ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

19 de maio de 2011

DEZ COISAS A SEREM APRENDIDAS COM O JAPÃO

1 – A CALMA
Nenhuma imagem de gente se lamentando, gritando e reclamando que “havia perdido tudo”. A tristeza por si só já bastava.
2 – A DIGNIDADE
Filas disciplinadas para água e comida. Nenhuma palavra dura e nenhum gesto de desagravo.
3 – A HABILIDADE
Arquitetos fantásticos, por exemplo. Os prédios balançaram, mas não caíram.
4 – A SOLIDARIEDADE
As pessoas compravam somente o que realmente necessitavam no momento. Assim todos poderiam comprar alguma coisa.
5 – A ORDEM
Nenhum saque a lojas. Sem buzinaço e tráfego pesado nas estradas. Apenas compreensão.
6 – O SACRIFÍCIO
Cinquenta trabalhadores ficaram para bombear água do mar para os reatores da usina de Fukushima. Como poderão ser recompensados?
7 – A TERNURA
Os restaurantes cortaram pela metade seus preços. Caixas eletrônicos deixados sem qualquer tipo de vigilância. Os fortes cuidavam dos fracos.
8 – O TREINAMENTO
Velhos e jovens, todos sabiam o que fazer e fizeram exatamente o que lhes foi ensinado.
9 – A IMPRENSA
Mostraram enorme discrição nos boletins de notícias. Nada de reportagens sensacionalistas com repórteres imbecis. Apenas calmas reportagens dos fatos.
10 – A CONSCIÊNCIA
Quando a energia acabava em uma loja, as pessoas recolocavam as mercadorias nas prateleiras e saiam calmamente.
NENHUM ARRASTÃO, CONTRA O POVO ou
PARA ROUBAR O COMÉRCIO
 

18 de maio de 2011

IPM promove campanha de doação de sangue

O Instituto de Previdência do Município (IPM) recebe, nesta quinta-feira (19), a partir das 8h, equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) para coleta de sangue. A coleta ocorre na sede do IPM Saúde e segue até as 15h.
A assistente social do setor de captação de doadores do Hemoce, Neiara Oliveira, destaca que ações como essa são de extrema importância, principalmente no atual período chuvoso, quando as doações diminuem. Além das chuvas, o grande número de casos de dengue tem dificultado as doações de sangue.
Neiara mostra as estatísticas que apontam que, mensalmente, o Hemoce precisa de um estoque de 5,5 mil bolsas, o que significa 250 doações diárias. Atualmente, esse número não ultrapassa os 120. “Quando entramos em contato com nossos doadores para informar dos pontos de coleta, o que mais ouvimos é que estão doentes, ou tiveram dengue recentemente”, aponta.
A coordenadora do IPM Saúde, Elizabeth Lino, afirma que toda a estrutura de recepção, triagem, coleta e lanche foi montada nas dependências do órgão. A expectativa é superar as 100 doações apenas com os colaboradores do Instituto. O público-alvo são os servidores do IPM, mas quem estiver nas proximidades, poderá contribuir.
“Acredito que campanhas como essa fazem parte das nossas atribuições, pela noção de serviço público. Temos que incutir nos servidores essa noção de solidariedade, de servir à sociedade. Ao memso tempo, é uma forma de desmistificar a impressão da sociedade sobre o serviço e o servidor público, ela passa a nos ver de outra forma”, destaca.
SERVIÇO:
A doação ocorre quinta-feira (19), das 8h às 15h.
O IPM Saúde fica à Avenida da Universidade, 1891

Inscrições para o Enem começam na próxima segunda-feira

As inscrições para a edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam na próxima segunda-feira (23) e prosseguem até 10 de junho. Os estudantes interessados em participar da prova deverão acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para fazer a inscrição. As datas do exame foram confirmadas para os dias 22 e 23 de outubro.
O edital do Enem será publicado amanhã no Diário Oficial da União. A partir de 2012, a prova terá duas edições ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais que ocorrerão em outubro, mesmo mês de aplicação do Enem em anos anteriores.
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.
 com informações da Agência Brasil

17 de maio de 2011

Iguatu (CE): Grupo religioso acredita que o fim do mundo irá acontecer no dia 21 de maio e conquista simpatizantes

Um novo alerta apocalíptico chegou ao Brasil com um aviso: o fim pode estar mais próximo do que se imagina. Um grupo cristão dos Estados Unidos, com representantes em Belo Horizonte, está rodando o Brasil para divulgar a tese de que o juízo final está marcado para 21 de maio – e não para 2012, segundo a popular profecia feita pelos maias.
Com propagandas os evangélicos da Family Radio fazem malabarismo com números e datas da Bíblia para garantir que há provas de que o mundo vai acabar nos próximos meses. E em Iguatu o grupo americano conquistou dois simpatizantes que moram nas Barreiras dos Pinheiros e estão propagando a idéia na cidade, “ eu acredito na bíblia e eles estão certos, acontecerá neste dia o arrebatamento e o início do fim do mundo “ disse o senhor Neto.
O radialista Pinheirinho da Rádio Liberdade AM acompanhou o lado da reportagem do site Iguatu.net as declarações dos irmãos, ” é algo que eles acreditam, mas formos procurados por populares em nosso programa da Liberdade AM e demonstravam preocupação cm a atitude deles” enfatizou.
O mesmo ao lado do seu irmão estão acompanhando a mais de um ano pelo rádio os programas da emissora Family Radio as mensagens apocalípticas, “ sempre que podemos acompanhamos pelo rádio as mensagens que são do rádio e elas afirmam que o fim do mundo acontecerá no dia 21 de maio, a bíblia diz isso” enfatiza o senhor Valdey Pereira.
Entenda No site do Estadão de São Paulo, o presidente da Family Radio, Harold Camping, falou sobre o assunto, o mesmo chegou à conclusão que o fim do mundo será em 21 de maio de 2011 após estudar a Bíblia e porque é exatamente sete mil anos depois do episódio que Noé se salva do Dilúvio Universal segundo, o texto religioso.
“A Sagrada Bíblia dá mais provas incríveis que no dia 21 de maio de 2011 é exatamente o momento do Juízo Final” acrescenta no site do grupo. Family Radio considera que os não crentes sofrerão um poderoso terremoto que provocará vários meses de caos na Terra.
Acesse o site do grupo cristão: http://worldwide.familyradio.org/pt/
(Iguatu.net)

Fortaleza prolonga campanha de vacinação contra a gripe até 10 de junho

Pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças com mais de seis meses e menos de dois anos, gestantes em qualquer estágio da gravidez e profissionais de saúde que trabalham em serviços de urgência e emergência têm até o dia 10 de junho para se proteger da gripe. A campanha de vacinação, que deveria ter sido encerrada na última sexta-feira (13), foi estendida em Fortaleza, seguindo uma tendência nacional.
O Ministério da Saúde recomendou a prorrogação da campanha nos estados e municípios que não atingiram a meta de 80% de pessoas vacinadas. Os dados do Ministério apontam que, em todo o Brasil, foram vacinadas, até o dia 13 de maio, 18.028.230 pessoas, número que corresponde a 60,24% do público-alvo, que é de aproximadamente 30 milhões de pessoas. A meta é vacinar cerca de 24 milhões. Em Fortaleza, das 322.958 pessoas que devem ser vacinadas, compareceram aos postos de saúde apenas 114.254, ou seja, 35,38% do total.
No caso das gestantes, a vacina é importante porque protege a mãe e o bebê. Para as crianças de seis meses a dois anos, a imunidade total deverá ser garantida com uma segunda dose a partir do 21º dia da primeira aplicação. Do grupo de pessoas para as quais a campanha é dirigida, não devem se vacinar apenas aqueles que apresentarem sintomas de febre, tenham sido acometidos pela dengue recentemente ou sejam alérgicos a ovo ou timerosal, um componente presente na vacina que funciona como conservante.
Além da ampliação do grupo de pessoas a serem vacinadas, que até o ano passado destinava-se especificamente a homens e mulheres com mais de 60 anos, a campanha de vacinação contra a gripe em 2011 tem outra novidade: o imunizante que está sendo aplicado é trivalente, ou seja, oferece proteção contra três tipos de vírus da influenza: A H3N2 (gripe comum), A H1N1 e B. A vacinação está sendo feita em todos os postos de saúde de Fortaleza, das 8 às 17h. Em 38 unidades, a vacinação se estende até as 21h, e em outras 18, acontece também aos sábados e domingos.
Hepatite BDurante a campanha de vacinação contra a gripe, os postos de saúde de Fortaleza estão recebendo também a população de até 24 anos de idade para a vacinação contra a hepatite B. O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para a aplicação da vacina, que até o ano passado, era de pessoas com até 19 anos.
Com informações da Prefeitura de Fortaleza

16 de maio de 2011

Municípios cearenses precisam se adequar à Lei da Transparência

Até o final de maio deste ano os municípios cearenses que têm entre 50 e 100 mil habitantes são obrigados a disponibilizar na internet, informações detalhadas e atualizadas para os cidadãos sobre a execução orçamentária daqueles municípios.A determinação está na Lei Complementar nº 131, de 27 de maio de 2009, que ficou conhecida no País como “Lei da Transparência”. No Ceará, além da Capital, os municípios de Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanau, Maranguape e Sobral já disponibilizam essas informações desde maio do ano passado.Com o objetivo de ajudar os municípios cearenses de pequeno porte na divulgação das suas receitas e despesas, o deputado estadual Sineval Roque (PSB) apresentou um Projeto de Indicação nº79/11 que cria o programa de auxílio técnico-operacional aos municípios de até cinqüenta mil habitantes.Na prática, o programa oferecerá suporte aos municípios por meio de soluções de tecnologia da informação, inclusive com criação e implantação de software, auxílio na aquisição de equipamentos, treinamento e outras ações que viabilizem a publicização em meio eletrônico e atualizada das informações acerca da execução financeira e orçamentária dos municípios.“O nosso interesse é que todos os municípios citados na legislação cumpram com as determinações. Colocar à disposição da sociedade informações sobre o orçamento dos municípios cearenses é importante tanto para a população, que vai poder acompanhar de perto as ações dos prefeitos, quanto para os gestores”, avalia Roque.

Saiba mais
Municípios cearenses que têm entre 50 e 100 mil habitantes e devem estar aptos a disponibilizar seus gastos e despesas até o final de maio deste ano: Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracati, Barbalha, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Cascavel, Crateús, Granja, Horizonte, Icó, Iguatu, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Pacajús, Pacatuba, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Tauá, Tianguá, Trairi e Viçosa do Ceará.Até 2013 todos os municípios cearenses deverão cumprir a legislação. Dos 184 municípios, 152 estão enquadrados no perfil dos que possuem menos de 50 mil habitantes.

SER II limpa canal no Luciano Cavalcante

Manter os recursos hídricos da área da Regional II (SER II) em bom estado de conservação. Com esse objetivo, a Secretaria Executiva da área limpa periodicamente os canais e riachos dentro do seu perímetro de abrangência, como faz agora no Canal da R. Monsenhor Carneiro da Cunha, no bairro Luciano Cavalcante. Durante esta semana, uma equipe de cerca de 15 operários realiza a retirada de lixo e mato do canal, assegurando que as águas possam correr livremente. “Com esse trabalho, esperamos evitar alagamentos para as comunidades do entorno, em caso de grandes chuvas”, explica a coordenadora da Equipe de Meio Ambiente e Uso do Solo (Emaus), Eugênia Tigre. O serviço ocorreu no mês passado no Riacho Maceió, nos trechos que ficam dentro do Papicu e do Vicente Pinzon. Nesses bairros, o recursos hídricos foram limpos com uma retroescavadeira. No mesmo período, a Regional II conseguiu eliminar mais um ponto de lixo, que ficava nas proximidades do riacho, próximo a Igreja Menino Jesus de Praga (Papicu). “Colocamos um fiscal para impedir que a população jogasse lixo naquele ponto. Estamos hoje há mais de 10 dias sem resíduos no local, mas o fiscal continua lá, para evitar que o hábito da comunidade retorne”, comemora Eugênia Tigre. 
 Mais informações:
Assessoria de Imprensa SER II: 3216.1889

Vândalos picham o estádio Presidente Vargas


Depois de muita espera os fortalezenses puderam ter acesso ao estádio Presidente Vargas, quase que completamente reformado. No entanto, o patrimônio público agora corre o risco de degradação por causa da ação de vândalos: o PV foi pichado.É o que mostram as imagens feitas imagens feitas por Fernando Elpídio – @nandoelpidio - , morador do bairro Benfica, na capital, e postadas no Twitter na manhã deste domingo (15).A pichação adultera o projeto, emporcalha a paisagem, fere o conceito de que o bem público pertence à coletividade. É uma atitute que deve ser denunciada sempre que possível.
(Jangadeiro online)

15 de maio de 2011

Deputada recebe apoio do ministro dos Transportes para restabelecer obras nas rodovias do Ceará

A deputada Gorete Pereira, diante da situação calamitosa das rodovias que cortam o Ceará, manteve diversas audiências no Ministério do Transporte para cobrar a regularização dos cronogramas de obras do Estado.Gorete Pereira disse que as constantes reuniões nos Transportes, com o ministro Alfredo Nascimento, senador competente, de idoneidade comprovada e de plena confiança da Presidenta Dilma Rousseff, resultaram em avanços significativos para o restabelecimento dos serviços do DNIT.
“O ministro garantiu que prestará contas para a bancadafederal, quinzenalmente, sobre o avanço do cronograma das obras do Ceará. Ele também fez questão de esclarecer que os problemas das BRs do Ceará são pontuais e que a malha viária do Brasil não apresenta problemas de maior relevância”, ressaltou a deputada.

Renda cearense é comercializada no mercado internacional

A tradicional renda cearense caiu nas graças dos consumidores internacionais e estão sendo comercializadas para a Espanha. Cinco grupos de artesãos dos municípios de Limoeiro do Norte, Trairi e Carquejo (Sobral) participaram, no Sebrae, de uma rodada de negócios com representantes do grupo espanhol El Corte Inglés, uma das maiores cadeias de lojas de departamento da Europa. A rodada de negócios também contou com a participação de 12 grupos de artesãos pernambucanos.
De acordo com a gestora do Artesanato do Sebrae Ceará, Juniar Ellyan, o interesse dos compradores espanhóis é nas tipologias renda, filé e tecelagem. Ela explica que, em um contato anterior ao de ontem, foram enviadas fichas dos produtos cearenses, com fotos, para os compradores espanhóis. “A rodada de negócios foi um momento de realização de compra e venda. É uma oportunidade para os artesãos terem contato direto com esses compradores internacionais”, afirma.
A gestora do Sebrae conta que a iniciativa do encontro de negócios partiu do próprio El Corte Inglés, que encaminhou a demanda ao Instituto Cearense de Artesanato (ICA). Em parceria com o Sebrae/CE, que mantém um programa de internacionalização de pequenas empresas e prepara os artesãos para o mercado internacional, foi articulada a rodada de negócios.

"Aperto" - Rua na Aldeota tem pouco espaço e muitos carros

Já não bastasse a confusão no trânsito, causada pelo número excessivo de carros, buracos e falta de educação de motoristas, planejamento deficiente nas vias da Capital piora ainda mais o tráfego. No coração da Aldeota, na rua Coronel Alves Teixeira, o descompasso entre buzinas, carros, estacionamento e uma via de mão dupla têm complicado a vida de quem deseja deslocar-se.
São 12h25, os comércios que funcionam nas esquinas da rua, entre a avenida Desembargador Moreira e a rua Joaquim Nabuco, atraem dezenas de clientes. Com eles, inúmeros veículos, estacionando e transitando. Mais especificamente, tentando transitar. “Todos os dias, se eu quiser entrar na minha casa, é um problema”, desabafou o advogado João Quevedo. Ele contou que há dois anos o tráfego no local piorou de forma intensa.
De um lado carros, do outro também. No meio, outros tantos. Uma placa afirma a existência de mão dupla. A “falta” de outra sinalização faz com que os estacionamentos, embora nitidamente inviáveis, sejam permitidos. “Já reclamei junto à Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), mas eles me mandaram tirar fotos e fazer um documento por escrito. O cidadão tem de denunciar e eles, profissionais, é que precisam tomar uma atitude”, criticou Quevedo.

Vaticano vê Lei da Ficha Limpa como exemplo mundial

A Lei da Ficha Limpa, que quando entrar em vigor impedirá políticos com condenação na Justiça de disputarem eleições, foi escolhida pelo Pontifício Conselho da Justiça e Paz como um modelo de ”boa prática” para o mundo.
O anúncio foi feito ontem na Cidade do Vaticano e, de acordo com o secretário do órgão, monsenhor Mario Toso, a lei brasileira deve ser considerada como “referência” mundial.
Para o monsenhor Toso, a iniciativa pode ajudar a prevenir irregularidades e fenômenos de criminalidade, e oferece um critério de seleção da classe política.
VAMOS NÓS- Pena que tenha cvirado letra morta com relação a certos eleitos e reeleitos da eleição passada. Mas temos a fé de que um dia a coisa muda.

Roberto Pessoa manda recado a Cid: as rodovias estaduais estão piores

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, participou da convenção do PSDB neste sábado (14), representando o presidente da Executiva Estadual do PR, Lúcio Alcântara. O repuplicano rebateu as críticas feitas pelo governador Cid Gomes ao seu colega de partido, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Se as rodovias federais carecem de cuidados, Pessoa garante que as estaduais estão piores.
“As BRs estão ruins e isso não se pode negar, todo mundo tá vendo. Mas as CEs também estão. Nós podemos fazer rallys em 30 CEs do estado. Inclusive, na CE que foi inaugurada há uns 15 dias, entre Itapajé e Uruburetama, atolou um ônibus. Isso com três dias de inaugurada. Eu nunca vi”, denunciou.
Na opinião de Roberto Pessoa, Cid Gomes muda o foco da discussão. “Essas coisas, ele quer desviar a atenção. As CEs estão piores que as BRs, até porque CE tem mais.”

Nordeste: A Isabel que virou santa na Ladeira das Pedras

Ladeira das Pedras, que serpenteia entre Guaraciaba do Norte e Reriutaba, Noroeste do Ceará, é um lugar de passagem. Desses onde tudo cumpre o seu destino: a mata desabrocha ao toque do tempo, as quedas d’água brincam de esconde-esconde nas entranhas da serra, os pássaros ensaiam sinfonias, Eronilda espera Joaquim voltar do roçado, e espera o dia de parir, e espera a chuva. Na Ladeira das Pedras, a finada Isabel também cumpriu seu destino.
Foi assim, dizem. Isabel Maria da Conceição (1901-1929), que trazia a brandura e a formosura de cada nome seu, casou-se com Antônio Raimundo Nonato da Silva, marido desconfiado que tinha ciúmes até dos cabelos longos da mulher. Devotou-se à casa e ao filho único, Antônio Raimundo da Silva, reforçam as narrativas que costuram o martírio. Um dia, afoitou-se: alterando um pouco a rotina, cortou os cabelos.
Raimundo cismou com a novidade. Imaginou uma traição e acreditou mortalmente que Isabel havia cortado os cabelos para a satisfação do amante. Em pleno desvario, armou-se com uma faca, pôs a cangalha no jumento, fez Isabel e o menino de carga e desembestou para os altos da Ladeira Grande. Encoberto pela serração daquela hora funesta, Raimundo esfaqueou Isabel até que existissem apenas os gritos e o choro do filho que assistia à morte da mãe. Rebolou o corpo no vão da serra e sumiu pela cerração.
Eronilda, 38, e Joaquim Araújo Damasceno, 40, se admiram ainda hoje do destino da finada Isabel. “O que impressiona a gente é essa história do cabelo, que provocou a morte”, repetem, em coro, a tragédia “que os velhos contam”. O casal é um dos poucos que se assentaram na Ladeira Grande, depois que a CE-257abriu horizontes. Do alpendre de casa, avistam a “cruz da finada Isabel”, fincada no ponto onde imaginam que Raimundo martirizou a mulher.
A cruz sinaliza uma ermida que acolhe fotografias, ex-votos e promessas à finada. Curiosamente, entre os objetos deixados pelos devotos da popular “mártir de Guaraciaba do Norte”, há muitas madeixas e prendedores de cabelo. Da cruz de Isabel se fez uma esperança, comum a inúmeras mulheres que convivem com a violência doméstica.
Dali a Reriutaba, a crença na finada Isabel se multiplica. Padre Emídio Gomes, vigário do município, até concorda que a dona de casa se tornou “uma santa canonizada pelo próprio povo”. Reconhece o extraordinário no fato de o jumento, depois que Raimundo matou Isabel, ter trazido o filho do casal a salvo de volta para casa, “uma criança de três anos e pouco, sozinho, cerca de 30 quilômetros”.
Mas, ao invés de milagres, o padre prefere falar em libertação. Primeiro, a libertação do sofrimento silencioso. “O povo se identifica com aquele sofrimento e com o suspiro de liberdade que aconteceu… Ela foi um suspiro de liberdade diante de uma cultura machista”. E há uma libertação maior, que Isabel e os santos do povo significam. Na interpretação de padre Emídio, a religiosidade popular é o “espaço de liberdade onde o povo conversa com Deus sem precisar de intermediário”.
Isabel foi esfaqueada pelo marido no dia 11 de outubro de 1929. Depois do assassinato, Raimundo foi preso, mas fugiu da cadeia. Não souberam mais dele. Antônio Raimundo da Silva, que testemunhou o assassinato da mãe, suicidou-se aos 80 e poucos anos, conta padre Emídio – que o pastoreou por 20 anos. Padre Emídio conta que o filho de Isabel viveu da roça, alimentou 12 filhos, era “bem casado”. E nunca esqueceu “a mãe gritando e o medo que passou em cima do jumento”.