ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

17 de maio de 2011

Fortaleza prolonga campanha de vacinação contra a gripe até 10 de junho

Pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças com mais de seis meses e menos de dois anos, gestantes em qualquer estágio da gravidez e profissionais de saúde que trabalham em serviços de urgência e emergência têm até o dia 10 de junho para se proteger da gripe. A campanha de vacinação, que deveria ter sido encerrada na última sexta-feira (13), foi estendida em Fortaleza, seguindo uma tendência nacional.
O Ministério da Saúde recomendou a prorrogação da campanha nos estados e municípios que não atingiram a meta de 80% de pessoas vacinadas. Os dados do Ministério apontam que, em todo o Brasil, foram vacinadas, até o dia 13 de maio, 18.028.230 pessoas, número que corresponde a 60,24% do público-alvo, que é de aproximadamente 30 milhões de pessoas. A meta é vacinar cerca de 24 milhões. Em Fortaleza, das 322.958 pessoas que devem ser vacinadas, compareceram aos postos de saúde apenas 114.254, ou seja, 35,38% do total.
No caso das gestantes, a vacina é importante porque protege a mãe e o bebê. Para as crianças de seis meses a dois anos, a imunidade total deverá ser garantida com uma segunda dose a partir do 21º dia da primeira aplicação. Do grupo de pessoas para as quais a campanha é dirigida, não devem se vacinar apenas aqueles que apresentarem sintomas de febre, tenham sido acometidos pela dengue recentemente ou sejam alérgicos a ovo ou timerosal, um componente presente na vacina que funciona como conservante.
Além da ampliação do grupo de pessoas a serem vacinadas, que até o ano passado destinava-se especificamente a homens e mulheres com mais de 60 anos, a campanha de vacinação contra a gripe em 2011 tem outra novidade: o imunizante que está sendo aplicado é trivalente, ou seja, oferece proteção contra três tipos de vírus da influenza: A H3N2 (gripe comum), A H1N1 e B. A vacinação está sendo feita em todos os postos de saúde de Fortaleza, das 8 às 17h. Em 38 unidades, a vacinação se estende até as 21h, e em outras 18, acontece também aos sábados e domingos.
Hepatite BDurante a campanha de vacinação contra a gripe, os postos de saúde de Fortaleza estão recebendo também a população de até 24 anos de idade para a vacinação contra a hepatite B. O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para a aplicação da vacina, que até o ano passado, era de pessoas com até 19 anos.
Com informações da Prefeitura de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário