ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

18 de outubro de 2012

Roberto Claudio tem 41% e Elmano de Freitas tem 39%, diz Ibope

O Ibope divulgou, nesta quinta-feira (18), a primeira pesquisa de intenção de voto sobre o segundo turno da disputa pela prefeitura de Fortaleza neste ano.
A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares.
A pesquisa mostra Roberto Claudio (PSB) com 41% das intenções de voto e Elmano Freitas (PT) com 39% das intenções de voto.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
Roberto Claudio (PSB) - 41% das intenções de votoElmano de Freitas (PT) - 39%
Brancos e nulos - 14%
Não sabem ou não opinaram - 6%

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 17 de outubro. Foram entrevistadas 805 pessoas na cidade de Fortaleza. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), sob o número número CE-00180/2012.
Veja os números do Ibope, considerando os votos válidos:   Roberto Cláudio (PSB) - 52%
Elmano Freitas (PT) - 48%

Cresce número de solteiros no Ceará, diz IBGE



“Os solteiros imperam”. A comum expressão é bem verdade quando se fala sobre a população do Ceará. É que cerca de 60% dos cearenses registraram a solteirice como estado civil. Enquanto os casados representam 33% e desquitados, divorciados e viúvos, juntos, são 7%. Os dados são da pesquisa de Nupcialidade de 2010, realizada pelo IBGE e divulgada nessa quarta-feira (17).
A pesquisa, dividida em 16 faixas etárias, constata que há 4.217.098 solteiros no estado, além de indicar que 28% deles, maior parte, está entre os jovens (de 18 a 29 anos) e adultos de 30 a 34 anos – com exceção de crianças e adolescentes. Desse percentual, a maioria se concentra na área urbana do Ceará, num total de 75%. Já na zona rural, estão os 25% restantes.
Porém, mesmo declarando a solteirice, algumas pessoas vivem em união com companheiros, são as conhecidas uniões estáveis. São 1.157.362 cearenses nesse estado, representando 27% dos solteiros.
Para o sociólogo Fran Yan Tavares, o crescimento no número de solteiros no estado se dá ideia de individualidade, muitas vezes atrelada a conquista profissional. “A busca pelo emprego, crescimento pessoal, pela capacitação, consolidação de um projeto de vida, isso é prioridade muito antes de construir uma vida com outra pessoa”, ressalta.

Ceará chega aos 60 transplantes de medula óssea

O Ceará chega nesta sexta-feira (19), aos 60 transplantes de medula óssea realizados no Estado. Desde de 2008, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, realiza em parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio, o transplante autólogo, quando o paciente recebe células sadias da própria medula. Os 19 transplantes de medula óssea feitos este ano já superam os 17 realizados no ano passado pela equipe transplantadora do Hemoce e HUWC. Os números são crescentes ano a ano - foram dois transplantes em 2008, sete em 2009, 14 em 2010, 17 em 2011 e 19, até agora, em 2012. O primeiro transplante autólogo do Sistema Único de Saúde no Ceará aconteceu no dia 26 de setembro de 2008. Dos 59 pacientes transplantados, somente dois não sobreviveram.

16 de outubro de 2012

Bactéria deixa homem de 65 anos grávido; entenda melhor

Gösta Eloffson, um senhor sueco de 65 anos, levou um susto ao saber que ia ser mamãe. Mas hein? Isso mesmo, os médicos disseram que ele estava grávido!
A doideira começou quando ele fez um exame de urina. No primeiro teste ele descobriu que tinha uma infecção que é comum em mulheres grávidas.
Depois do médico tirar sarro, a confusão ficou resolvido quando ele fez um segundo exame.

Era apenas uma bactéria. Ele não vai ser papai. Ou seria mamãe? Ou um cavalo marinho?
— Eu tenho uma barriga muito grande, mas este foi claramente um diagnóstico errado.
O que foi um alívio. Antes uma bactéria, do que ter um filho aos 65 anos em uma provável gravidez de risco.

FIM DO MISTÉRIO: CARMINHA É A ASSASSINA DE MAX

O jornal “Extra”, das Organizações Globo, parece ter acabado com o principal mistério que sonda a novela “Avenida Brasil”.
Segundo o jornal, Carminha (Adriana Esteves) será presa após atirar em Nicolau (Rafael Sieg), um dos comparsas de Santiago (Juca de Oliveira) durante o sequestro de Tufão (Murilo Benício) e contará que também matou o amante em legítima defesa.

Nina (Débora Falabella) será chamada para depor e afirma que se Carminha não tivesse matado o vilão ele teria assassinado todos que estavam no lixão.

Ainda na trama, saberemos o que os outros suspeitos – Ivana (Letícia Isnard), Janaína (Claudia Missura), Lúcio (Emiliano D’Ávila), Muricy (Eliane Giardini), Santiago (Juca de Oliveira) e Leleco (Marcos Caruso) – estavam fazendo no momento do crime.

Mas a história não acaba por aqui. Lucinda (Vera Holtz) diz ter visto Carminha assassinar o amante e se entregou em seu lugar por sentir-se culpada por acreditar ter matado sua mãe no passado.

Via: TV Foco

7% dos trabalhadores brasileiros, topariam "fazer sexo com o chefe" em troca de promoção no trabalho, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo site de procura de empregos "Staffbay" revelou um dado curioso! Boa parte dos entrevistados brasileiros topariam "fazer sexo com o chefe em troca de uma promoção no trabalho".
Ao pesarem suas perspectivas na carreira, "7%" das 5000 pessoas entrevistadas afirmaram que aceitariam passar uma noite com seu superior. Além disso, outros 12 % dos participantes também admitiram que pensariam bastante em uma proposta do gênero.


Fonte: Superlinks

Açudes vazios: chuvas no Ceará só devem ocorrer em dezembro

O Ceará passa por um grave período de estiagem em 2012. As chuvas do ano foram escassas e além dos prejuízos causados à agricultura, os açudes estão com baixo nível de água. Chuvas significantes somente devem cair em dezembro.

De acordo com o boletim da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), apenas o açude Gavião, localizado no município de Pacatuba, distante 32 quilômetros de Fortaleza, está com volume acima de 90%. Atualmente o reservatório acumula cerca de 31 milhões de m³ de água, o que representa 92% da sua capacidade total. Junto ao Gavião, o Eixão das Águas ajuda no abastecimento hídrico do estado.

Volume abaixo de 30%

Segundo a Cogerh e o Departamento
Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), dos 139 açudes monitorados, 40 apresentam volume abaixo de 30%, dentre eles: Carmina (14%), localizado no município de Catunda, Santa Maria(14%), localizado no município de Ererê, Penedo (21%), localizado no município de Maranguape, Pompeu Sobrinho (23%), localizado no município de Choró, Jerimum(10%), localizado no município de Irauçuba, Farias de Sousa (22%), localizado no município de Nova Russas, Souza (14%), localizado no município de Canindé, Madeiro(6%), localizado no município de Pereiro, e Sucesso (8%), localizado no município de Tamboril.

Chuvas escassas


De janeiro à setembro deste ano, o volume acumulado de chuvas no estado caiu cerca de 15%. Segundo a meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Cláudia Rickes, a tendência é que os níveis baixem ainda mais já que a estiagem permanecerá nos próximos meses. “Como não haverá chuvas significativas para o aumento considerável dos níveis dos açudes, é consequência da evaporação das águas devido as altas temperaturas climáticas que permanecerão”, disse.

Chuvas de pré-estação

Ainda de acordo com a meteorologista, apenas em dezembro ocorrerão chuvas significativas no estado. “Neste período são comuns as chuvas de pré-estação, causadas por frentes frias, resultante dos sistemas atmosféricos de baixa pressão. Essas frentes atingem o Nordeste brasileiro e no Ceará as chuvas iniciam no sul do estado, mais provavelmente na região do Cariri. No litoral as chuvas serão leves devido as brisas”, Pontuou Cláudia Rickes.

Fonte: jangadeiro Online

14 de outubro de 2012

Sabonete líquido pode prejudicar a saúde

A ciência está na cola do sabonete líquido. Por trás daquele cheiro inocente, existe um inimigo em potencial: o triclosan, uma substância antibactericida. E, segundo uma novapesquisa, esse produto químico pode prejudicar os músculos do corpo e do coração.
Depois de encontrar vestígios da substância nos dejetos humanos, cientistas americanos decidiram investigar os possíveis riscos. Aí sobrou para os ratos. Expostos ao triclosan (cerca de 12,5 mg/ kg), os bichos apresentaram uma redução de 25% nas funções cardíacas e, uma hora após o experimento, perderam 18% da força muscular.
Os pesquisadores ainda não sabem qual grau de exposição seria necessário para haver algum efeito negativo em nós – nem se realmente poderia dar algum problema -, mas já acham alertar para o perigo. “Em pacientes com insuficiência cardíaca, triclosan poderia ter efeitos significativos, já que é muito usado”, diz Nipavan Chiamviomnvat, um dos autores da pesquisa. “No entanto, sem outros estudos, seria difícil distinguir entre um progresso natural da doença e um fator ambiental, como o triclosan”.
O pior é que se esses efeitos negativos forem mesmo confirmados, a gente vai precisar rever a compra de vários outros produtos: sabonete, pastas de dentes, desodorantes, enxaguante bucal também tem triclosan.
DO Revista Superinteressante