ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

15 de novembro de 2012

EMBRAPA BUSCA CLONAGEM INÉDITA DE ANIMAIS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO NO BRASIL

Embrapa planeja clonar onça pintada, veado catingueiro e lobo-guará
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) planeja trabalhar na clonagem de espécies ameaçadas de extinção no Brasil, como: lobo-guará, onça pintada e veado catingueiro. O projeto ainda depende da aprovação do departamento jurídico da Embrapa e não tem prazo de conclusão. Mas, se bem-sucedido, pode resultar na primeira clonagem de um animal silvestre no País.
A iniciativa é feita em parceria com o Jardim Zoológico de Brasília, que será o destino final dos animais clonados. "Há dois anos, coletamos material genético de animais mortos (na região do Cerrado), por exemplo, em acidentes rodoviários ou em zoológico", explicou à BBC Brasil o pesquisador do Embrapa Carlos Frederico Martins.
"Agora, surgiu a ideia de uma nova parceria, ainda não pronta, de coletar material não apenas do Cerrado, mas também de animais vivos de outros biomas e faunas exóticas para inseminação artificial e clonagem", conta Martins. Uma das técnicas a serem usadas é a semelhante à da ovelha Dolly.
"Trata-se da técnica de transferência de núcleos. Retiramos o núcleo do ovócito (célula que dá origem ao óvulo) e o substituímos pela célula do indivíduo a ser clonado, do qual temos material genético", diz o pesquisador, que é médico veterinário com mestrado em reprodução animal.
BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário