ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

24 de março de 2011

Dengue tipo 4 chegar ao Ceará é “só questão de tempo”

A dengue tipo de 4 (DEN-4) vai chegar ao Ceará. Informou o infectologista Anastácio Queiroz.Nesta quinta-feira (24). “É apenas uma questão de tempo. E todos os cearenses estão suscetíveis a doença”, afirmou o médico, que é diretor do Hospital São José.

O médico alertou que a DEN-4 pode viajar entre estados, uma vez que uma pessoa contaminada pelo vírus é capaz de infectar o mosquito, que contaminará as pessoas que irá picar. Ou seja, um portador da doença que viaje pode ter a doença espalhada pelo mosquito aonde quer que esteja.
O sorotipo viral já foi encontrado em dois estados do Nordeste: Piauí e Bahia. “São dois estados próximos ao Ceará, e se avaliarmos que os primeiros registros foram em Roraima e a doença já está se alastrando pelo País, infelizmente, chegamos à conclusão de que para a dengue 4 chegar aqui, é só uma questão de tempo”, afirmou.
Segundo o infectologista, a única forma de prevenir a doença é eliminar os focos do Aedes Aegypti. De acordo com Ministério da Saúde, a dengue tipo 4 apresenta risco a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. Complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica.
No entanto, ainda segundo  o Ministério, este tipo de dengue não é mais grave que as outras variações da doença (tipos 1, 2 e 3). Os sintomas são os mesmos: dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, febre, diarreia e vômito. O tratamento também é idêntico

Nenhum comentário:

Postar um comentário