ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

14 de março de 2011

Elevadores - Em caso de travamento, calma é essencial

Para quem mora em condomínios altos ou trabalha em prédios comerciais, utilizar o elevador é uma tarefa rotineira. Porém, subir e descer dentro de uma cabina pode ser um tormento para algumas pessoas. O medo de ficar preso ou de ficar sem ar para respirar impera nas pessoas que desconhecem a mecânica do aparelho. Para os claustrofóbicos, utilizar as escadas torna-se a melhor saída para evitar o pânico na hora da falta de luz ou pane dos elevadores.

ALTAMENTE SEGURO
Calma e paciência são as principais ferramentas que o usuário deve utilizar quando ficar preso em um elevador. O engenheiro mecânico e coordenador de vendas e instalação da ThyssenKrupp Elevadores, Eduardo Nobre, explicou que não existe perigo de um elevador cair ou de o passageiro sofrer com a falta de oxigênio. Segundo ele, é importante a pessoa manter contato com o meio externo através de um intercomunicador para manter a tranquilidade e evitar o desespero.
Eduardo salientou que é imprescindível o passageiro não tentar sair do elevador e evitar tentar abrir a porta. “Quem conhece a mecânica dos elevadores sabe que é impossível os cabos de aço se romperem ou faltar ar dentro da cabina. Por outro lado, muitas pessoas, por não conhecerem, têm medo e ficam desesperadas quando o elevador trava”, emendou.
PROBLEMAS CAUSADOS
PELOS USUÁRIOS
Entretanto, o engenheiro revelou que muitos danos são ocasionados pelos próprios usuários. De acordo com ele, o período mais propício para ocorrer a quebra dos elevadores é quando ocorrem festas nos condomínios. Ele explicou que em alguns casos as pessoas ultrapassam o limite da capacidade do aparelho, fazendo com que ele trave.
“Durante as festas, as pessoas costumam continuar a balada dentro da cabina. Várias vezes já retiramos pessoas bêbadas que insistiam em pular dentro do elevador, ou colocavam gente demais na cabina. O travamento é ocasionado, inclusive, por um sistema de segurança próprio do aparelho”, ressaltou Eduardo.
O coordenador de instalação destacou que os elevadores elétricos são regidos pela norma 207/99 NBR que regulamenta e exige itens de segurança nos aparelhos. No caso dos elevadores residéncias, a média de capacidade é de oito a dez pessoas, com o peso calculado de 75 quilos por usuário. “Podemos dizer que o elevador é o transporte mais seguro que existe”, pontuou Eduardo, ressaltando que o tempo médio de resgate de passageiros presos é de cinco a vinte minutos dependendo do local e da hora do chamado.
ELEVADOR PAROU?
SAIBA O QUE FAZER
Chame a empresa responsável pela assistência técnica do elevador é informe que existe passageiro retido; Identifique em qual andar o elevador está parado; Contate o passageiro e procure tranquilizá-lo. Se possível, converse com ele até a assistência técnica chegar; Oriente o passageiro para não tentar sair da cabina e informe que as providências já estão sendo tomadas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário