ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

7 de junho de 2011

Terminal de Messejana recebe mutirão de organização de filas

O mutirão de organização de filas inicia uma semana de conscientização no Terminal de Messejana. Entre os dias 6 e 10 de junho, de 5 às 9h, cerca de 60 agentes estarão de prontidão nas plataformas do terminal garantindo o embarque seguro dos passageiros.
O projeto, iniciativa da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), já mobilizou mais de 500 mil usuários dos terminais de ônibus do Siqueira, da Parangaba e do Papicu. O objetivo é estimular o respeito entre os usuários do serviço de transporte coletivo, enfatizando o cuidado com idosos, gestantes e crianças.
Segundo o chefe da Divisão de Operações do órgão, Raimundo Rodrigues, é perceptível uma melhoria na conduta dos passageiros. “Estamos trabalhando para mostrar às pessoas os benefícios de um embarque organizado, sem quedas ou empurrões. Aos poucos, elas estão entendendo a importância de respeitar o outro durante a entrada nos coletivos”, ressalta, lembrando que a oferta de ônibus é suficiente para atender a demanda.


Unidade móvel do TRE retoma as atividades

A unidade móvel do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará voltará a atender os eleitores nos bairros. Nesta semana, no período de 17 a 20, o ônibus do TRE irá ao bairro Quintino Cunha/Jardim Guanabara e ficará estacionado na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Helder Câmara, na rua Rua Hidelbrando de Melo esquina com Rosinha Sampaio, de 9 às 15hs.
Na próxima semana, no período de 24 a 28, o ônibus do TRE estará na Praça do Ferreira participando do “Mundos do Trabalho na Praça”. O projeto, de iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, conta com a participação de diversas entidades com o objetivo de levar à população um conjunto de iniciativas institucionais, visando disseminar as políticas públicas de cidadania e informações sobre direitos e garantias no Mundo do Trabalho. O TRE estará presente com a unidade móvel fazendo alistamento eleitoral, transferência e emissão de 2ª via do título de eleitor.
(Assessoria do TRE/CE)

6 de junho de 2011

Cine Ceará se muda para o Theatro José de Alencar

Festival acontecerá simultaneamente em Fortaleza e Juazeiro do Norte entre os dias 9 e 14 de junho, o Theatro José de Alencar, em Fortaleza, estará de portas abertas para o público participar de um dos festivais de cinema mais consagrados do País, o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que chega à sua 21ª edição. Apenas nos dias 8 e 15, abertura e encerramento do Festival, a entrada será restrita a convidados. A retirada do ingresso para os demais dias será realizada na portaria do Theatro José de Alencar, antes do início da sessão até a sua lotação. Já em Juazeiro do Norte, o Cine Ceará será realizado nos dias 9 a 16 de junho, no Memorial Padre Cícero e no Centro Cultural Banco do Nordeste – Cariri, com uma parte da programação de Fortaleza e todos os dias com entrada gratuita.
Ao contrário dos anos anteriores, quando a população adquiria os ingressos para o Cine Ceará mediante a troca de gêneros alimentícios, este ano, a entrada será franca, como forma de facilitar ainda mais o acesso do público ao Festival. O 21° Cine Ceará, pela primeira vez, acontece em duas sedes e traz o tema “Religião e Religiosidade no Cinema”, homenageando os 100 anos de emancipação política de Juazeiro do Norte, conquistada por meio do trabalho social, religioso e político realizado pelo Padre Cícero na região do Cariri, sul do Ceará.

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada

Segue até a próxima sexta-feira (10) a campanha de vacinação contra a gripe para idosos, gestantes e crianças de até dois anos de idade. As atividades deveriam ter sido encerradas no dia 13 de maio, mas por conta da baixa procura pela vacina em todo o país, o Ministério da Saúde resolveu prorrogar o prazo.
Entre os grupos que devem se imunizar, o das grávidas tem despertado especial atenção. Isso porque são elas as que mais deixaram de se imunizar. Mesmo depois da prorrogação, o índice de vacinação entre as gestantes ainda é baixo.
A aplicação do imunizante protege ao mesmo tempo a mulher e o feto, mas apenas 44,67% das grávidas na capital cearense se deslocaram a um dos 93 Centros de Saúde da Família para receber a vacina – das 36.937 gestantes, apenas 16.499 se vacinaram.
Entre os outros grupos para os quais a vacina está sendo ofertada, as taxas de cobertura melhoraram, mas é preciso alcançar a meta. Entre as crianças, o número de vacinados é de 42.323, o que corresponde a  72,78% das 58.151 que a Secretaria Municipal de Saúde espera atingir. Para  elas, a imunidade total deverá ser garantida com uma segunda dose a partir do 21º dia da primeira aplicação.
Entre as pessoas com mais 60 anos de idade ou mais, receberam a vacina 146.000, ou seja, 71,99% das 202.814 previstas. De um total de 322.958 pessoas a serem vacinadas em Fortaleza, foram imunizadas até agora 224.330, número que representa 69,46%.


Confira os pontos credenciados pela Prefeitura para receberem lixo reciclável

A Prefeitura Municipal de Fortaleza credenciou 13 depósitos de material reciclável em vários bairros da Capital. Os locais servem como destino para materiais recicláveis e até para lixo eletrônico. Confira abaixo a lista:
Associação Ecológica dos Coletores de Materiais Recicláveis
Rua Frei Alemão, 210 – Serrinha.
Telefone: (85) 3044.4230

Associação de Recicladores Amigos da Natureza
Rua Manoel Antônio Leite, 729 – Bonsucesso
Telefone: (85) 3483.3287

Agentes Ambientais Rosa Virgínia
Rua 07, 20 – Santa Terezinha
Telefone: (85) 3467.3419

Associação dos Catadores do Jangurussu
Rua Estrada do Itapery, 1665
Telefone: (85) 3289.2189

Associação Maravilha
Rua do sol, s/n
Telefone: (85) 8642.9682

Raio de Sol
Rua das pedrinhas, 1035
Telefone: (85) 8515.7918

Reciclando
Rua Plácido Castelo, 284 – Tancredo Neves
Telefone: (85) 3275.7815

Reciclando Vidas
Rua Lauro Maia, s/n
Telefone: (85) 3266.6505

Sociedade de Reciclagem de Lixo do Pirambú
Rua São Serafim, 8A – Pirambú
Telefone: (85) 9192.2163

Trapeiros de Emaús
Avenida Presidente Castelo Branco, 5069 – Jardim Petrópolis
Telefone: (85) 3215.1691

União dos Catadores do Jardim Iracema
Rua da Misericórdia, 34 – Jardim Iracema
Telefone: (85) 8787.3930

Dom Lustosa
Travessa das Tábuas – Centro
Telefone: (85) 8211.1253

Serviluz
Rua Ernesto Igel, 809 – Serviluz
Telefone: (85) 8708.6762

Com informações da Prefeitura de Fortaleza

Rally contra Cid Gomes na Ibiapaba

No último domingo (05) Cid Gomes ganhou o seu rally na Ibiapaba, em tom de protesto. O Rally Serra Sertão foi na CE 253 entre os municípios de Ibiapina e Mucambo, com direito a cavalo de pau na localidade conhecida como Boco da Ladeira, onde o asfalto sumiu ficando apenas o barro, os buracos e a poeira. A CE reduz em 45 quilômetros a distância entre as cidades de São Benedito, Ibiapina e Sobral.
O Rally começou às 9h com a participação de 500 carros, segundo a organização. Alem dos 4X4, caminhões que transportam frutas e flores, automóveis, motos e ônibus participaram. A novidade foram as carroças que estrearam nesse tipo de manifestação, uma forma de ironizar os carros do rally promovido pelo governo
A manifestação visa sensibilizar o Governador Cid Gomes, que fez manifestação similar na BR 222, para que o mesmo veja como se encontra o trecho da ladeira Ibiapina/Mucambo.
Sobral de Prima

Governo abre 4 mil vagas para capacitação em turismo

Um dos pilares da preparação do Ceará para a Copa do Mundo de 2014 é qualificação de profissionais da área do turismo.
E para quem é do setor e busca mais preparação, estão abertas mais de 4 mil vagas para os cursos do Programa de Qualificação Gerencial e Empresarial para o Turismo, criado pelo Governo do Estado.
As oportunidades são em Fortaleza e em 24 municípios do litoral leste, litoral oeste e Cariri.
Para inscrições e informações, os interessados em uma das 4 mil vagas devem acessar as páginas do Senac e do Sebrae na internet.