o ministério em relação às denúncias sobre as modificações de cursos no cadastro de outros estudantes.

17 de janeiro de 2011

Cruz Vermelha: 206 t de doaçoes já foram enviadas ao RJ

Voluntária em Nova Friburgo ajuda a organizar material doado aos afetados pela chuva
A filial de Minas Gerais da Cruz Vermelha afirmou, nesta segunda-feira, que a campanha realizada para arrecadar mantimentos para as vítimas das chuvas do Rio de Janeiro já teve a adesão de dezenas de milhares de pessoas. Até o início da tarde desta segunda, haviam sido enviadas 206 t de donativos para as populações afetadas no Rio e interior de Minas e as estimativas são de que mais 150 t ainda estejam nos estoques.
» Veja como ajudar os desabrigados pela chuva no RJ
"A Cruz Vermelha Brasileira - Filial Minas Gerais agradece, admirada, a população de BH e região pela manifestação impressionante e motivadora de solidariedade nos últimos dias", disse.
Com o alto volume de doações, os estoques de roupas já são suficientes para as vítimas e o órgão pede produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos não perecíveis, água mineral, cobertores e roupa de cama. O apoio de empresas de transporte e logística é requisitado para enviar as doações às regiões afetadas.
Por motivos operacionais, a sede da Cruz Vermelha no centro de Belo Horizonte não está recebendo doações e um posto de arrecadação foi montado na BR 356, ao lado do supermercado Leroy Merlin, próximo ao BH Shopping.
Foto: EFE

Cachorro que velava túmulo da dona em Teresópolis é adotado

O vira-lata Caramelo, que passou dias ao lado do túmulo da dona, Cristina Maria Cesário Santana, morta em decorrência das fortes chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio na semana passada, ganhou um novo lar neste domingo. Adotado por uma família da Barra da Tijuca, o cãozinho não é o único a esperar pelo dono mesmo depois da sua morte.
Segundo a veterinária Andrea Lambert, membro da Comissão Especial de Proteção Animal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) que resgatou Caramelo e outros animais que ficaram sem lar por causa da chuva, histórias assim são muito comuns. – O animal doméstico tem muita lealdade –, explica. – O dono acaba sendo a referência para tudo.
Em Edimburgo, Escócia, o Skye Terrier Greyfriars Bobby chegou a ganhar uma estátua depois de passar 14 anos guardando o túmulo de seu dono, até sua própria morte em 14 de janeiro de 1872. História parecida a do filme Sempre ao seu lado (2009), protagonizado por Richard Gere, em que o o cachorro Hachiko passa anos indo sempre ao mesmo horário a uma estação de trem esperar pelo dono que morreu.
No entanto, lembra Andrea, nem todos os animais que perderam o lar e o dono por causa das chuvas na Região Serrana tiveram a sorte de Caramelo.
Fonte: Extra.com

Curso de Medicina da UFC é o mais procurado do SiSU

O curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi o mais procurado pelos estudantes no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) até às 10 horas desta segunda-feira (17). A instituição recebeu 7.680 inscrições. Na segunda posição, aparece o curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do ABC (UFABC), com 6.495 inscrições.
Dos dez cursos mais procurados, o de Medicina aparece cinco vezes, seguido dos cursos de Direito, Ciência e Tecnologia e Engenharia de Produção. O de Direito foi destaque nas universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), com 3.724 inscrições, UFC, com 2.994, e do Maranhão (UFMA), com 2.405 concorrentes.
A universidade federal cearense está, também, entre as instituições mais procuradas, ocupando o primeiro lugar do raking. Em segundo lugar está UFRJ, seguifa pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Com informações do MEC

Linhas de ônibus que passam pela Av. 13 de Maio têm itinerários alterados




FOTO :Arquivo Jangadeiro Online
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) vai alterar o itinerário de 11 linhas de ônibus e duas do Sistema de Transporte Público Complementar (vans). A medida foi tomada por conta das obras do Transfor que vão interditar, na próxima quarta-feira (19), os lados norte e sul da Av. 13 de Maio, no bairro de Fátima, aqui em Fortaleza.

Vão sofrer desvios as linhas: 011 – Circular I; 012 – Circular II; 25 – Parque Santa Maria/Liceu (STPC); 029 – Parangaba/Náutico; 030 – Siqueira/Papicu/13 de Maio; 033 – Circular I (Corujão); 55 – Conjunto Alvorada/North Shopping (STPC); 075 – Campus do Pici/Unifor; 088 – Antônio Bezerra/Albert Sabin; 602 – Parque Pio XII/Ana Gonçalves; 605 – Conjunto José Walter/Br 116/Av. I; 606 – Conjunto José Walter/Br 116/Av. N; 625 – Parque Manibura/Borges Melo.
Confira os itinerários:
Linhas 012 (Circular I), 25 (Parque Santa Maria/Liceu), 029 (Parangaba/Náutico), 030 (Siqueira/Papicu/13 de Maio), 55 (Conjunto Alvorada/North Shopping) e 075 (Campus do Pici/Unifor):
- Quando trafegar no sentido Leste/Oeste, os ônibus deverão seguir na Av. 13 de Maio, Rua Dom Sebastião Leme, Rua Bonfim Sobrinho e retornar à Av. 13 de Maio.
Linhas 011 (Circular I), 029 (Parangaba/Náutico), 030 (Siqueira/Papicu/13 de Maio), 033 (Circular I – Corujão), 55 (Conjunto Alvorada/North Shopping), 075 (Campus do Pici/Unifor), 605 (Cj José Walter/Br 116/Av. I), 606 (Conjunto José Walter/Br 116/Av. N) e 625 (Parque Manibura/Borges Melo):
- Quando trafegar no sentido Oeste/Leste, os ônibus deverão seguir na Av. 13 de Maio, Av. Luciano Carneiro, Rua Mário Mamede, Rua Martinho Rodrigues e retornar à Av. 13 de Maio.
Linha 088 (Antônio Bezerra/Albert Sabin):
- Quando trafegar no sentido Oeste/Leste, os ônibus deverão seguir na Av. 13 de Maio, Av. Luciano Carneiro, Rua Mário Mamede e Av. Dep. Oswaldo Studart.
Linha 602 (Parque Pio XII/Ana Gonçalves):
- Quando trafegar no sentido Av. Aguanambi/Av. Pontes Vieira, os ônibus deverão seguir na Rua Bomfim Sobrinho, Av. Dep. Oswaldo Studart, Rua Mário Mamede, Rua Martinho Rodrigues e Av. 13 de Maio.
Fonte Etufor

Menino soterrado em abril se destaca como voluntário no RJ

Foto : Morro dos Prazeres (RJ)
Em meio à solidariedade de tanta gente, a história de Renato Lucas, 11 anos, se destaca entre os voluntários da Cruz Vermelha que passaram o fim de semana separando doações e carregando caminhões que seguiam para a região serrana do Rio. Soterrado no deslizamento de terra que matou dezenas de pessoas no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, nas chuvas de abril do ano passado, o menino fez questão de ajudar as novas vítimas das chuvas.
Com uma camiseta que retratava toda sua esperança, Renato relembrou as horas de angústia que passou quando estava sob os escombros da casa da tia, onde havia passado aquela noite. O menino conta que rezava para não ser esquecido ali.
"Eu tinha acabado de acordar e estava no banheiro. Chovia muito e escutei quando uma grande pedra desceu o morro. Tudo desabou em cima de mim. Fiquei com areia nos olhos e sem conseguir me mexer. Pensei que ia ficar ali até morrer, e não escutava nada. Tentava gritar, mas entrava terra na minha boca. Minha tia, meu irmão e eu fomos resgatados, mas meu amigo de 8 anos morreu".
Renato ficou internado no Hospital Souza Aguiar. A tia perdeu tudo, mas o triste acontecimento não convenceu a mãe dele a deixar a casa interditada pela Defesa Civil para trás. Caçula de seis filhos, ele e os irmãos foram morar com o pai em um quartinho alugado no Centro: "Para ninguém morar na rua".
Diante da pequena televisão do quartinho, o menino que sonha ser militar do Exército se comoveu com a tragédia na região serrana e acordou cedo para ajudar. Antes de carregar embalagens com garrafas d'água no ombro, Renato entregou duas bermudas e camisetas que já não cabiam mais nele. "Quando precisei, muita gente fez por mim. Sei como é esse sofrimento".
Aluno do 4º ano da Escola Municipal Tiradentes, no Centro, Renato sabe bem o que facilitou a avalanche de pedras que destruiu o Morro dos Prazeres. "As pessoas tacavam lixo lá em cima e ia acumulando. Ninguém respeita o meio
Fonte : Terra

Fúria das ondas traz ameaça


FOTO:JOSÉ LEOMAR (28\12\2010)

Grandes ondas estão chegando ao litoral cearense com mais força em relação ao mesmo período dos anos anteriores. Por isso, banhistas, surfistas, navegadores e frequentadores das praias do Estado e da região Nordeste devem ficar atentos.
O clima do Atlântico Norte está gerando ondas tipo "sweel" que devem chegar, com força, as praias do Ceará podendo atingir três metros, com períodos de até 20 segundos. Quem explica a previsão é Aluizio Araújo, técnico em hidrografia do consórcio Marquise-Ivaí, que realiza o trabalho de monitoramento das marés desde 1990. "Há mais de 10 anos, as ondas não apresentam esse movimento com tanta força no Ceará. Isso significa que a energia da onda, na zona de rebentação, está cinco vezes maior do que o normal", afirma.
Neste período, que vai de dezembro à janeiro, podendo variar, os portos cearenses também devem redobrar a atenção, pois o índice de acidentes e a dificuldade, na hora de atracar, tendem a aumentar.
Um exemplo foi o navio alemão "BBC Gdansk" que, no começo do mês, ao transportar dois compressores de termelétrica, precisou de guindastes para atracar no Pecém. Isso aconteceu devido à complicações causadas pelas ondas que entraram no local. Mesmo após ampliação do quebra-mar, que aumentou a sua extensão em mais 1km, alcançando 2.700 metros, de leste a oeste, "alguns navios pequenos podem ter problemas na hora de atracar porque nesta época as ondas tipo "sweel" podem entrar no porto pelo lado norte e noroeste chegando a causar ondulações, mas isso não interfere tanto", afirmou Aluizio Araújo.
O técnico explica que as ondas estão quebrando com mais energia devido ao casamento de dois fenômenos, são eles: as marés de "sizígia" e a chegada de ondas, ainda muito fortes, do hemisfério norte. As marés de "sizígia", ocorrem quando os efeitos lunares e solares produzem as maiores marés altas. "Essa influência é devido à força da gravidade que provoca marés mais altas na lua nova e lua cheia", afirma.
Com o inverno rigoroso que está acontecendo no Atlântico Norte, ondas de 10 a 15 metros se propagam entre três e quatro mil quilômetros até atingir o Ceará, com ondas em torno de 2,5m. Chegando ao litoral ainda fortes e coincidindo com o período de maré alta, o resultado são as ressacas do mar, como podemos observar na praia de Iracema, em frente ao antigo Hotel Esplanada. Porém, Aloísio Araújo, ressalta "Isso não é coisa nossa é coisa que a gente recebe de outros continentes. Às vezes, é provocada por furacão, como já aconteceu. Outras vezes, é pelo inverno rigoroso do norte. A maior onda que já tivemos no Ceará foi de 3,90m em 2008", lembra.
Enquanto as marés são influenciadas por uma série de fatores astronômicos, "o movimento das ondas é resultado de fatores meteorológicos", explica o vice-diretor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), Luiz Parente Filho
O "sweel", representa motivo de animação para os surfistas, que esperam o ano inteiro pelas ondas com maior tamanho, mais força e maior extensão para realizar competições no litoral Cearense. Porém, todos devem tomar cuidados pois as ondas, com mais energia, provocam correntes de retorno que causam problemas para banhistas desatentos. "Deve-se consultar o pessoal do salva-mar para dar maiores informações sobre as áreas de risco para banhistas. O fundo do mar na zona de arrebentação é muito dinâmico, provocando mudanças de profundidades de um dia para o outro", observa Aluizio Araújo. O surfista ou banhista que quiser saber mais informações acessar sites como o http://www.surfguru.com.br.
Fonte : Diário do Nordeste

16 de janeiro de 2011

Ministério da Educação pede paciência de alunos com o SiSU

Site que seleciona para vagas em universidades públicas pelo Enem recebeu 122 mil inscrições até as 15h, mas segue congestionado
O Ministério da Educação informou, na tarde deste domingo (16), que o site do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas a partir das notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está lento, mas funciona. Desde a madrugada, quando foi colocado no ar, candidatos tentam se inscrever, mas não conseguem – em alguns momentos fica fora do ar e em outros para em alguma etapa do processo. O iG Educação testou o sistema e também não consegue acessar até o fim. Por volta das 16h30, encontrou a seguinte mensagem na página: "Ocorreu um erro no sistema. Os administradores já foram avisados. Por favor, tente novamente em alguns minutos".
Segundo a assessoria de imprensa do MEC, é preciso paciência. O ministério trabalha para dar mais agilidade ao sistema, mas alega que são muitas pessoas tentando se inscrever ao mesmo tempo – o site chegou a ter 150 mil acessos simultâneos e 600 acessos por minuto. A expectativa dos organizadores é que o acesso seja normalizado até o fim do dia. Mesmo com o site congestionado, o SiSU recebeu 122 mil inscrições até as 15h. Na primeira edição, quando 47 mil vagas foram oferecidas, se inscreveram 793 mil estudantes. Desta vez, os 3,2 milhões de alunos que prestaram o Enem podem concorrer a 83.215 vagas, distribuídas em 39 universidades federais, cinco estaduais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ligada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


As inscrições desta primeira rodada vão até o dia 18, terça-feira. Os alunos devem escolher dois cursos, em ordem de preferência. Durante o período de inscrições, as opções podem ser alteradas. Nesta segunda e terça, o sistema divulgará as notas de corte de cada curso para que os estudantes tenham mais chance de aprovação. Depois disso, não. Por isso, os candidatos precisam estar atentos aos últimos registros salvos no sistema.
Para se inscrever, o estudante dever entrar no site do SiSU e informar o número de inscrição e senha no Enem 2010 para preencher o formulário. Quem não souber a senha, pode recuperá-la pelo site do Enem. É preciso observar se o curso pretendido oferece cotas para afro-descendentes ou egressos de escolas públicas, por exemplo, e escolher a que tipo de vaga quer concorrer.
Para participar, o critério essencial é ter feito o Enem 2010. A nota dos participantes do exame foi divulgada pelo MEC na quinta-feira (13) à noite. Na sexta, foram publicadas as notas notas mínimas e máximas do Enem. Nenhuma taxa é cobrada do candidato.

Fortaleza - Filme retrata rota do charque

O boi como colonizador do sertão. Animal criado solto na Caatinga permitiu a incursão de populações sertão adentro, que se instalariam próximas aos rios, principal referência num ambiente desconhecido e sujeito a estiagens. No século XVIII, uma técnica de salga e secagem da carne e do couro do boi permitiu que a capitania do Ceará desenvolvesse sua primeira atividade econômica de relevo: as oficinas de charque.
A trajetória econômica e social das charqueadas, que forjou no Ceará o que Capistrano de Abreu chamaria de "civilização do couro", é o tema do documentário "Charqueadas: ensaio à história das rotas e fábricas de carnes do Ceará", do jornalista Roberto Bomfim. A equipe de 22 pessoas segue para Icó, a fim de refazer uma das principais rotas do charque, seguindo a rota dos Rios Salgado e Jaguaribe.
Roteiro
Após pesquisar obras históricas que tratassem do tema, Roberto Bomfim gravou depoimentos junto a nomes como Valdelice Girão, Francisco Pinheiro (atual titular da Secretaria da Cultura), Juarez Leitão, entre outros. As filmagens foram iniciadas na última sexta e devem se estender pelos próximos 15 dias.
"Queremos sentir como era a vida daqueles vaqueiros. Por isso faremos parte do trajeto em cavalos. Vamos dormir em barracas nas fazendas e seguir caminho nas estradas abertas pelos vaqueiros do século XVIII", afirma o documentarista.
O ponto final das gravações é o encontro do Rio Jaguaribe com o mar. Era na Vila de Santa Cruz de Aracati que funcionava o principal porto, de onde o charque seguia para Bahia, Pernambuco, Maranhão e Rio de Janeiro. O couro era exportado para a Europa.
A produção tem orçamento de R$ 160 mil, financiada pelo Edital Mecenas do Ceará, da Secult, e com patrocínio da Coelce. A ideia é fazer um vídeo-documentário de 50 minutos, a ser lançado em junho e exibido nas cidades por onde a expedição passou. O jornalista também pretende publicar, no segundo semestre, um diário de bordo.
Identidade
Pelo caminho, a equipe de filmagem também vai em busca de vaqueiros, ribeirinhos, comerciantes e memorialistas locais. Os depoimentos desses personagens servirão para compor o impacto das charqueadas no cotidiano, na economia, na relação com o ambiente e na cultura dos habitantes do interior cearense.
"Uma coisa que eu sempre busco em meus trabalhos é evidenciar um momento específico da história do Ceará. E faço isso para que os cearenses possam conhecer o Estado, porque infelizmente essa história não é contada, está se perdendo. O que eu quero é tentar mostrar esse Ceará que existiu e cresceu a partir dessa civilização do gado", ressalta Roberto Bomfim.
O charque (carne do ceará) era exportada para Pernambuco, Maranhão, Rio de Janeiro e Bahia
Expedição
15 Dias é a previsão do tempo de filmagens do documentário "Charqueadas". A equipe partiu de Icó e deve seguir pelas rotas dos vaqueiros margeando os Rios Salgado e Jaguaribe
Fonte: Diário do Nordeste