ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

9 de fevereiro de 2011

Ciúmes no trabalho

No ambiente profissional encontramos pessoas de todos os tipos, umas muito queridas, prestativas e confiáveis, outras completamente o oposto disso tudo. Porém, o tipo de perfil que abordarei por aqui é um dos piores: o ciumento. Afinal, quem nunca teve um amigo ou colega de trabalho que se apegasse tão fortemente de uma forma que nem para os lados podíamos olhar? Ou então, aquela colega que se achava sempre o centro das atenções e, quando não era dessa forma, perdia completamente a compostura e a razão?
Esse tipo vem se rareando nos últimos tempos, pois as pessoas têm aprendido a ser emocionalmente mais inteligentes. Mas por incrível que pareça ainda é muito possível encontrar um desses no seu caminho e é por isso que é importante saber lidar com essas pessoas para colocá-las em seus devidos lugares. Pois esse é o princípio... o ideal é trazer essas pessoas para o mundo real e mostrá-las que o globo terrestre não gira em torno do umbigo delas. 
Vale lembrar que num ambiente profissional as relações devem ser sempre cordiais. Algumas viram amizade, é claro, mas é bom saber separar o que é pessoal e o que é profissional. Isso quer dizer, por exemplo, que em eventos que estejam todos da empresa, é bom circular e se socializar com todos, não somente com aquela pessoa (o ciumento) com quem você vive se envolvendo fora do trabalho.
Se o caso do ciúme não for exatamente com você, mas pura e simplesmente pela necessidade que aquela pessoa tem de ser benquista e admirada por todos no recinto, não alimente suas ilusões. Sem ser deselegante mostre que todos ali podem ser tão inteligentes e agradáveis quanto o “exibidinho”. Chame as pessoas para a conversa, evitando seu monopólio de atenção, ou coisa parecida.
Por fim, se o ciúme se dá pelo fato de a pessoa não aceitar que você tem essa ou aquela posição, ou algum tipo de benefício que ela não tem, ou ainda por você ser mais próximo do chefe do que ela... afaste-se. Isso não é ciúme, é inveja. E dos invejosos precisamos ficar bem longe!
Lembre-se, a postura sempre profissional lhe manterá numa posição confortável. Agindo com comedimento, você sempre manterá uma distancia possível de impedir que aquela pessoa tome algumas liberdades desnecessárias com você. Essa é a melhor forma de desarmar não só o ciumento, mas também os tiranos, os sacanas, os mentirosos, os fofoqueiros e qualquer outro tipo indesejável.
Fonte.pop.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário