ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

18 de março de 2011

Paróquias cearenses festejam a São José

Festa de São José é aguardada com expectativa pelos agricultores por dar indícios de como será a estação chuvosa no ano
A defesa da vida e do planeta, que é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, também foi escolhido pela maioria das paróquias cearenses que festejam São José, amanhã, o tradicional Dia de São José
São novenas, missas, procissões, reza do terço e a programação social com leilões, parques de diversões, barracas de comidas típicas e shows musicais. Os eventos fazem parte dos festejos a São José, padroeiro do Ceará.
Em Aquiraz, os festejos começaram no último dia 9 e terminam amanhã, dia consagrado ao santo. O tema do novenário é “São José, ajudai-nos a defender a vida que Deus nos confiou”. As novenas e missas começam às 19 horas na igreja matriz. Para amanhã estão programadas missa campal e procissão a partir das 17 horas.
Na cidade de Icó, as novenas ocorrem desde o último dia 10 na igreja matriz de Nossa Senhora da Expectação. Isso porque a igreja de São José passa por reformas. O tema central é “Juntos com São José na defesa da vida no planeta”. Os festejos terminam amanhã, com a procissão, a partir das 17 horas, e descerramento da bandeira. Hoje haverá leilão.
Em Catarina, no Centro-Sul do Ceará, os festejos reúnem devotos da zona rural e de municípios próximos. Muitos vão pagar promessas ou pedir graças. Segundo o pároco Afonso Queiroga esse ano a igreja também celebra o ano jubilar da Diocese de Iguatu, a quem está ligada.

MIssão Velha

Desde 27 de fevereiro que os devotos de Missão Velha, no Cariri, celebram o padroeiro. Houve caminhada penitencial e a condução do pau da bandeira, que foi colocado na praça da igreja matriz. “É um tempo privilegiado para saborear as graças concedidas por Deus”, diz o pároco, Joaquim Ivo Alves dos Santos.
O tema este ano é: “Como São José somos convidados a refletir, rezar e agir em favor da vida no planeta”. Amanhã haverá a partir das 5 horas alvorada festiva e o ofício de São José. Em seguida, missa solene presidida pelo bispo diocesano do Crato, dom Fernando Panico. À tarde, tem procissão pelas ruas da cidade conduzindo a imagem de São José. No encerramento, sorteio de prêmios e show pirotécnico.
Dom Fernando Panico também encerra, amanhã, a festa do padroeiro em Potengi. As comemorações tiveram início no último dia 11. O pároco, padre Cícero Cacoclo avalia que cerca de quatro mil pessoas participam por noite dos festejos. (Colaborou Amaury Alencar).
Quem
ENTENDA A NOTÍCIA
São José, citado pela Bíblia como o pai adotivo de Jesus, é o padroeiro do Ceará. Mas também é padroeiro em sete municípios do Estado: Aquiraz, Catarina, Granja, Maracanaú, Missão Velha, Potengi e Ubajara.

SAIBA MAIS
Construída no século XVIII, a igreja matriz de Aquiraz conserva detalhes originais da construção com traços barrocos e neoclássicos. Mas as chuvas fortes causam estragos nos painéis pintados no forro da capela-mor e nas paredes.
Destaca-se no altar-mor a imagem de São José de Ribamar, calçado de botas, relembrando o bandeirante audaz. Segundo a lenda, a imagem foi encontrada por pescadores.
Quiseram levar a imagem para outro povoado,mas nem mesmo um carro de boi conseguiu removê-la. Quando surgiu a ideia de que a Igreja de Aquiraz seria o local para o santo, este ficou leve e uma pessoa conseguiu transportá-lo. O “São José de Botas” segue alvo de devoção.
O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário