ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

9 de março de 2011

Sustentabilidade é tema da Camp. da Fraternidade 2011

Para mostrar que a preservação da vida e a formação de um pensamento sustentável depende de ações e atitudes que envolvem toda a sociedade, a Igreja Católica abre, nesta quarta-feira (9), em âmbito nacional, a 47.ª Campanha da Fraternidade (CF) de 2011.
Com o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”, e lema “A criação geme em dores de parto”, a Campanha da Fraternidade de 2011 vai abordar diversos problemas ambientais.
O tema, escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, foi elogiado pelas entidades de classe que lutam pelas questões ecológicas e ambientais. A CF 2011 tem o objetivo de fazer com que a sociedade se una em defesa da vida.
A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas estão entre os principais objetivos da Campanha, que é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A busca de ações que preservem a vida no planeta é outra meta da CF.
Esses e outros assuntos serão tratados durante as missas em todas igrejas católicas do Brasil, com mais intensidade no período da Quaresma, época propícia para reflexões.
Em Fortaleza, o lançamento será realizado nesta quinta-feira (10) pelo arcebispo Dom José Antonio Tosi, às 9h, no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja.

Hino da Campanha da Fraternidade 2011 – CNBB
Oração da Campanha da Fraternidade 2011
Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tender por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.

Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.

Amém.
Ao lançar a Campanha da Fraternidade, papa Bento XVI recomenda que o homem preserve a natureza
Ao lançar a Campanha da Fraternidade de 2011 cujo tema é Fraternidade e Vida no Planeta, o papa Bento XVI apelou nesta quarta-feira (9) para que as pessoas se esforcem para mudar mentalidade e atitudes como “salvaguarda da criação”. Segundo ele, para o ser humano conquistar a plenitude deve aprender a superar suas fraquezas e respeitar a natureza como parte da vida e não seguindo uma ordem autoritária e dominadora.
Esta é a 47ª Campanha da Fraternidade desde que foi criada em 1964. A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas está entre os principais objetivos da campanha. A busca de ações que preservem a vida no planeta é outra meta da Campanha da Fraternidade. As informações são da rádio oficial do Vaticano.
“Pensando no lema da campanha ‘A criação geme em dores de parto’, que recorda as palavras de São Paulo na Carta aos Romanos, podemos incluir entre os motivos de tais gemidos o dano provocado na criação pelo egoísmo humano”, disse o papa, na sua mensagem.
“Contudo é igualmente verdadeiro que a criação espera ansiosamente a revelação dos filhos de Deus. Assim como o pecado destrói a criação, esta é também restaurada quando os filhos de Deus cuidam do mundo a fim de que Deus seja tudo em todos”, afirmou o papa.
“O primeiro passo para uma correta relação com o mundo que nos circunda é o reconhecimento, da parte do ser humano, de sua condição de criatura: o homem não é Deus, mas a Sua imagem; por isso, ele deve procurar tornar-se mais sensível à presença de Deus naquilo que está ao seu redor”, disse o papa.
De acordo com Bento XVI, o homem passará a ser respeitado à medida que resguardar a natureza e o meio ambiente. “O dever de cuidar do meio ambiente é um imperativo que nasce da consciência de que Deus confia a Sua criação ao ser humano não para que ele exerça sobre ela um domínio arbitrário, mas que a conserve e cuide dela como um filho cuida da herança de seu pai, e uma grande herança Deus confiou aos brasileiros”, disse.
Da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário