ETA anuncia cessar-fogo permanente na Espanha

7 de abril de 2011

Filhos de mulheres acima de 40 são mais saudáveis

Um novo estudo britânico afirma que mulheres que engravidam a partir dos 40 tendem a cuidar melhor da saúde dos filhos.
Segundo a pesquisa – feita com 38 mil crianças – bebês nascidos de mães mais velhas tendem a sofrer menos acidentes até os 5 anos.
Eles também precisam menos de atendimento hospitalar, e tendem a ter todas as vacinas em dia, se comparados com filhos de mães mais jovens.
“Uma série de estudos já comprovou que é arriscado ter filhos em idade avançada. Mas se você é uma mãe mais velha, é provável que cuide melhor da saúde do bebê”, disse o pediatra Alastair Sutcliffe, autor do trabalho.
O estudo foi apresentado na última quarta-feira no Encontro Anual da Sociedade Real de Pediatria e Saúde Infantil da Grã-Bretanha.
Bebês saudáveis Sutcliffe diz que sua equipe examinou dados de grupos de crianças que pertenciam a dois outros estudos.
Um dos grupos participava de uma pesquisa sobre bebês nascidos no início do novo milênio. O outro era parte de um programa do governo britânico para melhorar as condições de saúde de crianças nascidas de famílias pobres.
“Nos dois programas, as crianças foram examinadas periodicamente aos 9 meses, aos 3 e aos 5 anos. A nossa equipe decidiu utilizar os dados destas medições para comparar o desenvolvimento da saúde dos bebês de mães com 40 anos ou mais com as outras”, diz Sutcliffe.
Os pesquisadores usaram quatro parâmetros para examinar a saúde das crianças: número de acidentes sofridos, número de vezes em que foram internadas em hospitais, Índice de Massa Corporal e vacinação.
De acordo com o pediatra, até os 5 anos os filhos de mulheres com mais de 40 tendem a ser mais saudáveis em geral.
“Eles sofreram menos acidentes, foram internados com doenças graves menos vezes e, pelo menos até os 9 meses tinham as vacinas mais em dia”, disse.
No entanto, o pesquisador explica que o estudo identificou uma leve tendência destas crianças a ganhar peso rapidamente. Segundo ele, isso seria uma influência do Índice de Massa Corporal das mães, que costuma aumentar com a idade.
Os resultados foram os mesmos independentemente da classe social das mães.
fonte: BBC Brasil

Balneabilidade das praias: 11 pontos estão próprios para banho em Fortaleza

O boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza, emitido pela
Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), aponta que 11 pontos estão próprios para banho na capital do Ceará. O documento, que
apresenta a qualidade das águas destinadas à recreação de contato
primário da orla marítima fortalezense, indica, também, que 21 locais
estão fora dos padrões.
As análises seguem o que é exigido pela Resolução 274 do Conselho
Nacional do Meio Ambiente (Conama), que indica, no máximo, 1.000
coliformes termotolerantes para cada 100 mL de água nas últimas cinco
medições. Toda segunda-feira a equipe do Núcleo de Análise e
Monitoramento da Semace realiza a coleta em 31 pontos de Fortaleza. O
resultado dessas análises fica pronto na quinta-feira.
Vários fatores podem influenciar na qualidade das águas, tais como: ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo.
Confira, abaixo, o resultado das análise em Fortaleza:
PONTOS PRÓPRIOS PARA BANHO:
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Volta da Jurema
Edifício Arpoador
Diários (Ponta Mar Hotel)
Ideal Clube
Ed. Vista del Mare
Início da Av. Philomeno Gomes
PONTOS IMPRÓPRIOS PARA BANHO:
Caça e Pesca
Barraca Beleza
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
Início da Rua Ismael Pordeus
Farol
Iate
Mucuripe
Estátua de Iracema
INACE (Indústria Naval do Ceará)
Kartódromo
Início da Av. Pasteur
Colônias
Horta
Início da Rua Lagoa do Abaeté
Goiabeiras
Barraca Big Jeans
Marina Park Hotel
Barra do Ceará
Com informações da Assessoria da Semace

Polícia divulga lista parcial de vítimas do tiroteio em escola do Rio

A Polícia Civil divulgou na tarde desta quinta-feira (7) uma lista parcial das vítimas do ataque à escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, atirou contra alunos em salas de aula lotadas, foi atingido por um policial e se suicidou. O crime foi por volta das 8h30.
Veja a lista parcial de vítimas:
1- Karine Chagas de Oliveira, 14 anos
2- Rafael Pereira da Silva, 14 anos
3- Milena dos Santos Nascimento, 14 anos
4- Mariana Rocha de Souza, 12 anos
5- Larissa dos Santos Atanázio, (aguardando documento)
6- Bianca Rocha Tavares, 13 anos
7- Luiza Paula da Silveira, 14 anos
8- Laryssa Silva Martins, 13 anos
9- Géssica Guedes Pereira (aguardando documento)
Ainda falta a identificação de três corpos por parte do IML.
Wellington é ex-aluno da escola onde foi o ataque. Seu corpo foi retirado por volta das 12h20, segundo os bombeiros. De acordo com polícia, Wellington não tinha antecedentes criminais.


Leia trecho da carta deixada pelo assassino

Na carta deixada pelo atirador que matou pelo menos 11 estudantes em uma escola pública de Realengo, na zona oeste do Rio, na manhã desta quinta-feira (7), Wellington Menezes de Oliveira, faz referência a questões de natureza religiosa, pede para ser colocado em um lençol branco na hora do sepultamento e pede também para ser colocado ao lado da sepultura da mãe. No fim do trecho divulgado, o atirador pede perdão a DeusVeja abaixo um trecho da carta deixada por Wellington:
“Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter um contato direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue, nenhum impuro pode ter contato direto com um virgem sem sua permissão, os que cuidarem de meu sepultamento deverão retirar toda a minha vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco que está neste prédio, em uma bolsa que deixei na primeira sala do primeiro andar, após me envolverem neste lençol poderão me colocar em meu caixão. Se possível, quero ser sepultado ao lado da sepultura onde minha mãe dorme. Minha mãe se chama Dicéa Menezes de Oliveira e está sepultada no cemitério Murundu. Preciso de visita de um fiel seguidor de Deus em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que ele ore diante de minha sepultura pedindo o perdão de Deus pelo o que eu fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte para a vida.”
Welington fala em impureza e virgens, fazendo referência a mulheres. Das 11 vítimas fatais do atirador, dez eram meninas. Entre os 13 feridos, dez eram meninas. Antes de assinar a carta, o atirador pede para que uma casa em Sepetiba, também na zona oeste, seja doada para instituições de cuidem de animais.
A Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil confirmou no final da manhã desta quinta-feira (7) as mortes de 11 estudantes no ataque à Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste do Rio. Segundo a pasta, morreram dez meninas e um menino. Os estudantes têm entre 12 e 14 anos. Mais cedo, policiais militares e oficiais do Corpo de Bombeiros informaram que 12 crianças haviam morrido. O atirador também foi morto, mas ele não chegou a ser socorrido.
Com informações do R7

6 de abril de 2011

Música romântica deixa mulheres mais 'facinhas'

Mulheres, fiquem ligadas. E homens: aproveitem! Uma equipe de psicólogos franceses (das universidades de Paris e de Brittany) reuniu 87 mulheres solteiras, entre 18 e 20 anos, para um experimento bem dos maliciosos (brincadeira, é superválido): será que uma trilha-sonora romântica deixaria as moças mais propensas a cair na cantada de um desconhecido?
Primeiro, as voluntárias (que achavam estar participando de uma pesquisa de marketing) passaram cinco minutos em uma sala de espera ouvindo: a) uma balada romântica (Je L’aime a Mourir, do francês Francis Cabrel) ou b) uma canção neutra (L’heure du The, de Vincent Delerm). Depois iam para outra sala, onde discutiam as diferenças entre duas marcas de biscoito (tudo fictício) com um entrevistador de 20 anos (descrito como “normal” – ou seja, nem especialmente bonito, nem feio). Eis que, no fim do papo, ele jogava a cantada: “Meu nome é Antoine, como você já sabe. Gostei muito de você e estava pensando se você me daria o seu telefone. Eu te ligo e a gente pode sair para um drink na semana que vem”.
Só 28% das moças que ouviram a música neutra caiu no papo. Mas quase o dobro (52%) das que esperaram ouvindo a musiquinha romântica topou o encontro e passou o telefone. O efeito foi tão significativo que o estudo foi publicado no periódico Psychology of Music com o nome Love is in the air (sabe? migre.me/QYeG).
 

Veja o que o comprimento dos dedos diz sobre o homem

Quanto mais longo é o dedo anelar (o que fica entre o mindinho e o do meio) do homem em comparação ao resto de sua mão – especialmente em relação ao indicador –, maior a chance de ele ser um cara que vai atrás do que quer, que arrisca mais, que trabalha duro e que, determinado a vencer, não aceita “não” como resposta. Consequentemente, ele tende a ganhar um bocado de dinheiro e a ter mais sucesso nos relacionamentos do que os outros.
Já os homens cujo dedo mais comprido é o indicador tendem a ser do tipo “pé no chão”, mais tranquilos, sossegados, na deles. Por isso, acabam tirando menos proveito das oportunidades e sendo mais “modestos” quando é hora de se dar bem. O grande risco que eles topam correr, se não for exagero dizer, é o de virarem tediosos.
Quem diz são pesquisadores da Universidade de Concordia, no Canadá.
Eles mediram os dedos e analisaram os traços de personalidade de 413 voluntários, homens e mulheres. E descobriram que os níveis de testosterona presentes no corpo (definidos, em grande parte, ainda no útero materno) afetam o comprimento dos dedos em ambos os sexos.
No caso, os caras do primeiro grupo, do anelar comprido, apresentam mais testosterona, o que os torna, de acordo com o estudo, “homens-alfa”. Mas é só nos homens que isso afeta diretamente o comportamento. Mulheres, a gente sabe que vocês também queriam olhar para as próprias mãos e ficar analisando seus dedos depois de ler esse post, mas a verdade é que, segundo os cientistas, vocês podem ter dedos de qualquer tamanho – não faz diferença.

Crânio da mulher aumentou com o tempo

É o que indicam análises de crânios europeus que remontam a 400 anos atrás, feitas por pesquisadores dos EUA. Normalmente, assim como o corpo, o crânio do homem tende a ser maior do que o da mulher. Mas, comparando ossadas, os caras notaram que essa diferença está desaparecendo com o tempo. Eles não estabeleceram o quanto, mas afirmam que as características craniofaciais dos esqueletos femininos estão mais parecidas com as dos masculinos hoje do que eram no século 16. (O que não está, necessariamente, relacionado ao tamanho do cérebro.) A “culpa” pode ser da alimentação moderna ou de outros fatores ambientais, supõe a líder do estudo, Ann Ross. É isso aí: igualdade em todos os sentidos.

Aniversário de Fortaleza: confira a agenda completa das comemorações

Na próxima quarta-feira (13), a cidade de Fortaleza completa 285 anos de elevação à condição de vila.  Para comemorar a data, a Secretaria de Cultura da Prefeitura preparou uma programação que envolve shows, lançamentos de vídeos e revistas, brincadeiras para a criançada, entre outros.
Confira a agenda completa:
DIA 12/04
- Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
- Lançamento do vídeo coletivo Fortaleza em Todos os Sentidos, realizado para comemorar o aniversário da cidade, às 19h. O vídeo reúne histórias sobre a cidade através dos cinco sentidos: tato, audição, olfato, visão e paladar.
- CUCA Che Guevara (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará)
Encontro do rapper GOG com os jovens no CUCA, às 18h.
DIA 13/04
- Receptivo no Aeroporto Internacional Pinto Martins com Luizinho e Banda, e mascotes do Projeto “Caminhos de Iracema” durante todo o dia 13 de abril. Também por todo o dia 13, animação com um humorista, abordando os visitantes, ao longo da Avenida Monsenhor Tabosa.
- Duas saídas do roteiro “Caminhos de Iracema”. Às 8h e 14h do dia 13, da Casa do Turista da Beira-Mar. A rota visita os principais patrimônios históricos da capital cearense que fazem alusão à obra Iracema, do escritor José Alencar: as cinco estátuas da índia na cidade; o Theatro José de Alencar; a Praça e o monumento José de Alencar; o antigo Forte São Sebastião – Martim Soares Moreno -; o Morro e a Praça de São Thiago; o Rio Ceará e a Casa José de Alencar (com visita guiada à Pinacoteca Floriano Teixeira e à exposição de gravuras de Iracema do artista plástico Descartes Gadelha). Inscrições para o passeio através do Disque-Turismo (85) 3257.1000
- Terminais de ônibus: Alvoradas nos terminais Antônio Bezerra, Papicu, Messejana, Conjunto Ceará, Siqueira, Lagoa e Parangaba.
6h30 às 8h30: apresentação de clowns (palhaços) e duplas de repentistas.
17h30 às 19h30: apresentação de clowns (palhaços) e grupos de coral.
- Parque da Liberdade (Rua Pedro I,S/N – Centro).
8h às 12h – As 4 Estações da Criança – Programação cultural para crianças e adolescentes com oficinas, brinquedos educativos, gincanas, shows musicais, espetáculo de teatro e circo etc.
- Praça do Ferreira – Centro
Abertura: Vídeo “Fortaleza de Todos os Sentidos”
17h – Show musical com David Valente
17h30 – Show musical Parahyba e Cia. Bate Palmas
18h30 – Show musical com Chico Pessoa
- CUCA Che Guevara (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará)
Abertura: Vídeo “Fortaleza de Todos os Sentidos”.
18h – Esquetes teatrais LGBTT
19h – Banda de reggae Faculdade Mental
20h – Show com o rapper GOG e banda.
- Aterrinho da Praia de Iracema (próximo à Caixa D´água dos Peixinhos)
Abertura: Vídeo “Fortaleza de Todos os Sentidos”
20h – Show coletivo, com novos e consagrados intérpretes da música cearense, cantando músicas de compositores locais
Lia Veras, Lorena Nunes, Glairton Santiago, Marcos Lessa, Aparecida Silvino, Lúcio Ricardo Humberto Pinho e Teti.
22h – Show com Daniela Mercury
DIA 14/04
ESPECIAL QUINTA CULTURAL
- Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas – entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli)
Abertura: Trupe do Riso, às 19h
Show com o cantor Rafael Greyck, às 20h.
DIA 15/04
Galeria Antônio Bandeira (Centro de Referência do Professor – Rua Conde D´eu, s/n. Centro)
62o SALÃO DE ABRIL: mostra nacional de artes visuais.
Abertura às 19h. Segue em cartaz até o dia 31/05.
DIA 17/04
- PARQUE MUNICIPAL ADAHIL BARRETO (COCÓ ANTIGO) – Av. Virgílio Borba, 50 – Dionísio Torres – próximo a av. Pontes Vieira. De 8h ao meio-dia.
As 4 Estações da Criança: programação cultural para crianças e adolescentes com oficinas, brinquedos educativos, gincanas, shows musicais, espetáculo de teatro e circo, etc.
DIA 18/04
- Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n – Centro)
8h às 16h30min – Lançamento da II Feira e Livro Infantil de Fortaleza. Com contação de histórias, leituras, doação de livros e apresentação de clowns (palhaços).
14h às 17h – Festa do Livro e da Rosa, com debates literários, troca de livros e rosas. De 14h às 17h30min.
18h- Programa Intercâmbios – apresentação dos espetáculos de dança Um Punhado de Corpo-Terra,com  Marina Carleial e Interferências, com o Núcleo DOC Dança.
19h – Lançamento da quinta edição da Revista Farol.
DIAS 27/04 E 28/04
- Seminário da Prainha (entre as av. Dom Manoel e Monsenhor Tabosa).
Seminário Preservação do Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Urbano, promovido pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural – COMPHIC. ). De 8h ao meio-dia e de 14h às 18h.
DIA 28/04
- Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).
Projeto Tópicos Utópicos – Palestra e debate com a arquiteta Ermínia Maricato. A partir de 18h30min.
DE 13/04 A 30/04
- Ruas do Centro da cidade com concentração diária no Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n – Centro).
- Projeto Fortaleza a Pé – caminhadas diárias pelo Centro Histórico de Fortaleza sob coordenação do turismólogo Gerson Linhares. Acesso gratuito para a população em geral. Voltado prioritariamente para alunos e professores de escolas públicas, além de grupos da melhor idade. De 9h ao meio-dia e de 14h às 17h. Agendamentos: 3105.1291

5 de abril de 2011

“Big Brother Banabuiú”: Cidade está completamente cheia de câmeras de segurança

Com o objetivo de inibir ações criminosas na cidade de Banabuiú, no Sertão Central cearense, a prefeitura Municipal transformou a cidade em uma verdadeira casa de ‘reality show’, por todo o perímetro urbano foram instaladas câmeras de segurança com centrais de monitoramentos.  A população e principalmente a classe empresarial tem aprovado a iniciativa.
O município possui uma população estimada de 17.320 habitantes, é constituído de cinco distritos: Banabuiú, Laranjeiras, Pedras Brancas, Rinaré e Sitiá, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. O efetivo policial é bem abaixo do necessário, o que facilitou três arrombamentos ao Banco do Brasil, assaltos as agências lotérica e de correrios em 2010, deixando os clientes por vários dias sem atendimento, prejudicando também o comércio local.
Mesmo com tantas ações delituosas na cidade, não foram suficientes para que as autoridades públicas estaduais enviassem reforço para tranquilizar a população. Preocupado por ser cobrado todos os dias, o prefeito municipal Veridiano Pereira de Sales, resolveu tomar uma drástica atitude, instalou equipamentos de última geração em vários locais estratégicos para ‘espantar’ a bandidagem que imperou na zona urbana.
Mesmo a segurança pública não sendo uma atribuição do Poder Municipal, o prefeito Verifiano Sales explica o lhe motivou a criar este programa pioneiro na região central do Ceará, “a população não quer saber de quem é a competência da segurança. Quer solução e ninguém ver o governador ou o Secretário de Segurança todos os dias em Banabuiú, ver o prefeito, então quem leva a culpa por tudo é sempre o prefeito”. Conforme o gestor 10 câmeras com alta definição e com longo alcance foram distribuidas em locais visíveis.
A cidade “Big Brother Banabuiú” é a primeira do estado do Ceará de pequeno poste a instalar câmeras, sendo também a prioneira na região do Sertão Central. Hoje cidades como Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte e Sobral já contam com um sorfisticado sistema de monitoramento.
Os primeiros resultados já são vistos na cidade BBB do Sertão Central, vandalismo a meia noite na Praça principal já não mais acontecem, isso porque todos sabem que estão sendo filmados. Conforme o agente do Pró-cidadania, Lúcio de Âlcantara, a polícia já evitou um furto a um comércio, dois elementos ao tentarem arrombar um estabelecimento foram flagrados e logo presos, o outro registro foi um abalroamento entre dois veículos, um deles tentou furgir, mas não escapou das câmaras.
Atualmente o monitoramente está sendo feito na sede do Destacamento da Polícia Militar de banabuiú, porém, assim que a Delegacia Municipal for inaugurada, possivelmente até o fim do semestre, serão dois locais. Um lugar secreto fica o armazenamento das informações.
Além dos locais abertos, a prefeittura também está instalando câmeras nas repartições públicas com objetivo de monitorar o atendimento a população. O prefeito explica que três câmaras foram instaladas no hospital, isso porque haviam muitas reclamações de pacientes, “muitas pessoas reclamam da forma de atendimento, então vamos ficar observando quem está agindo dessa forma, é bom para a população e principalmente para os profissionais que trabalham correto, que mesmo assim estava sendo culpado”, esclarece.
Revista Central

4 de abril de 2011

Volta da CPMF é condenada pelo presidente da Fiec

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec/CE), empresário Roberto Macêdo, “nenhum brasileiro deve aceitar a volta da CPMF (antigo imposto do cheque), porque já se paga imposto demais no País”. Na última semana, o empresário viajou a Brasília para participar de reunião da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que discutirá, além de outros assuntos, o possível retorno do tributo.
Segundo ele, é preciso mostrar para os dirigentes do País que a CPMF não é bem vinda, já que a matéria poderá ser votada na Câmara Federal neste mês. “Eu sou absolutamente contra a volta da CPMF, e não adianta ela vir com outro nome, porque, de qualquer maneira, é mais um imposto que se soma aos muitos que existem no Brasil”, alerta.
Ao ouvir que a CPMF, quando vigente, financiava a saúde brasileira, o presidente da FIEC disse que essa ressurreição não é justificável, uma vez que o dinheiro para essa finalidade pode ser obtido de outros impostos. Para ele, conseguir dinheiro para a saúde pública é apenas uma questão de prioridade para a população.
REUNIÃO EM GENEBRA
Roberto Macêdo acaba de retornar de Genebra, onde participou de reunião da Organização Internacional do Trabalho. Ele elogiou a dedicação do governador Cid Gomes quanto à condução da segurança no Ceará, através de pasta especializada. Ao falar sobre a pequena queda da indústria, disse que é normal em todo começo de ano.

Deputada Gorete Pereira trabalhando pela melhoria da saúde do povo Cearense

A deputada Gorete Pereira depois da audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a instalação de neuronavegador para o HGF. O aparelho "vai contribuir com as neurocirurgias e evitar o deslocamento dos pacientes para outros estados", disse ela.

3 de abril de 2011

Confira a agenda da Câmara desta semana

SEGUNDA-FEIRA (4)
10 horas
Sessão Solene
Homenagem à Campanha da Fraternidade.
Plenário Ulysses Guimarães

TERÇA-FEIRA (5)
9 horas
Frente Parlamentar Mista dos Municípios e de Apoio aos Prefeitos e Vice-Prefeitos do Brasil
Lançamento da frente.
Auditório Nereu Ramos
9h30
Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Lançamento da frente e assinatura do termo de adesão à Campanha da Acessibilidade pela Câmara e Senado.
Foram convidados, entre outros, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário; o secretário de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Humberto Lippo; e o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Moisés Bauer.
Salão Negro
14 horas
Comissão de Turismo e Desporto
Audiência pública com o ministro do Esporte, Orlando Silva, para discutir os planos e programas do Ministério do Esporte para o ano de 2011.
Plenário 10
14 horas
Comissão de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional
Audiência pública para esclarecimentos sobre o novo Código Florestal (PL 1876/99).
Foram convidados, entre outros, o relator do projeto do novo Código Florestal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP); o presidente do Ibama, Curt Trennepohl; e o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, senadora Kátia Abreu (DEM-TO).
Plenário 14
14 horas
Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais da Pessoa com Deficiência do Senado
Seminário: “A convenção dos direitos das pessoas com deficiências”.
Foram convidados, entre outros, a presidente da Rede Latino Americana de ONGs de Pessoas com Deficiência e suas Famílias, Regina Atalla; a conselheira Laís Lopes, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência; e o professor Alberto D’Amaral Júnior, do Departamento de Direito Internacional da USP.
Auditório Petrônio Portela, no Senado
14 horas
Comissão Especial da Reforma Política
Debate sobre os sistemas eleitorais.
Plenário 2
14h30
Comissão de Seguridade Social e Família
Audiência pública sobre a nota técnica da Anvisa que proíbe a venda de medicamentos inibidores de apetite.
Foram convidados o representante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Ricardo Meirelles; o secretário-geral da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, Ivan Teixeira; o diretor-presidente-substituto da Anvisa, Dirceu Barbano; e o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto D`Ávila.
Plenário 7
14h30
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 1
14h30
Comissão Especial das Políticas Públicas de Combate às Drogas
Definição do roteiro dos trabalhos da comissão e votação de requerimentos.
Plenário 12
15 horas
Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas, Acolhedoras e Associações de Proteção e Assistência aos Condenados
Lançamento da frente.
Foram convidados o presidente da Câmara, deputado Marco Maia; o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Auditório Nereu Ramos
15 horas
Comissão de Fiscalização Financeira e Controle
Subcomissão Permanente de Acompanhamento, Fiscalização e Controle da Execução Orçamentária e Financeira e das Obras do PAC e do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Definição do roteiro dos trabalhos da comissão e votação de requerimentos.
Local a definir
15 horas
Comissão Especial de Medidas Preventivas Diante de Catástrofes
Discussão de assuntos internos e votação de requerimentos.
Plenário 11
16 horas
Votações em Plenário
Uma das matérias que deve provocar polêmica entre os deputados é a MP 511/10, que autoriza a União a oferecer garantia para um empréstimo de até R$ 20 bilhões do BNDES ao consórcio que construirá o Trem de Alta Velocidade. Em sessão extraordinária, poderão ser votados o uso de recursos do Fust para financiar a internet de banda larga, a regulamentação das lan houses e o fim da prisão especial.
Plenário Ulysses Guimarães
16 horas
Grupo de Trabalho sobre o Código Florestal
Discussão de notas técnicas sobre o substitutivo ao PL 1876/99, aprovado pela Comissão Especial do Código Florestal.
Plenário 15
17h30
Frente Parlamentar de Combate à Corrupção
Lançamento; discussão e aprovação do estatuto e do manifesto; e eleição da coordenação da frente.
Foram convidados, entre outros, o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante; o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, César Mattar Júnior; e o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Nelson Calandra.
Plenário 14
17h30
Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Indústria Têxtil
Lançamento da frente.
Salão Nobre

QUARTA-FEIRA (6)
8 horas
Frente Parlamentar Mista da Cultura
Lançamento da frente.
Foram convidados, entre outros, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda; o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antonio Grassi; o secretário Nacional da Identidade e da Diversidade Cultural no Ministério da Cultura, Sérgio Mamberti; o vereador Netinho de Paula; e os cantores Rita Ribeiro, Saulo Laranjeira e Nelson Sargento.
Salão Nobre
8h30
Frente Parlamentar da Saúde e Frente Parlamentar das Hepatites
Fórum: Artrites – um debate necessário
Foram convidados, entre outros, o procurador da República Peterson Pereira; a representante da Sociedade Brasileira de Reumatologia Ana de Paula; e o representante da Sociedade de Reumatologia de Brasília Luis Piva Júnior.
Auditório Freitas Nobre
9 horas
Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro
Instalação da frente.
Foram convidados, entre outros, os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo; da Saúde, Alexandre Padilha; dos Transportes, Alfredo Nascimento; e das Cidades, Mário Negromonte; a presidente da Associação Nacional dos Detrans, Monica Melo; e a diretora-geral do Departamento de Policia Rodoviária Federal, Maria Alice Souza.
Auditório Nereu Ramos
9 horas
Comissão de Defesa do Consumidor
Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 8
9h30
Comissão da Seguridade Social e Família
Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 7
9h30
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio
Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 5
10 horas
Comissão de Defesa do Consumidor
Audiência pública sobre a gestão do setor elétrico e a atuação da Aneel.
Foram convidados, entre outros, o presidente da Eletrobrás, José Carvalho Neto; o diretor-presidente da Companhia Hidroelétrica do São Francisco, Dilton Oliveira; e o diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner Moreira.
Plenário 8
10 horas
Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática
Audiência pública com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para debater as iniciativas do ministério para a implementação da banda larga no Brasil e a modernização dos processos administrativos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
Plenário 13
10 horas
Comissão de Minas e Energia
Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 14
10 horas
Comissão de Educação e Cultura
Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 10
10 horas
Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público
Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 12
10 horas
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
Votação de projetos de lei do TST que criam varas do trabalho em diferentes jurisdições.
Plenário 1
10 horas
Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 2
10 horas
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 6
10 horas
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional
Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 15
10 horas
Comissão de Desenvolvimento Urbano
Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 16
10 horas
Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional
Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 3
10h30
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio
Audiência pública sobre o novo registro eletrônico de ponto.
Foram convidados, entre outros, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi; a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, senadora Katia Abreu (DEM-TO); o diretor de Relações de Trabalho da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, Magnus Apostólico; e o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson de Andrade.
Plenário 5
13h30
Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento Econômico e de Valorização do Trabalho
Lançamento; discussão e aprovação do estatuto e do manifesto; e eleição da coordenação da frente.
Foram convidados, entre outros, o presidente da Câmara, Marco Maia; e o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.
Plenário 12
14 horas
Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado
Votação de projetos e requerimentos.
Plenário 6
14 horas
Comissão de Finanças e Tributação
Eleição do 2º e 3º vice-presidentes; e votação de projetos e requerimentos.
Plenário 4
14 horas
Comissão de Direitos Humanos e Minorias
Eleição do 2º e 3º vice-presidentes.
Plenário 9
14h30
Comissão de Direitos Humanos e Minorias
Audiência pública com a ministra Maria do Rosário sobre as propostas e ações da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para o ano de 2011.
Plenário 9
15 horas
Comissão de Turismo e Desporto
Audiência pública com o ministro do Turismo, Pedro Novais, sobre os planos e programas do Ministério do Turismo para o ano de 2011.
Plenário 5
16 horas
Votações em Plenário
Proposições remanescentes da sessão anterior. Em sessão extraordinária, poderá ser votado o PDC 2600/10, que permite que o Brasil pague três vezes mais pela energia comprada do Paraguai e vinda da Itaipu Binacional, e o PDC 1669/09, que contém o Tratado Constitutivo da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).
Plenário Ulysses Guimarães

QUINTA-FEIRA (7)
9 horas
Votações em Plenário
Proposições remanescentes do dia anterior.
Plenário Ulysses Guimarães
16 horas
Plenário
Sessão de debates.
Plenário Ulysses Guimarães

SEXTA-FEIRA (8)
15 horas
Sessão Solene
Homenagem aos 90 anos de nascimento de Paulo Freire.
Plenário Ulysses Guimarães
Agência Câmara

Deputado propõe 13º para beneficiários do Programa Bolsa Família

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7892/10, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que concede aos beneficiários do Programa Bolsa Família uma parcela adicional do benefício no mês de dezembro, correspondente ao 13º salário. Pela proposta, essa parcela terá valor correspondente ao maior valor recebido pelo beneficiário ao longo do ano. As informações são da Agência Câmara.
O autor afirma que o Bolsa Família tem funcionado como fator de inclusão social e geração de renda para a população mais carente e que a ausência do pagamento de um valor adicional em dezembro cria uma discriminação em relação aos trabalhadores. "A aprovação dessa lei permitirá a criação de uma sociedade mais justa, sem onerar, significativamente, o Tesouro Nacional", afirma.
O projeto estabelece também que o benefício passará a ser reajustado em fevereiro de cada ano, com aumentos indexados ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado durante o exercício anterior. Atualmente, não há obrigação governamental de reajustar os valores do Bolsa Família.
A matéria, que tramita em caráter conclusivo, será examinada pelas comissões de Seguridade Social e Família, de Finanças e Tributação, de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Terra

Trombose afeta homens e mulheres de todas as idades

A trombose é uma condição associada a longas viagens de avião, mas é importante que as pessoas saibam isso não é necessariamente verdade e que todos correm risco de desenvolvê-la, inclusive as crianças.
O radiologista Dr. Suresh Vendanthan, da Escola de Medicina da Universidade de Washington (EUA), explica que somente nos Estados Unidos 600.000 pessoas são hospitalizadas com trombose a casa ano, e que a embolia pulmonar é responsável por 100.000 mortes anuais.

A trombose é a formação de um coágulo dentro de um vaso sanguíneo. O embolismo é uma complicação da doença, que ocorre quando há a obstrução de uma veia. O coágulo se desloca do vaso onde estava e se aloja no pulmão, onde bloqueia o suprimento de oxigênio e causa insuficiência cardíaca.

“A trombose venosa profunda – chamada às vezes de síndrome da classe econômica – não é apenas uma complicação que acontece uma única vez ao fazer um vôo longo. Ela afeta homens, mulheres e idosos – até mesmo as crianças – as pessoas viajando ou não”, afirma o Dr. Vendanthan.

Outros fatores que aumentam o risco de trombose são imobilidade prolongada, cirurgias ou ferimentos graves, o uso de hormônios ou pílulas anticoncepcionais e a gestação. Doenças como o câncer e a obesidade também aumentam as probabilidades da doença se manifestar.


Fonte: UPI

Tiririca monta um “circo” parlamentar no Congresso

Deputado mais votado do Brasil, com 1,5 milhão de votos, o palhaço Tiririca (PR-SP) usa dinheiro da Câmara para empregar humoristas do programa "A Praça é Nossa", do SBT. Em 23 de fevereiro, foram nomeados como secretários parlamentares os humoristas José Américo Niccolini e Ivan de Oliveira, que criaram os slogans da campanha eleitoral do deputado. Ambos recebem o maior salário do gabinete, de até R$ 8 mil, somadas as gratificações. Os humoristas nomeados por Tiririca moram
em São Paulo
e não cumprem expediente diário como servidores da Câmara - até porque Tiririca não tem escritório político na capital paulista. Niccolini é presença semanal na TV com o personagem Dapena, uma sátira do apresentador da TV Bandeirantes José Luiz Datena. Procurado pela reportagem, Niccolini justificou a sua contratação na Câmara com a seguinte frase: "A gente é bom para dar ideias". "Ele (Tiririca) escolheu a gente porque ajudamos na campanha, só por isso. Porque acredita que podemos dar boas ideias."
Tiririca informou, por intermédio da assessoria de imprensa, que contratou os dois humoristas para ajudá-lo no mandato parlamentar. "O deputado Tiririca nomeou os assessores levando em conta o critério de conhecê-los pessoalmente e também o fato de serem dois comunicadores que vão colaborar e desenvolver trabalhos dentro da temática que o deputado atua."
Hoje completam dois meses desde que Tiririca tomou posse. Campeão de votos em 2010, é o segundo mais votado da história - perde para Enéas Carneiro, que disputou pelo Prona. Por enquanto, Tiririca não apresentou nenhum projeto de lei nem fez discurso na tribuna do plenário. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Cresce o uso de anabolizantes e de suplementos alimentares por mulheres

Vencedora da 11ª edição do Big Brother, Maria Melilo não tem corpo masculinizado, mas sua voz engrossou
Foto:  Extra  /  Extra

Há limites na busca por um corpo sarado? Como em todas as edições do Big Brother Brasil, a 11ª veio lotada de musas. Mulheres de corpos esculpidos, marinados à beira da piscina em biquínis minúsculos. Uma delas, porém, abalou o pensamento de que as moças trazem as medidas perfeitas de berço ou apenas da academia.
A vencedora Maria Melilo, em conversa com as outras sisters, admitiu que faz uso de esteroides anabolizantes, substâncias à base de testosterona, ilegais para fins estéticos. Sua voz grave já despertava suspeitas. Além de confirmá-las, ela expôs os efeitos colaterais do uso.
"É muita testosterona, não menstruo mais faz tempo", contou no programa. Maria confessou ainda que seu clitóris aumentou de tamanho, outra consequência do uso. Não há dados sobre a quantidade de mulheres que tomam anabolizantes, mas basta uma olhada mais atenta nas academias, praias e revistas — vide o carnaval de 2011 — para ver que o padrão estético feminino, que já foi baseado em curvas, hoje é sustentado por músculos. E, para consegui-los, elas recorrem a qualquer artifício. Em última instância, aos anabolizantes.
Musculosa e feminina
A maioria, no entanto, prefere conservar as características femininas. Em vez de um corpo bombado, querem definição muscular. É nessa onda que os suplementos alimentares ganham mais status. Seja qual for o objetivo da mulher, hipertrofia muscular, definição ou emagrecimento, eles podem auxiliar na dieta e trazer resultados satisfatórios.
— O que mais escuto no consultório é: quero ficar igual à Deborah Secco. Ela conseguiu um percentual de gordura baixíssimo, mas dentro de um padrão saudável, e mantendo as características femininas —, conta o nutricionista Vinícius Alencar, especialista em suplementação alimentar.
Apesar de terem a venda liberada, o consumo indiscriminado de suplementos pode trazer consequências graves ao corpo feminino. Mais do que isso, vários deles conseguem acelerar o processo de ganho de massa magra, o que leva muitas delas a perderem o controle diante dos resultados e malharem até ficar com características masculinas. A reportagem conversou com especialistas para entender melhor quais são as vantagens e as desvantagens desses produtos.
Para não confundir
:: Anabolizantes ou esteroides androgênicos anabólicos
São hormônios sintéticos feitos a partir da testosterona, que garantem traços característicos de crescimento muscular e androgênicos, ou seja, de caracteres sexuais masculinos. São indicados em casos de tratamento para reposição hormonal em homens, anemia, alguns tipos de câncer e atrofias musculares derivadas de algumas doenças ou acidentes. Sem prescrição médica, o uso é ilegal.
:: Suplementos alimentares
As vitaminas e os aminoácidos encontrados nos alimentos nem sempre são suficientes para suprir as necessidades diárias do corpo humano, especialmente naqueles que praticam atividades físicas. Os suplementos alimentares foram criados para garantir que esses itens pudessem ser repostos sem a necessidade da ingestão de comida. São concentrados de vitaminas, aminoácidos e até mesmo queimadores de gordura sintetizados a partir dos alimentos, na forma de pílulas e vendidos em farmácias e lojas especializadas.
>>> Uso de suplementos alimentares e vitamínicos exige cuidados

Perigos reais
A vencedora da 11ª edição do Big Brother Maria Melilo não tem o corpo masculinizado. Apesar disso, sua voz é grave e ela já confessou outras consequências que os anabolizantes trouxeram ao seu corpo, como a hipertrofia do clitóris. Essas consequências são irreversíveis.
De acordo com o endocrinologista João Lindolfo Borges, os problemas externos são ainda pequenos se comparados aos riscos trazidos a certos órgãos.
— Não existe nenhuma indicação de esteroides anabolizantes para o corpo feminino. Nelas, só foram analisados prejuízos, que vão desde mudança no timbre da voz até falências hepáticas que podem originar um câncer.
Nos homens mais velhos, em alguns casos, eles são usados como repositores hormonais. O médico explica que a aplicação, em mulheres, causa um aumento da agressividade, bem como alterações no ciclo menstrual, que podem levar à infertilidade.
O mais curioso, para o médico, é que o uso dessas substâncias é mais comum entre aquelas com maior poder aquisitivo, que teoricamente teriam mais acesso às informações sobre os riscos.
— Elas sabem sim do perigo que estão correndo, mas a ditadura da beleza faz com que percam o medo — , arrisca um palpite.
Apelo ao corpo perfeito
O educador físico Breno Martins diz que é perceptível nas academias o aumento do consumo de anabolizantes por mulheres. De acordo com ele, a despeito dos esclarecimentos, o apelo do corpo perfeito é superior à preocupação.
— Há um aumento do consumo, principalmente entre as mulheres mais velhas, que têm o metabolismo mais lento. Elas se sentem obrigadas a estarem bonitas, como se isso fosse necessário para serem aceitas no meio social — , acredita.
Não há níveis seguros para o consumo de esteroides anabolizantes. Segundo João Lindolfo Borges, é como uma roleta russa.
— É como perguntar quanto, por exemplo, de cocaína um usuário pode cheirar? Cada um tem seus limites — afirma. Nas academias, quase sempre é aparente quando uma mulher resolve se valer deles para conseguir resultados mais rápidos.
De acordo com o educador físico Marco Paulo de Paoli, ainda há aquelas que usam pouco, mas que a mudança na voz é rápida.
— Ser muito forte não é uma característica da mulher. O que foge muito do padrão pode se tornar perigoso. Saúde não é estética e estética não é saúde. A maioria das mulheres ainda quer ser sarada. E muitas que se tornaram bombadas, se arrependeram depois.

CORREIO BRAZILIENSE

Mulheres são menos ’seletivas’ do que homens na hora de casar

Polêmica à vista? Uma dupla de pesquisadores da Universidade Carlos III de Madrid (Espanha) diz que o relógio biológico feminino faz com que as mulheres, em certo momento, se tornem menos seletivas na hora de escolher (ou de aceitar, no caso de os pretendentes estarem escassos) um marido.
“Homens e mulheres vivem por muitos anos e diferem em fecundidade, em renda e em probabilidades de sobrevivência”, diz o estudo (que dá para conferir, na íntegra, aqui). “É comum pensarmos que o casamento é um jogo de espera no qual as mulheres são mais seletivas do que os homens”, os caras apontam, “mas nós mostramos que o relógio biológico mais curto torna as mulheres uniformemente menos seletivas do que os parceiros da mesma idade”.
Portanto, de acordo com eles, o casamento não seria um “jogo de espera”, e sim uma corrida, na qual a mulher acaba ficando disposta a se casar com pretendentes menos interessantes (mais velhos, por exemplo) porque adiar o casamento se torna arriscado e dispendioso – tanto no quesito biológico (já que a fertilidade cessa) quanto socialmente.

Pessoas comem mais quando o garçom é gordinho

Quem está desesperado para emagrecer, fique atento pois a resposta é simples. Esqueça as dietas e o exercícios físicos: apenas evite restaurantes onde a equipe que trabalha está acima do peso.
Um estudo descobriu que pessoas que estão querendo perder peso são mais propensas a comer em excesso se o garçom for gordinho. Porém, se os garçons forem magros, quem está fazendo regime segue a risca sua restrição alimentar – indicando que o tipo de corpo das pessoas ao nosso redor pode ser suficiente para alterar as nossas escolhas de consumo.
As conclusões são de pesquisadores das universidades americanas British Columbia, Arizona e da Business School da Universidade de Duke, que avaliaram como as escolhas alimentar dos clientes são influenciadas pelo peso de quem serve a comida.
A equipe usou estudantes voluntários e uma garçonete, que vestiu um maiô que engordava. Eles descobriram que os estudantes que queriam emagrecer pediam mais comida quando a garçonete estava usando o maiô do que quando ela estava vestida normalmente.