ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

15 de fevereiro de 2011

Maguary-CE: o time do povo!

Projeto coloca clube da terceira divisão cearense nas mãos de internautas. Basta ter internet e R$ 79 para ser dirigente.
Flamengo e Corinthians têm as maiores torcidas do Brasil, mas, em breve, também caberá ao modesto Sport Club Maguary, do Ceará, a alcunha de "time do povo". Ao contrário dos gigantes, o termo não vai se referir às arquibancadas.
O clube terá a maior quantidade de dirigentes do futebol brasileiro: milhares de administradores.
O Maguary assinou contrato com o Meu Time de Futebol (MTDF), projeto da internet que põe nas mãos de associados o comando de um time profissional. Algo como os inúmeros games, febre nos últimos anos, em que o usuário é "manager". Só que agora, na vida real. Basta pagar R$ 78,90 por ano para ser dirigente.
"Entretenimento", segundo um dos idealizadores, Vicente di Cunto, o MTDF pretendia comprar um clube do eixo Rio-São Paulo. A negociação com o Juventus, tradicional paulistano do bairro da Mooca, travou no conservadorismo do Conselho.
Então, Aguiar Júnior, presidente do Maguary, entrou em contato e após meses de tratativas, foi criada a parceria de
 co-gestão por três anos.
O MTDF tem quase 98 mil cadastrados. O site vai anunciar a equipe escolhida. A partir disso, quem quiser participar das decisões terá de contribuir financeiramente.


– Acreditamos que no início haja cerca de cinco a seis mil pagantes. E esperamos que esse número aumente de acordo com divulgação e, claro, resultados – explica Di Cunto.


Tudo será decidido em consenso entre os contribuintes. Tudo mesmo, desde a contratação de técnico e jogadores até a forma como o valor arrecadado será investido. Com o departamento de futebol reativado em 2009 (leia mais na próxima página), o Maguary vive as agruras de um clube pequeno. Atualmente, só tem elenco nas categorias de base. Para disputar a Terceira Divisão Cearense, no segundo semestre, terá de formar comissão técnica e seu grupo.
Os reforços serão debatidos virtualmente, mas para evitar bagunça e sugestões impossíveis, como José Mourinho e Lionel Messi, serão criados comitês e apresentadas opções segundo a realidade financeira.
Por falar em dinheiro, todos que toparem a aventura de comandar o Maguary devem saber: não está previsto retorno financeiro do investimento, mesmo em caso de sucesso.


– De jeito nenhum haverá dinheiro envolvido. Isso complicaria a fase operacional do projeto. Qualquer retorno será direcionado para o MTDF fazer o que quiser. Os associados poderão ter ingressos, camisas, viagens, coisas ligadas ao futebol. E os lucros farão o clube crescer ainda mais – esclareceu Vicente di Cunto.
As metas são ambiciosas: colocar o Maguary na Primeira Divisão do Ceará e no cenário do futebol nacional. É difícil vislumbrar o sucesso, mas quem tanto critica os dirigentes terá chance de ouro de fazer melhor.
Alexandre Lozetti
São Paulo (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário